Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6691d9eaa953951fc57f10e3
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

TRANSFORMAÇÕES APARENTES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

APPARENT TRANSFORMATIONS IN CONTEMPORARY EDUCATION

Rogério Toscano Araújo1, Marcelo Máximo Purificação 2 (Orientador)

Downloads: 0
Views: 12

Resumo

A educação nacional está em constante mudança conforme sofrem influência de mecanismos tecnológicos e/ou há a inserção de metodologias assistivas no processo de ensino e de aprendizagem. Essas mudanças ocorrem de acordo com os critérios analisados na empregabilidade da tecnologia dentro da educação em dias atuais. Algumas propostas sobre a mudança da educação se destacam como: Integração Significativa da Tecnologia; Atenção à Subjetividade dos Alunos; Valorização da Colaboração e da Participação; Abordagem Crítica à Informação; Flexibilidade e Personalização do Aprendizado; Valorização da Experiência e da Experimentação. Em tempos de tamanha descentralização, não apenas as escolas estão em jogo, mas todas as instituições panorâmicas como presídios e hospitais. Porque nesta nova era existe uma incompatibilidade entre o corpo e o sujeito. Um meio de disciplina fluido e arcaico que favorece o isolamento, o confinamento e a concentração como forma de exercer a autoridade e o poder.

Palavras-chave

Educação; Tecnologia; Colaboração; Informação; Subjetividade.

Abstract

National education is constantly changing as it is influenced by technological mechanisms and/or there is the insertion of assistive methodologies in the teaching and learning process. These changes occur according to the criteria analyzed in the employability of technology within education today. Some proposals on changing education stand out, such as: Meaningful Integration of Technology; Attention to the Subjectivity of Students; Valuing Collaboration and Participation; Critical Approach to Information; Flexibility and Personalization of Learning; Valuing Experience and Experimentation. In times of such decentralization, not only schools are at stake, but all panoramic institutions such as prisons and hospitals. Because in this new era there is an incompatibility between the body and the subject. A fluid and archaic means of discipline that favors isolation, confinement and concentration as a way of exercising authority and power.

Keywords

Education; Technology; Collaboration; Information; Subjectivity.

Referências

JERUSALINSKY, J.; BAPTISTA, A. (Orgs.). Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Ágalma, 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/425347103/Intoxicacoes-eletronicas#. Acesso em 26 jun 2023.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/hd8NXbRPrMqkY6JLMW3frDP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jun 2023.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de. Ribeiro, Vera. 2012. Contraponto, Rio de Janeiro: 224p. disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5298878/mod_resource/content/1/14.%20Sibilia%20-%20Redes%20ou%20paredes.pdf. Acesso em 28 jun 2023.


Submetido em:
20/02/2024

Aceito em:
01/03/2024

6691d9eaa953951fc57f10e3 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections