Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/63c30a38a953951441582726
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

FRACASSO ESCOLAR OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

SCHOOL FAILURE OR LEARNING DIFFICULTY?

Luna Régia Cabral de Oliveira Cardoso

Downloads: 1
Views: 350

Resumo

O fracasso escolar tem sido um grande desafio a ser enfrentado no campo educacional brasileiro. Os índices de fracasso continuam alarmantes entre as escolas públicas, e são entendidos como repetência, evasão escolar e/ou distorção idade-série, em grande parte do tempo. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo compreender as concepções cristalizadas na prática docente, na perspectiva histórica, no que se refere à compreensão desse fenômeno. Em relação a verdadeira democratização da escola pública, e a manutenção da luta das escolas enquanto espaços de humanização são necessários uma abordagem de novas práticas pedagógicas. A superação e o enfrentamento do fracasso escolar necessitam de um aprofundamento teórico e debates coletivos dentro das instituições governamentais e de ensino.

Palavras-chave

Fracasso escolar, Educação, Escola

Abstract

School failure has been a major challenge to be faced in the Brazilian educational field. Failure rates remain alarming among public schools, and are understood as repetition, school dropout and/or age-grade distortion, most of the time. Thus, this article aims to understand the concepts crystallized in teaching practice, in the historical perspective, with regard to the understanding of this phenomenon. In relation to the true democratization of the public school, and the maintenance of the struggle of schools as spaces of humanization, an approach of new pedagogical practices is necessary. Overcoming and coping with school failure requires theoretical deepening and collective debates within governmental and educational institutions.

Keywords

School failure, Education, School

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 de out. de 2022.

CAMPOS, M. M. A qualidade da educação em debate. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, n. 22, p. 5-35, jul./dez. 2000. Disponível em:  http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2215. Acesso em: 12 de out. de 2022. DOI: 10.18222/eae02220002215

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1989.

MARCHESI; PÉREZ In: MARCHESI, A. e GIL, C. H. (Orgs). Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 1ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PATTO, M. H. S. (org.). Introdução à Psicologia Escolar. 2ª ed. Ver. São Paulo: T. A. Queiroz, 1989.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

POPPOVIC, A. M. Programa Alfa: um currículo de orientação cognitiva para as primeiras séries do 1º grau inclusive crianças culturalmente marginalizadas visando o processo de ensino aprendizagem. In Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo – jun de 1977.

 

.

 

 

 

 


Submetido em:
19/12/2022

Aceito em:
31/12/2022

63c30a38a953951441582726 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections