Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/doi/10.4322/2675-4177.2020.017
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Arte-educação e Saúde mental: a inserção do arte-educador

Jessica Toneloto Mendes 1, Regiane Cristina Neto Okochi 2.

Downloads: 10
Views: 891

Resumo

Este artigo apresenta duas áreas de conhecimento, que a partir das necessidades humanas se encontraram e envolveram, com o intuito de estabelecer o equilíbrio entre os estados físicos, mentais, emocionais e sociais. Na fluência do encontro entre a saúde mental e a arte-educação fez surgir o objetivo desta pesquisa, que é descrever na literatura contemporânea quais os teóricos que apontam o arte-educador como profissional capaz de estimular a socialização dos pacientes no campo da Saúde Mental por meio da arte. Esclareceu-se que a arte, antes de ser considerada terapêutica, é uma atividade humana e cultural. O campo da Saúde Mental se mostrou como um espaço privilegiado e admissível para que os arte-educadores possam aplicar suas metodologias. A pesquisa contribuiu para legitimar novas práticas e cuidados ofertados pelos serviços substitutivos, CAPS, especialmente, no tocante à arte.

Palavras-chave

Arte-educação. Saúde mental. Arte-educador  

Referências

ANDRADE, Lucélia de Almeida; VELOSO, Thelma Maria Grisi. Arte e saúde mental: uma experiência com a metodologia participativa da Educação Popular, Pesquisas e Práticas Psicossociais, v.10 n1, São João Del-Rei, janeiro/junho 2015, p.79-87.

ANDRADE, Lucélia Almeida, LIMA, Iara Cristine Rodrigues Leal, VELÔSO, Thelma Maria Grisi A utilização de recursos audiovisuais em oficinas com usuários de um centro de atenção psicossocial (CAPS)-Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 1984-2147, Florianópolis, v.8, n.18, 2016, p.132-145.

AVERSA, Paula Carpinetti. Vibrações possíveis: Arte/Educação e Saúde Mental na Contemporaneidade. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 12, n. 23, p. 148-159, Junho 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202014000100148&lng=en&nrm=iso> Acesso em:  15  Abril de  2019.

AZEVEDO, Dulcian Medeiros de; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Oficinas terapêuticas como instrumento de reabilitação psicossocial: percepção de familiares, Revista de Enfermagem Escola Anna Nery, v.15, n. 2, p339-345, abr/jun, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452011000200017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 março 2019

BANDEIRA, Noemi. e SOUZA, Gabriela Neves Paula de. Construindo histórias, narrando vidas, Revista de Psicologia da UNESP n.14, vol.1, 2015, 1-12p.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil: realidade hoje e futuras expectativas, São Paulo: Perspectiva, 2002. p.172-180. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10> acesso 22 abril 2019

BRASIL. Ministério da Saúde. 2002. Portaria n.º 336/GM de 19 de fevereiro de 2002. Disponível em<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Portaria%20GM%20336-2002.pdf.> Acesso em: 18 abril 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 10.216, Lei da Reforma Psiquiátrica de 06 de abril de 2001. Diário Oficial da União.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei número 9.394 de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, MEC/SEF, 1997. 126p.

COLAÇO, Fernanda.  COUTINHO, Denise., Memórias em jogo: reflexões sobre um processo de criação teatral em CAPS, Revista Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 8 n. 1, jan/jun 2017, p. 39 a 51.

Classificação Brasileira de Ocupações: CBO - 2010 - 3a ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010. v. 1 828 p. Disponível em:< http://www.cofen.gov.br/wp-/uploads/2015/12/CLASSIFICAO-BRASILEIRA-DE-OCUPES-MEC.pdf> Acesso em: 22 abril 2019.

DUARTE Jr, João Francisco. Por que arte-educação. Campinas; São Paulo, Papirus, 2000, 85p.

FEITOSA, Gleiciane de Sousa, e SILVA, Nataélia Alves. Ações pedagógicas no CAPS de Amargosa-BA: breve análise, Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016. Disponível em:< https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2335> Acesso em:  25 abril 2019.

COSTA GALVANESE, Ana Tereza; PEREIRA, Lygia Maria de França; PIRES Lucas D’OLIVEIRA, Ana Flávia; NASCIMENTO, Ana Paula; FREIRE de Araújo Lima, Elizabeth Maria; NASCIMENTO, Andréia de Fátima. Arte, saúde mental e atenção pública: traços de uma cultura de cuidado na história da cidade de São Paulo História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol. 23, núm. 2, abril-junho, 2016, pp. 431-452. Disponível em:< http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386146270012 > Acesso em: 23 abril 2019.

GONÇALVES, Alda Martins; SENA, Roseni Rosangela de. A reforma psiquiátrica no Brasil: contextualização e reflexos sobre o cuidado com o doente mental na família. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 9, n. 2, p. 48-55,  Apr.  2001.   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010411692001000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18  Abril  2019

GOLÇALVES, Régis Waechter. Arte e loucura: um possível encontro, Anais do 26ª Seminário Nacional de Arte e Educação, Fundarte, n. 26,  2018. Disponível em: < http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/602/0> Acesso em: 22 abril 2019.

JOCA, Emanuela Cajado; LINHARES, Ângela Maria Bessa. O teatro do oprimido na saúde mental: “isso é mais lombreiro que o uso da droga!?”, Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 1984-2147, Florianópolis, v.8, n.18, 2016, p.157-169.

KANZLER, Amanda Grazielli; GOMES, Allan Henrique. “Dê-Lírios em cena”: as experimentações de uma psicóloga em formação com o teatro na saúde mental, RIES, Caçador, v.3, n.2, 2014, p. 33-48.

KUENZER, Acacia Zeneida. Desafios teórico metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: Frigotto, Gaudêncio. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p.55-75.

LACCHINI, Annie Jeanninne Bisso; RIBEIRO, Danilo Bertasso; SOCCOL, Keity Laís Siepmann; TERRA, Marlene Gomes; SILVA, Rodrigo Marques da. A enfermagem e a saúde após a Reforma Psiquiátrica Revista Contexto & Saúde, Ijuí, vol. 10, n. 20, p.565-568, Jan./Jun. 2011.

LEAL, Bruna Molina; ANTONI, Clarissa de. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): estruturação, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Aletheia, Canoas, n.40, p.87-101, abr. 2013.   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942013000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 18  abril  2019.

MENDES, Magda Ferreira; LOPES, Vanina Barbosa; LOBO, Ana Paula Antero. Saúde mental e arte: relato de uma oficina de experiências estéticas em um centro de atenção psicossocial, Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 1984-2147, Florianópolis, v.8, n.20, 2016, p.69-79.

MORO, Larissa Moraes; GUAZINA, Félix Miguel Nascimento. Arte e experiência: relações da arte no contexto da saúde mental, Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 1984-2147, Florianópolis, v.8, n.18, p.25-42, 2016.

REBOLI, Karla Garcia; KRÜGER, Tania Regina. Participação e saúde mental: Conferências Nacionais de Saúde Mental. Congresso Catarinense de Assistentes Sociais, Santa Catarina, 2013. Disponível em <http://cress-sc.org.br/wp-content/uploads/2014/03/Participa%C3%A7%C3%A3o-e-Sa%C3%BAde-Mental-as-Confer%C3%AAncias-nacionais-de-sa%C3%BAde-mental.pdf >. Acesso: 22 de março 2019.

REIS, Bruna Martins; FERRACINI, Renato. Dança e Saúde Mental: uma ação de potência, Revista de Pesquisa em Arte, ARJ Brasil, vol. 3, n. 1, 2016, p. 129-141.

REIS, Bruna Martins; LIBERMAN, Flávia; CARVALHO, Sérgio Resende. Das inquietações ao movimento: um CAPS, a clínica e uma dança, Interface Comunicação Saúde Educação, vol. 64, n.22, 2018, p.275-84.

SANTOS, Erica Sales; JOCA, Emanuela Cajado; SOUZA, Ângela Maria Alves e. Teatro do oprimido em saúde mental: participação social com arte, Interface Comunicação Saúde Educação, Botucatu, vol. 20, n.58, 2016, p.637-647.

SILVA, Francisco José Chaves da. Do CAPS AD, olhando à vida possível: visualidades e narrativas de sujeitos em uso abusivo de Drogas, Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Faculdade de Educação, Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2014, 221 f.

SUSSUARANA, Adriele Cardoso; RIBEIRO, Ana Barbosa; SANTOS, Aleson Herlan Moraes dos. Do ninho do gozo ao ninho do cuidado: corpo, teatro e saúde mental, Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 1984-2147, Florianópolis, v.10, n.25, 2018, p.84-95.

TOMMASI, Sonia Maria Bufarah. Arte-terapia e Loucura: Uma Viagem Simbólica Com Pacientes Psiquiátricos, 2005, 316p.

TORRE, Eduardo Henrique Guimarães. Saúde Mental, Loucura e Diversidade Cultural: inovação e ruptura nas experiências de arte-cultura da Reforma Psiquiátrica e do campo da Saúde Mental no Brasil, Tese (Doutorado) – Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2018, 352f.

URRUTIGARAY, Maria Cristina. Arteterapia: a transformação pessoal pelas imagens, Rio de Janeiro: Wak, 2003, 152p.


Submetido em:
16/07/2020

Aceito em:
12/08/2020

5f4bef030e8825714580f867 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections