Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/63c335f1a9539521f051ae12
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

SOCIEDADE TECNOLÓGICA, CONSUMISMO E PROLIFERAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO - Concepções de Pierre Bourdieu

TECHNOLOGICAL SOCIETY, CONSUMERISM AND PROLIFERATION OF SOCIAL INEQUALITIES IN EDUCATION - Conceptions of Pierre Bourdieu

Alessandra Ramos da Silva Oliveira

Downloads: 1
Views: 321

Resumo

Pierre Bourdieu criou várias obras que podem ser usadas para entender melhor as escolas e sua relação com a sociedade, sendo a reprodução a que mais contribui para a exibição destas ideias. Esses trabalhos avançam teorias sobre os sistemas educacionais, afirmam e demonstram o papel das escolas na reconstrução das desigualdades existentes, sua pesquisa visa desvendar esses mecanismos e fornecer respostas para os problemas sociais existentes no mundo. Este estudo tem como objetivo descrever e identificar o elemento sociedade tecnológica, o consumo exigido pela tecnologia, o homem enquanto produto, a ideologia das competências e as desigualdades existentes nos ambientes sociais e escolares. Baseia-se na teoria de Bourdieu sobre o papel das escolas, reflete o papel das escolas diante da desigualdade social e explica os diferentes mecanismos de reprodução. Trata-se de um estudo bibliográfico por meio de revisão de literatura e análise de informações observadas, cujos objetos são de natureza qualitativa O diálogo entre autores que analisam os mecanismos de dominação social e aqueles que analisam a possibilidade de formação de agentes politizados para alcançar o consumo consciente traz reflexões importantes para a investigação do contexto atual. A escola, como instituição formal de difusão do conhecimento da composição social, muitas vezes parece contradizer a função e o objetivo proposto.

Palavras-chave

Consumismo. Desigualdades Sociais. Educação.

Abstract

Pierre Bourdieu created several works that can be used to better understand schools and their relationship with society, with reproduction being the one that most contributes to the exhibition of these ideas. These works work with theories about systems, identical and increasingly with schools in the configuration of inequalities and that can be transformed into inequalities of destiny, even in increasingly unequal ones. This study aims to describe and identify the element of technological society, compulsory consumption by technology, man as a product, the ideology of competences and existing inequalities in social and school environments. It is based on Bourdieu's theory of the role of schools, reflects the role of schools in the face of social inequality and explains the different mechanisms of reproduction. It is an analysis of the literature reviewing observed information, and analysis of authors of a particular nature of study and analysis among those who analyze study mechanisms and analysis of study mechanisms that are analyzed by those agents of study ability. consumption brings important current awareness to the investigation of the context. The school, as a formal institution for the dissemination of knowledge of the social composition, often seems to contradict the function and the proposed objective.

Keywords

Consumerism. Social Differences. Education

Referencias

ABRAMOVAY, Ricardo. Muito Além da Economia Verde. São Paulo: Ed. Abril, 2012.

 BAQUEIRO, Dicíola Figueirêdo de Andrade. Equidade e eficácia na educação: contribuições da política de assistência estudantil na permanência e desempenho discente. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

BASGÖZE,  Pinar.  Ethical  perceptions  and  green  buying  behavior  of  consumers:  a  cross-national exploratory study. Journal of economics and behavioral studies, v.4, n.8, p.477-488, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. 

______. Questões  de  sociologia. Tradução Miguel Serras Pereira. Lisboa: Fim de Século, 2003. 

______. O poder simbólico. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. 

______. A distinção: crítica social do julgamento. 2 ed. Porto Alegre: Zouk, 2013.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.

CARVALHO, Marília Pinto. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Revista Brasileira de Educação. Vol.22, 2004: p.247-29

FONTENELLE, Isleide Arruda. O fetiche do eu autônomo: consumo responsável, excesso e redenção como mercadoria. Psicol. Soc., Florianópolis. 2010.

IMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis. 2007.

LÔBO, Daniella Couto . SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: TEORIA DE CAMPO, CAPITAL CULTURAL E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS. Revista Mirante (UFG) , v. 9, p. 189-198, 2016.

Loureiro, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2012

MARTINS, Fernando. A diferença entre desigualdade e diferença. Gazeta do Povo. 2019.

NOGUEIRA, M.M. Carlos; NOGUEIRA, M. Alice. A sociologia de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

Portilho, F.. Consumo sustentável: limites e possibilidades de ambientalização e politização das práticas de consumo. Cadernos EBAPE.BR, 3(3), 1 a 12. 2005.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade (1754). Ebook Brasil, Julho/2001.

SILVA, Maria Beatriz Oliveira da. “Crise ecológica e crise(s) do capitalismo: o suporte da teoria marxista para a explicação da crise ambiental”. Revista Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 115-132, jan./jun. 2013.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

 

 


Submitted date:
28/12/2022

Accepted date:
31/12/2022

63c335f1a9539521f051ae12 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections