Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6691d59ea953951d39736f45
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO

YOUTH AND ADULT EDUCATION: EDUCATION AND CONTEXTUALIZATION

Glaucinete Oliveira Almeida 1; Valdimar Cruz Felício 2

Downloads: 0
Views: 169

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo de estudo o levantamento contextual educacional da educação de jovens e adultos no município de Mineiros- GO, o mesmo foi iniciado na graduação de Pedagogia, hora complementado. Para tais fins foram feitas pesquisas bibliográficas em artigos, revistas, sites de pesquisas e livros que abordam o tema da EJA. Primeiramente foi realizado um levantamento histórico sobre o surgimento da educação como forma de ensino e aprendizagem até os dias atuais. Foi obtido um levantamento de dados das primeiras manifestações da educação de jovens e adultos aqui no Brasil com métodos e programas de alfabetização desta modalidade de ensino. A seguir, foram levantados, também, dados sobre a contextualidade educacional, tanto formal quanto informal, enfatizando o Método de Alfabetização de Adultos de Paulo Freire - que criou um método inovador de alfabetização de adultos. Culminando com dados colhidos sobre o contexto educacional de jovens e adultos no município de Mineiros- GO, onde foram feitas entrevistas com coordenadores e secretária da Secretaria Municipal de Educação- SME e com professores e alunos da EJA. Assim, pude constatar os problemas enfrentados pela educação de jovens e adultos no município.

Palavras-chave

Educação; Contextualização;  Alfabetização.

Abstract

.The objective of this work is to study the educational contextual survey of youth and adult education in the city of Mineiros- GO, which was started during the Pedagogy degree, now complemented. For these purposes, bibliographical research was carried out in articles, magazines, research websites and books that address the topic of EJA. Firstly, a historical survey was carried out on the emergence of education as a form of teaching and learning to the present day. A survey of data was obtained from the first manifestations of youth and adult education here in Brazil with literacy methods and programs of this type of teaching. Next, data on educational contextuality, both formal and informal, were also collected, emphasizing Paulo Freire's Adult Literacy Method - which created an innovative method of adult literacy. Culminating with data collected on the educational context of young people and adults in the municipality of Mineiros- GO, where interviews were carried out with coordinators and secretary of the Municipal Department of Education- SME and with teachers and students from EJA. Thus, I was able to see the problems faced by the education of young people and adults in the municipality.

 

Keywords

Education- Contextualization - Literacy

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. LEAL, Telma Ferraz. MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas; Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ALVARES, Sônia Carbonell. Educação estética na EJA: a beleza de ensinar e aprender com jovens e adultos; -1. ed.- São Paulo: Cortez, 2012.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia; -3. ed.São Paulo: Moderna, 2006.

BINS, Katiuscha Lara Genro. Et al. EJA: planejamento, metodologia e avaliação; Porto Alegre: Mediação, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa; 7ª edição São Paulo, Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 20ª edição São Paulo, Paz e Terra 1992.

GAUTHIER, Clermont. TARDIF, Maurice (Orgs.); Tradução de Lucy Magalhães. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias; - Petrópoles, RJ: Vozes, 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <  http://cod.ibge.gov.br/HLJ> Acesso em: 13 jan. 2024.

REVISTA DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, vol. 2 – nº 2, jan./jun. São Paulo: Unimarco, 2002.

REVISTA NOVA ESCOLA, edição nº 264, agosto. 2013. São Paulo: Abril, 2013.

SILVA, Martiniano José. Mineiros: Memória Cultural, Goiânia, 1980.

SILVA, Martiniano José. Traços da História de Mineiros, Goiânia, 1984.

 


Submetido em:
11/02/2024

Aceito em:
23/02/2024

6691d59ea953951d39736f45 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections