Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

Bullying: da agressividade ao ato agressivo

Cláudia Moscarelli Corral

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Resumo

Este ensaio aborda o tema bullying relacionando-o à modalidade de aprendizagem e ensino, descrita por Fernández (1991) como um molde relacional que é construído desde as primeiras relações do bebê com a mãe e que pautará a maneira com que o sujeito será capaz de simbolizar as experiências vividas e a construção do conhecimento. Aborda o conceito de pulsão em Freud (1915), e considera a pulsão epistemofílica, a pulsão de agressividade e de sexualidade integradas na formação da psique infantil. Para tanto, discute a capacidade simbólica que surge na criança em fase de latência, ao mesmo tempo em que, problematiza as relações interpessoais produzidas na escola. Trás, a importância de incluir na discussão a participação do professor, como sendo o terceiro excluído, entre pais e criança, da formação da identidade infantil, colocando ênfase na formação de professores e nas oportunidades que lhes foi dado para trabalhar sua modalidade de ensino e aprendizagem, tornando-a saudável e criativa, na prevenção de condutas agressivas e hostis.

Palavras-chave

bullying; modalidade de aprendizagem; simbolização; professor.

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Submetido em:
31/07/2020

Aceito em:
22/08/2020

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