CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT PARA A EDUCAÇÃO: O PODER DISCIPLINAR
CONTRIBUTIONS OF MICHEL FOUCAULT'S THINKING TO EDUCATION: DISCIPLINARY POWER
Elenice Maria de Oliveira e Silva 1, Fabíola Cristina Silva Bernard de Oliveira 2
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar e entender a teoria e as contribuições de Michel Foucault (1926-1984), em uma de suas obras mais importantes que estão descritas em “Vigiar e Punir”, neste artigo será apresentado ao que se referem a práticas de docilização dos corpos e o poder disciplinar, utilizados no passado e que se encontra presente em nossas instituições escolares, ou seja, a forma como a escola e outras instituições tem fabricado sujeitos dóceis e disciplinados, assim esse é um dos principais motivos para que essa investigação aconteça. Será feito um relato sobre o filósofo para melhor entender sua relação com a educação, sendo esse trabalho uma pesquisa bibliográfica. Assim pode-se entender melhor e com mais clareza essa investigação.
Palavras-chave
Abstract
This article aims to investigate and understand the theory and contributions of Michel Foucault (1926-1984), in one of his most important works that are described in “Vigiar e Punir”, in this article it will be presented what they refer to practices of docilization of bodies and disciplinary power, used in the past and which is present in our school institutions, that is, the way in which the school and other institutions have manufactured docile and disciplined subjects, so this is one of the main reasons why this investigation happen. An account will be made about the philosopher to better understand his relationship with education, and this work is a bibliographical research. Thus, this investigation can be understood better and more clearly.
Keywords
References
GAULIA, Cristina Tereza. Vigiar e Punir – História da s W. (Michel Foucault). R. EMERJ, Rio de Janeiro, 2013. Disponivel em: https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista62/revista62_37.pdf
FONSECA, Márcio Fonseca. Foucault, leitor assíduo da tragédia. Revista Cult, São Paulo, ano.17, Dossiê: Michel Foucault “Pensar é resistir”, p. 40-47, Jun. 2014.
FOUCAULT, Michel.: Vigiar e punir: História da violência nas prisões. 41. Ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
FRAZÃO, Dilva. Biografia de Michel Foucault. Ebiografia, 2019. Diponível em: https://www.ebiografia.com/michel_foucault/
LIUDVIK, Caio. Foucoult no Brasil. Revista Cult, 2014. Diponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/foucault-no-brasil/
LÔBO, Daniella Couto. Michel Foucault: biopolítica e a escola hoje. In: Cadernos Zygmunt Bauman. v.10, (p.115 - 132),n. 24, 2020.
NETO, Alfredo Veiga. Foucault & educação. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
ROSA, Antônio Henrique. A violência invisível no pedagógico do escolar na atualidade contribuições do pensamento de Hannah Arendt para a educação. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate: V. 8, N. 1, jan./dez. 2022. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/842/563
VASCONCELOS, Maria Luiza Gomes. A vigilância e o adestramento no “Conto de escola” de Machado de Assis. In: Cadernos Zygmunt Bauman. v.10, n.24, 2020.
Submitted date:
12/19/2022
Accepted date:
12/31/2022