OUVINDO AS VOZES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE QUEREMOS DE/COM FORMAÇÃO DOCENTE
LISTENING TO THE VOICES OF BASIC EDUCATION TEACHERS: WHAT WE WANT FROM/WITH TEACHER TRAINING
1. Kauane Oliveira de Jesus; 2. Ivonete Barreto de Amorim; 3. César Costa Vitorino.
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade analisar as demandas formativas dos/das docentes/pedagogos/as que atuam na Educação Básica. Os teóricos que balizaram este estudo foram: Nóvoa (2009), Carbonneau (2006), Gatti (2012), Larrosa (2002) Gatti (2011) e Santos (2018). A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, tendo como estratégia de coleta das informações entrevistas semiestruturadas com 3 (três) pedagogas graduadas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XI, atuantes na Educação Básica. Para melhor compreensão foram abordados enfoques sobre a formação docente, o papel do educador e os olhares das professoras colaboradoras da pesquisa. Através desta pesquisa foi possível elaborar um olhar mais intenso e crítico sobre a profissionalização dos educadores na atualidade e a necessidade de demandas formativas de pedagogas atuantes na educação básica.
Palavras-chave
Abstract
The purpose of this work is to analyze the training demands of teachers/pedagogues who work in Basic Education. The theorists who guided this study were: Nóvoa (2009), Carbonneau (2006), Gatti (2012), Larrosa (2002) Gatti (2011) and Santos (2018). The methodology consisted of a qualitative research, with the strategy of collecting information semi-structured interviews with 3 (three) pedagogues graduated from the State University of Bahia (UNEB), campus XI, working in Basic Education. For a better understanding, approaches were addressed on teacher training, the role of the educator and the views of the research collaborating teachers. Through this research, it was possible to develop a more intense and critical look at the professionalization of educators today and the need for training demands of pedagogues working in basic education.
Keywords
Referências
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Submetido em:
05/03/2020
Aceito em:
18/05/2020