Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/63bda381a953953151190362
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE PANDEMIA

MEDIA EXPOSURE OF TEACHERS IN A PANDEMIC CONTEXT

José Carlos Oliveira Flôres (SEDUC-GO, UNIFIMES) 1, Marcelo Máximo Purificação (SEDUC-GO, UNIFIMES e UEMS) 2

Downloads: 0
Views: 320

Resumo

O texto traz uma observação importante ao se tratar de um olhar mais apurado aos profissionais atuantes na educação, mais especificamente os professores, diante das mudanças ocorridas no seu fazer didático frente à pandemia da Covid-19. A discussão gira em torno das adaptações que se fizeram necessárias, para que as aulas não fossem interrompidas, e que levaram aos docentes o uso de novas estratégias e metodologias que pudessem atender aos seus estudantes. Como a relação professor-estudante passou a ser de forma remota, e o uso de recursos tecnológicos tornou-se o principal meio para a realização das aulas, os docentesprofesores passaram a ter sua imagem mais exposta, indo além do ambiente físico da sala de aula. Isto vem acarretando uma certa preocupação à classe, que se sente vulnerável a possível uso indevido de sua imagem, e que vem gerando também desconforto físico e emocional, uma vez que a carga horária também se intensificou. A exposição midiática, tão comum na contemporaneidade, pode trazer certos benefícios, porém possibilita malefícios, dado que além da exposição da imagem pessoal, também expõe o lar das pessoas, conquanto se faz necessário viver em isolamento social devido à segurança em virtude do vírus, ambiente que antes era tido apenas como o espaço de descanso e convívio familiar. Neste contexto, esse trabalho apresenta algumas observações relativas à convivência nesta realidade, tendo em vista mudanças comportamentais e de pensamentos ocorridas devido à situação apresentada. Trata-se portanto, de se fazer uma análise das reais consequências, aliadas ao medo daquilo que se apresenta como novo, alterando as relações interpessoais e que vem em consonância com o que busca compreender esta nova sociedade que aí se aponta. Por esse viés, busca-se aqui traçar um olhar no campo da psicologia que se possa contribuir para com a relação entre docentes-discentes nesse novo ambiente.

Palavras-chave

Professores. Pandemia. Sistema educacional. Aulas remotas. Tecnologia.

Abstract

The text brings an important observation when it comes to a more refined look at professionals working in education, more specifically teachers, in view of the changes that occurred in their didactic practice in front of the Covid-19 pandemic. The discussion revolves around the adaptations that were necessary, so that classes were not interrupted, and that led teachers to use new strategies and methodologies that could serve their students. As the teacher-student relationship became remote, and the use of technological resources became the main means of conducting classes, teachers began to have their image more exposed, going beyond the physical environment of the classroom. This has caused a certain concern to the class, which feels vulnerable to possible misuse of its image, and which has also been generating physical and emotional discomfort, since the workload has also intensified. Media exposure, so common in contemporary times, can bring certain benefits, but it can cause harm, since in addition to exposing the personal image, it also exposes people's homes, although it is necessary to live in social isolation due to security due to the virus. , an environment that used to be seen only as a space for rest and family life. In this context, this work presents some observations related to living in this reality, in view of behavioral and thought changes that have occurred due to the situation presented. It is, therefore, an analysis of the real consequences, combined with the fear of what is presented as new, changing interpersonal relationships and that comes in line with what seeks to understand this new society that is pointed out there. For this reason, we seek here to draw a look in the field of psychology that can contribute to the relationship between professors-students in this new environment.

 

Keywords

Teachers. Pandemic. Educational system. Remote classes. Technology.  

Referências

ARANHA, Simone Dália de Gusmão. O professor na mídia: a leitura da charge como representação social. SocioPoética - Volume 2 | Número 13, p. 161, julho a dezembro de 2014.

BELLETANTE, Joseph. Existir na imagem. A Legibilidade a Serviço da Visibilidade: os Novos Desafios da Política. in AUBERT, Nicole; HAROCHE, Claudine. Tiranias da Visibilidade: o visível e o invisível nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Fap-Unifesp, cap. 10 p. 201-202, 2013.

BRASIL. Assembleia Legislativa. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9394/96. Brasília: Centro Gráfico, 1996. BRASIL.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

CNN BRASIL: Saúde mental de 72% dos educadores foi afetada durante pandemia, afirma estudo. São Paulo - Sp, 05 ago. 2020. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/saude-mental-de-72-dos-educadores-foi-afetada-durante-pandemia-afirma-estudo/>. Acesso em: 26 jun. 2021.

 

EXTRACLASSE: EDUCAÇÃO Professores estão trabalhando em dobro e ganhando menos na pandemia, revela pesquisa. Porto Alegre - RS, 12 maio 2021. Disponível em: <https://www.extraclasse.org.br/educacao/2021/04/professores-estao-trabalhando-em-dobro-e-recebendo-menos-na-pandemia-revela-pesquisa/>. Acesso em: 27 jun. 2021.

GOIÁS. Secretaria-Geral da Governadoria. Coordenação do Conselho Pleno. Resolução CEE/CP N. 15, de 10 de agosto de 2020.

 JAURÉGUIBERRY, Francis. A exposição de si na Internet: a Preocupação de Estar além das Aparências. in AUBERT, Nicole; HAROCHE, Claudine. Tiranias da Visibilidade: o visível e o invisível nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Fap-Unifesp, cap. 7, p. 140, 2013.

LE BRETON, David. Desaparecer de si: Uma tentação contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 97, 98, 2018.

SILVA, Luiz Alessandro da Silva; PETRY, Zaida Jeronimo Rabello; UGGIONI, Natalino. Desafio da Educação em tempos de Pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do Estado de Santa Catarina. in PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. (organizadores) Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. Cruz Alta: Ilustração. p. 2020.


Submetido em:
28/12/2022

Aceito em:
10/01/2023

63bda381a953953151190362 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections