O CURRÍCULO DO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS UMA ANALISE A PARTIR DA TEORIA SOCIOLOGICA DE PIERRE BOURDIEU
THE CURRICULUM OF THE ACCOUNTING SCIENCES COURSE AN ANALYSIS FROM PIERRE BOURDIEU'S SOCIOLOGICAL THEORY
José Donizet Lobo 1, Marcelo Máximo Purificação 2 (Orientador)
Resumo
O objetivo do presente trabalho é analisar os conteúdos que compõem o currículo do curso de Ciências Contábeis a partir da evolução histórica do curso, tendo como elemento de analise a teoria sociológica de Pierre Bourdieu. O trabalho parte assim do surgimento do curso e sua consolidação através do tempo e como a escolha das disciplinas e conteúdos foram sendo incorporados em detrimentos de outras disciplinas de formação geral. A explicação teórica de Bourdieu sobre o contexto escolar mostra como a instituição escolar reproduz as ideias dominantes de uma determinada classe.
Palavras-chave
Abstract
The objective of this work is to analyze the contents that make up the curriculum of the Accounting Sciences course from the emergence of the historical evolution of the course, having as elements of analysis the sociological theory of Pierre Bourdieu. The work thus begins with the emergence of the course and its consolidation over time and how the choice of disciplines and contents were incorporated to the detriment of other general education disciplines. Bourdieu's theoretical explanation of the school context shows how the school institution reproduces the dominant ideas of a given class.
Keywords
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Submitted date:
08/28/2023
Accepted date:
11/29/2023