INCLUSÃO ESCOLAR: histórico e análise das garantias legais da pessoa com deficiência
SCHOOL INCLUSION: history and analysis of legal guarantees for people with disabilities
1. Vanessa Alves Pereira
Resumo
Este estudo aborda sobre as garantias legais da pessoa com deficiência no contexto escolar. Tem como objetivo investigar os aparatos positivados e vigentes no Brasil sobre essa temática, bem como a análise da construção desse processo histórico-cultural no país. Para isso, esse artigo será tido de forma qualitativa voltada para uma revisão bibliográfica do processo de constituição da inclusão na perspectiva da escola inclusiva, acerca de seu conceito, definições sobre a pessoa com deficiência, direitos, leis e convenções internacionais que influenciaram a legislação brasileira sobre educação especial, de modo a contribuir com a superação de obstáculos e desafios desse processo, por meio da conscientização dos deveres do Estado para com a população, podendo assim verificar-se quais fatores criam barreiras nesse processo. Dentre as análises citadas, destacam-se um breve histórico sobre a origem e estruturação do processo de inclusão, uma trajetória das previsões constitucionais ao longo dos anos sobre a educação especial no Brasil. Para tanto, foram investigadas importantes prescrições oficiais, como: a Conferência Mundial de Educação para Todos e referentes às Estruturas de Ação em Educação Especial, adotadas pela Conferência Mundial em Educação Especial, as quais geraram a Declaração de Salamanca, em conjunto com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o respectivo Protocolo Facultativo. Foi realizado um estudo sobre as garantias legais dos direitos da pessoa com deficiência no processo educacional, em consonância com os princípios da igualdade e dignidade da pessoa humana, como preconiza a Constituição Federal de 1988. Destaca-se as inovações comtempladas pela Lei Brasileira de Inclusão de 2015, tais como a criminalização de condutas que sejam discriminatórias.
Palavras-chave
Abstract
This study deals with the legal guarantees of people with disabilities in the school context. It aims to investigate the positive and current apparatuses in Brazil on this theme, as well as the analysis of the construction of this historical-cultural process in the country. For this, this article will be qualitatively focused on a bibliographical review of the process of constituting inclusion from the perspective of the inclusive school, about its concept, definitions about people with disabilities, rights, laws and international conventions that influenced Brazilian legislation. on special education, in order to contribute to overcoming obstacles and challenges in this process, by raising awareness of the State's duties towards the population, thus being able to verify which factors create barriers in this process. Among the aforementioned analyses, a brief history of the origin and structure of the inclusion process, a trajectory of constitutional provisions over the years on special education in Brazil, stands out. To this end, important official prescriptions were investigated, such as: the World Conference on Education for All and referring to the Frameworks for Action on Special Education, adopted by the World Conference on Special Education, which generated the Salamanca Declaration, together with the Convention on the Rights of Persons with Disabilities and the respective Optional Protocol. A study was carried out on the legal guarantees of the rights of people with disabilities in the educational process, in line with the principles of equality and dignity of the human person, as recommended by the Federal Constitution of 1988. 2015, such as the criminalization of conduct that is discriminatory.
Keywords
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Submetido em:
30/03/2020
Aceito em:
12/05/2020