Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

FRACASSO ESCOLAR OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

SCHOOL FAILURE OR LEARNING DIFFICULTY?

Luna Régia Cabral de Oliveira Cardoso

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Resumo

O fracasso escolar tem sido um grande desafio a ser enfrentado no campo educacional brasileiro. Os índices de fracasso continuam alarmantes entre as escolas públicas, e são entendidos como repetência, evasão escolar e/ou distorção idade-série, em grande parte do tempo. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo compreender as concepções cristalizadas na prática docente, na perspectiva histórica, no que se refere à compreensão desse fenômeno. Em relação a verdadeira democratização da escola pública, e a manutenção da luta das escolas enquanto espaços de humanização são necessários uma abordagem de novas práticas pedagógicas. A superação e o enfrentamento do fracasso escolar necessitam de um aprofundamento teórico e debates coletivos dentro das instituições governamentais e de ensino.

Palavras-chave

Fracasso escolar, Educação, Escola

Abstract

School failure has been a major challenge to be faced in the Brazilian educational field. Failure rates remain alarming among public schools, and are understood as repetition, school dropout and/or age-grade distortion, most of the time. Thus, this article aims to understand the concepts crystallized in teaching practice, in the historical perspective, with regard to the understanding of this phenomenon. In relation to the true democratization of the public school, and the maintenance of the struggle of schools as spaces of humanization, an approach of new pedagogical practices is necessary. Overcoming and coping with school failure requires theoretical deepening and collective debates within governmental and educational institutions.

Keywords

School failure, Education, School

Referências

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Submetido em:
19/12/2022

Aceito em:
31/12/2022

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