Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6692811aa953956d89718e07
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

O PAPEL E PROPÓSITO DA PEDAGOGIA E DOS PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

The Role and Purpose of Pedagogy and Pedagogues in Contemporary Education.

Kelly Cardoso de Araújo Alves 1; Daniella Couto Lôbo 2

Downloads: 0
Views: 207

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre a importância da pedagogia e dos pedagogos na sociedade atual. Neste contexto emergem questões como qual a relevância da pedagogia na formação de educadores? Qual o impacto da pedagogia na prática educacional? e qual o papel dos pedagogos na promoção de uma educação de qualidade? Tais questionamentos são norteadores para os objetivos específicos e juntos contribuem para alcançar o objetivo geral deste estudo. Para desenvolver tal estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica que teve como referência chave o livro “Pedagogia e Pedagogos, para quê?” escrito por José Carlos Libâneo, publicado em 2022 pela editora Cortez. Os resultados mostram que a importância crucial da pedagogia na formação de educadores reside no fato de que ela oferece uma compreensão aprofundada das práticas educativas em variados contextos. A pedagogia exerce uma influência marcante na prática educacional ao estimular uma reflexão abrangente e integradora sobre a realidade da educação e não devem ser desvinculadas das interações sociais, políticas, culturais e econômicas da sociedade. Os pedagogos apresentam um importante papel na promoção de uma educação de qualidade pois desempenham uma função versátil na fomentação de uma educação de excelência. Sua atuação abrange diversas esferas da prática educativa, englobando tanto responsabilidades diretamente ligadas à estruturação e aos procedimentos de aquisição de conhecimentos quanto funções indiretas, como gestão, supervisão, administração, entre outras. Conclui-se que a pedagogia e os pedagogos detêm um papel de extrema relevância para promover práticas educacionais eficazes e alinhadas às demandas da sociedade atual.

 

Palavras-chave

Pedagogia. Educação contemporânea. Formação de professores.

Abstract

This article aims to discuss the importance of pedagogy and pedagogues in today's society. In this context, questions arise such as what is the relevance of pedagogy in the training of educators? What is the impact of pedagogy on educational practice? and what is the role of pedagogues in promoting quality education? Such questions guide the specific objectives and are selected together to achieve the general objective of this study. To develop this study, a bibliographical research was carried out with the book “Pedagogia e Pedagogos, para que?” as a key reference. written by José Carlos Libâneo, published in 2022 by Cortez. The results show that the crucial importance of pedagogy in the training of educators lies in the fact that it offers an in-depth understanding of educational practices in different contexts. Pedagogy exerts a marked influence on educational practice by stimulating a comprehensive and integrated reflection on the reality of education and should not be disconnected from the social, political, cultural and economic interactions of society. Pedagogues play an important role in promoting quality education as they play a versatile role in promoting excellent education. Its activities cover various spheres of educational practice, encompassing many responsibilities directly linked to the structuring and procedures for acquiring knowledge in terms of functions, such as management, supervision, administration, among others. It is concluded that pedagogy and pedagogues have an extremely important role to promote educational practices that are aligned with the demands of today's society.

 

Keywords

Keywords: Pedagogy. Contemporary education. Teacher training.

Referencias

CLARO, J. A. C. S; TORRES, M. O. F. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Contrapontos, Florianópolis, v. 12, n. 02, p. 207-216, ago. 2012.

LIBÂNEO J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2022.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001.

OLIVEIRA, C B; GONZAGA, L T; GOMES, E C; FACHÍN-TERÁN, A (2019). Espaços educativos: oportunidade de uma prática educativa problematizadora educational. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 59–73, 2019.

TREVISAN, N.; LAMEIRA, L. Formação do Educador para a Pedagogia nas Empresas. Cadernos, ed .2003, n. 21.


Submitted date:
26/02/2024

Accepted date:
11/03/2024

6692811aa953956d89718e07 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections