Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/doi/10.4322/2675-4177.2020.003
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo

OUVINDO AS VOZES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE QUEREMOS DE/COM FORMAÇÃO DOCENTE

LISTENING TO THE VOICES OF BASIC EDUCATION TEACHERS: WHAT WE WANT FROM/WITH TEACHER TRAINING

1. Kauane Oliveira de Jesus; 2. Ivonete Barreto de Amorim; 3. César Costa Vitorino.

Downloads: 2
Views: 717

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade analisar as demandas formativas dos/das docentes/pedagogos/as que atuam na Educação Básica. Os teóricos que balizaram este estudo foram: Nóvoa (2009), Carbonneau (2006), Gatti (2012), Larrosa (2002) Gatti (2011) e Santos (2018). A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, tendo como estratégia de coleta das informações entrevistas semiestruturadas com 3 (três) pedagogas graduadas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XI, atuantes na Educação Básica. Para melhor compreensão foram abordados enfoques sobre a formação docente, o papel do educador e os olhares das professoras colaboradoras da pesquisa. Através desta pesquisa foi possível elaborar um olhar mais intenso e crítico sobre a profissionalização dos educadores na atualidade e a necessidade de demandas formativas de pedagogas atuantes na educação básica.

Palavras-chave

Formação docente. Saberes docente. Demandas formativas. Pesquisa qualitativa. Território do sisal.

Abstract

The purpose of this work is to analyze the training demands of teachers/pedagogues who work in Basic Education. The theorists who guided this study were: Nóvoa (2009), Carbonneau (2006), Gatti (2012), Larrosa (2002) Gatti (2011) and Santos (2018). The methodology consisted of a qualitative research, with the strategy of collecting information semi-structured interviews with 3 (three) pedagogues graduated from the State University of Bahia (UNEB), campus XI, working in Basic Education. For a better understanding, approaches were addressed on teacher training, the role of the educator and the views of the research collaborating teachers. Through this research, it was possible to develop a more intense and critical look at the professionalization of educators today and the need for training demands of pedagogues working in basic education.

Keywords

Teacher training. Teaching knowledge. Training demands. Qualitative research. Sisal territory.

Referências

CARBONNEAU, Michel.  Modelos de formação e profissionalização do ensino: análise crítica de tendências norte-americanas. In: Revista da FAEEBA: Educação e contemporaneidade. Salvador, v.15, n.26, jul. /dez, 2006. p. 115-131.

 FREIRE, Paulo. Não há docência sem discência. In:______Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. P.21 – 45.

 GATTI, Bernadete A. Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011. Brasília: Estudos RBEP, v.93, maio/ago, 2012. p. 423-442.

 GATTI, Bernardete Angelina. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Espanha, jan/fev/mar/abr, 2002, p.20-28.

 NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In:_____Professores Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

 SANTOS, Ana Kátia Alves dos. Pesquisa de natureza qualitativa e o estudo de caso: concepção e tipo. In: SANTOS, Ana Kátia Alves dos et al(org.).Práticas de pesquisa qualitativa: o estudo de caso na formação docente do Mestrado Profissional em Educação da FACED/UFBA.Curitiba:CRV,2018.p.19-30.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários.  In:_____ Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

 TARDIF, Maurice. Elementos para uma teoria da prática educativa. In:_____ Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. Ed. Petrópolis, RG: Vozes, 2014.

 


Submetido em:
05/03/2020

Aceito em:
18/05/2020

5ed282680e8825951fe6aafb dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections