Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

VISÃO PSICOPEDAGÓGICA E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA CONCEPÇÃO DE PAULO FREIRE

PSYCHO-PEDAGOGICAL VISION AND SOCIAL TRANSFORMATIONS IN PAULO FREIRE'S CONCEPTION

Valdimar Cruz Felício (SME-Mineiros-GO)

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Resumo

O presente estudo é parte de um trabalho de conclusão de curso de especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Tem como objetivo, fazer um levantamento dentro da concepção Freiriana sobre o que é o trabalho psicopedagógico, tirando por base sua atuação institucional. Para tais fins, foram realizadas pesquisas bibliográficas, tanto de autores que escreveram diretamente para a psicopedagogia, como também do próprio Paulo Freire. Diante dos estudos realizados, percebe-se que, apesar de Freire ser um teórico de uma ampla visão educacional e ter escrito diretamente para o processo de ensinar e aprender, e defender uma aprendizagem que se contemple o sujeito como construtor de sua própria história, pode-se perceber que é de grande valia para a atuação do psicopedagogo, pois ele relatou em muito de seus escritos, a necessidade do respeito ao saber dos educandos, e, defende principalmente um fazer que valorize o educando como um ser que ao mesmo tempo em que aprende também ensina e que não aceite a tudo passivamente, pois deve ser parte principal do processo, e não apenas um receptor apático e imóvel. Enfim, embora Paulo Freire não tenha escrito diretamente para o trabalho psicopedagógico, quando bem estudado e debatido pode e deve ser de grande ajuda para um melhor entendimento do aprendiz dentro deste dinâmico e complexo processo de ensino- aprendizagem e deve ser contemplado como um ser em constante processo de aprendizagem. 

Palavras-chave

Psicopedagogia- Paulo Freire- Sociedade.  

Abstract

The present study is part of a conclusion work of a Lato Sensu specialization course in Clinical and Institutional Psychopedagogy. Its objective is to make a survey within the Freirian conception of what psychopedagogical work is, based on its institutional performance. For such purposes, bibliographic research was carried out, both by authors who wrote directly for psychopedagogy, as well as by Paulo Freire himself. In view of the studies carried out, it is clear that, despite Freire being a theorist with a broad educational vision and having written directly for the teaching and learning process, and defending learning that considers the subject as a builder of his own history, he can It can be seen that it is of great value for the performance of the psychopedagogue, as he reported in many of his writings, the need to respect the knowledge of the students, and mainly defends a practice that values ​​the student as a being who, at the same time, who learns also teaches and does not accept everything passively, as he must be the main part of the process, and not just an apathetic and immobile receiver. Finally, although Paulo Freire did not write directly for psychopedagogical work, when well studied and debated it can and should be of great help for a better understanding of the learner within this dynamic and complex teaching-learning process and should be considered as a being in constant learning process.

Keywords

Psychopedagogy, Paulo Freire, Society

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Submetido em:
27/12/2022

Aceito em:
10/01/2023

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