Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/doi/10.4322/2675-4177.2020.022
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Da capacidade de ridicularizar fracassos escolares

José Carlos de Freitas

Downloads: 0
Views: 474

Resumo

Este artigo reflete sobre o uso lamentável dos erros de redação de alunos em provas de vestibulares das universidades brasileiras para o incremento de programas de humor, de riso e de sarcasmo, transformando alunos em objetos de humilhação. Tenta desconstruir este intento, mostrando, como o erro poderia trazer aos educadores uma outra postura mais proveitosa e respeitosa.

Palavras-chave

Provas de vestibular. Erros de redação textual. Preconceitos educacionais. Redação escolar. Defasagem escolar

Referências

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

 QUINTANA, Mario. Caderno H. Porto Alegre: Globo, 2003.

 ______. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

 FREITAS, José Carlos de. Pequeno Tratado de Ateologia – Poemas. São Paulo: Biblioteca 24 Horas, 2018.

 FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. In: Obras Escolhidas. (org). Peter Gay. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

 


Submetido em:
06/07/2020

Aceito em:
28/07/2020

5f4bf8280e88254c5d80f867 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections