Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

PONCIÁ VICÊNCIO

PONCIÁ VICÊNCIO

Andreia Gonçalves Rocha (SEDUC-GO, FacMais) 1, Salmen Chaquip Bukzem (PUC-GO, FacMais).

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Resumo

Este ensaio, a partir do trabalho de Conceição Evaristo de mesmo nome, apresenta uma visão sobre a situação da população negra no Brasil, centrado particularmente na vida de Ponciá Vicêncio, protagonista da obra, e na violação dos seus direitos humanos bem como a consequente desigualdade social experimentada por este grupo que na sua maioria possui um passado escravagista, sofre com a discriminação racial, evidenciado sobremaneira nas mulheres, perpassando pela memória da autora e a sua criação. Ponciá Vicêncio apresenta por meio de recordações o processo de escravização dos seus antepassados e que faz com que os tempos passado e presente se fundam na sua ânsia responder a si mesma: “Quem sou eu?” “O que me faz ser eu...”. Este ensaio pretende ainda apresentar como os laços e a herança familiar influenciam na formação das identidades dos sujeitos, na formação do capital cultural e na constituição das nossas subjetividades. Para dialogar sobre esses temas convocaremos, Bourdieu (2003), Nogueira (2017) e Hall (2020).

Palavras-chave

Herança familiar. Subjetividade. Capital Cultural. Identidade. Mulher negra. Afrodescendente. Preconceito.  

Abstract

This essay, based on Conceição Evaristo's work of the same name, presents a vision of the situation of the black population in Brazil, centered particularly on the life of Ponciá Vicêncio, protagonist of the work, and on the violation of her human rights as well as the consequent social inequality experienced by this group, which mostly has a slave-owning past, suffers from racial discrimination, especially evident in women, permeating through the author's memory and her creation. Ponciá Vicêncio presents, through memories, the process of enslavement of her ancestors and which makes the past and present times merge in her eagerness to answer herself: “Who am I?” "What makes me me...". This essay also intends to present how ties and family heritage influence the formation of the subjects' identities, the formation of cultural capital and the constitution of our subjectivities. To dialogue on these themes, we will summon Bourdieu (2003), Nogueira (2017) and Hall (2020).

Keywords

Family heritage. Subjectivity. Cultural Capital. Identity. Black woman. Afrodescendant. Prejudice.

Referências

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2003. (p. 71-79)

 BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. Redação dada pela Lei nº 10.803, de 11.12.2003

 

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3ª ed. Rio de Janeiro, Pallas, 2017.

 

"FILHO, Walter Fraga. Pós-abolição: o dia seguinte. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz e GOMES, Flávio (Org.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 352."

 Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/como-ficou-vida-dos-ex-escravos-apos-lei-aurea.htm

 HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro, 2020. P. 5-16 e p. 17-34

 ________ “Quem precisa de identidade?” In. SILVA, Tomaz Tadeu da. (org) Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. P 103-133

 NOGUEIRA, M.A., NOGUEIRA, C.M.M. Capitulo III. A herança familiar desigual e suas implicações escolares. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. (p. 51 - 70)

 WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

 

 


Submetido em:
27/12/2022

Aceito em:
10/01/2023

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