O COLÉGIO COMO TECNOLOGIA DE ÉPOCA: O DESCOMPASSO ENTRE A ESCOLA E O AVANÇO TECNOLÓGICO
SCHOOL AS A TECHNOLOGY OF THE TIME: THE DISCONNECT BETWEEN SCHOOL AND TECHNOLOGICAL ADVANCEMENT
Maria da Conceição Teixeira de Melo
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os avanços e/ou descompasso entre a escola e o uso da tecnologia digital para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, bem como refletir sobre o papel dos professores frente a esse novo contexto tecnológico social das últimas décadas. Esse estudo não pretende trazer uma solução para essa questão, mas sim uma reflexão sobre os desafios no uso das tecnologias digitais utilizados pelos docentes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Daí pergunta-se, por que a escola ainda demonstra descompasso no uso de ferramentas tecnológicas? Para realizar a análise do estudo foram selecionados três artigos científicos publicados em 2020. Por meio de pesquisas bibliográficas em Sibila (2012); Kenski (2012) e Moran (2000) são destacados os avanços tecnológicos no meio educacional nas últimas décadas. Observa-se que o uso das tecnologias em sala de aula ainda se mostra como um desafio para os docentes no desenvolvimento das atividades escolares. Porém, aos poucos são introduzidas em seu cotidiano e conseqüentemente tendem a qualificar-se na prática e o uso das tecnologias se torna forte aliado dos professores desde que os mesmos se sintam familiarizados. Apesar de ter a legislação nacional em vigor, os programas de formação de professores ainda demandam um olhar das instituições superiores para a utilização dos recursos tecnológicos para o uso nas escolas. Além disso, a importância da formação docente para a atuação e melhoria da qualidade no processo educacional, deve-se repensar os currículos e promover uma cultura de inovação na escola.
Palavras-chave
Abstract
This article aims to analyze the advances and/or mismatch between the school and the use of digital technology for the development of the teaching-learning process in the classroom, as well as to reflect on the role of teachers in the face of this new social technological context of recent decades. This study does not intend to bring a solution to this issue, but rather a reflection on the challenges in the use of digital technologies used by teachers for the development of pedagogical activities. Hence the question, why does the school still demonstrate mismatch in the use of technological tools? To carry out the analysis of the study, three scientific articles published in 2020 were selected. Through bibliographic research in Sibila (2012); Kenski (2012) and Moran (2000) highlight the technological advances in the educational environment in recent decades. It is observed that the use of technologies in the classroom is still a challenge for teachers in the development of school activities. However, little by little they are required in their daily lives and anxious tend to qualify in practice and the use of technologies becomes a strong ally of teachers as long as they feel familiar. Despite having national legislation in force, teacher training programs still require higher institutions to look at the use of technological resources for use in schools. In addition, the importance of teacher training for performance and quality improvement in the educational process, curricula must be rethought and a culture of innovation promoted at school.
Keywords
Referencias
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
CYSNEROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa Uniandes Lidie, v. 12, n. 1, p. 11-24. 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. Pp.7, 57-76. 1996.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.,2002 [Apostila.]
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ª edição. Petrópolis: Vozes, 2004.
IGNACIO Lewkowicz, “Escuela y cidadania”. In: Cristina Corea e Ignacio Lewkowicz, Pedagogía del aburrido: escuelas destruidas, familias perplejas. Buenos Aires: Paidós, 2010, p. 21.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-25.
MORAN. José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas. In: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2000. Coleção Papirus Educação.
NEIL POSTMAN, “Teaching as an amusing activity”. In: Amusing Ourselves to Death. Nova York: Penguin, 1986, p. 142-154.
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10416/9359 pdf. Acesso em: 02/07/2023
http://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2702/1736 . pdf. Acesso em: 18/06/2023
http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2702 pdf. Acesso em: 01/07/2023
https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.347 . pdf Acesso em: 05/06/2023
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15727/1/ALA27022018 .pdf Acesso em: 09/05/2023
Submitted date:
12/02/2024
Accepted date:
11/03/2024