Tecnologia: ferramenta de estratégia para o ensino na educação superior
Alexandro Ferreira Garcia 1, Jéssica Grisiane Aprijo Cordeiro Rito 2
Resumo
O presente artigo trata a respeito da importância da tecnologia como ferramenta de estratégia para o ensino na educação superior, sendo uma ferramenta de benefícios para os docentes e discentes, na facilitação do processo de ensino e aprendizagem com o uso adequado, cita-se a importância da mediação pedagógica no ambiente colaborativo de aprendizagem. Apresenta a tecnologia enquanto ferramenta para atender as necessidades, individuais e coletivas, sua contribuição ao encontro do professor como mecanismo auxiliar, para a possibilidade de envolvimento de conteúdo interdisciplinar, excluindo a polêmica sobre o uso da mesma na educação, cita-se algumas TIC / tecnologias da educação que podem ser usadas como estratégias para os docentes referente ao uso adequado. Acredita-se que o uso adequado da TIC em sala de aula, constituirá um leque de novas perspectivas para o desenvolvimento do currículo escolar, para a prática pedagógica reflexiva, e auxilia na formação do profissional, de maneira crítica, na construção do currículo tendo como suporte pedagógico, facilitador do ensino aprendizagem a utilização dessas ferramentas. O benefício do uso das tecnologias iniciou no ano de 1994 onde houve a expansão da internet nas Instituições de Ensino Superior (IES) as universidades brasileiras começaram a ofertar cursos superiores à distância e a utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) com maior frequência e tal oferta beneficia o docente e discente e o presente artigo relata sobre os benefícios até os dias atuais, com respaldo de autores que reforçam o uso da TIC como ferramenta em sala de aula.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
06/07/2020
Aceito em:
28/07/2020