PEDAGOGIA DA ESPERANÇA: UM DIÁLOGO INICIAL ENTRE FREIRE E MARX
PEDAGOGY OF HOPE: AN INITIAL DIALOGUE BETWEEN FREIRE AND MARX
Valdimar Cruz Felício (SME/Mineiros)
Resumo
O presente estudo é parte de um trabalho de conclusão de curso. Tem como objetivo iniciar um estudo de duas influentes teorias sociais de grande repercussão nos séculos XIX e XX. A primeira defendida por um dos mais autênticos e importantes educadores do século XX, Paulo Freire 1921- 1997. A segunda de um dos maiores críticos do sistema econômico capitalista, Karl Marx 1818 - 1883. O trabalho teve como foco principal o livro Pedagogia da Esperança, e o levantamento dos conceitos de Karl Marx na teoria freiriana. Para tais fins, foram feitas pesquisas em bibliografias de ambos os autores e de autores que falam de Paulo Freire e Karl Marx. Portanto entende-se que apesar dos autores terem vivido em épocas diferentes, em grande parte as teorias se cruzam. Freire e Marx autores de vastas obras, ambos dedicaram suas vidas em prol dos mais necessitados e oprimidos de todo o mundo, partidos da concepção que já não bastava mais apenas pensar o mundo mais humano e igualitário, mas sim já era hora de mudá-lo, transformá-lo. Ambos utópicos, mais utópicos em relação a um mundo que é possível mudar bastando à tomada de consciência e a mudança do concreto. Eles não apenas fizeram críticas, deram uma oportunidade de mudanças, e mudanças para aquilo que ambos acreditavam ser uma vida que contemple os seres humanos como sendo membros ativos de uma sociedade, não apenas espectadores passivos.
Palavras-chave
Abstract
The present study is part of a course conclusion work. It aims to initiate a study of two influential social theories of great repercussion in the 19th and 20th centuries. The first was defended by one of the most authentic and important educators of the 20th century, Paulo Freire 1921- 1997. The second by one of the greatest critics of the capitalist economic system, Karl Marx 1818 - 1883. The main focus of the work was the book Pedagogia da Esperança, and the survey of Karl Marx's concepts in Freire's theory. For such purposes, research was carried out in bibliographies of both authors and of authors who speak of Paulo Freire and Karl Marx. Therefore, it is understood that despite the authors having lived in different times, the theories largely intersect. Freire and Marx, authors of vast works, both dedicated their lives in favor of the most needy and oppressed around the world, starting from the conception that it was no longer enough just to think of a more humane and egalitarian world, but it was time to change it., transform it. Both utopian, more utopian in relation to a world that it is possible to change simply by becoming aware and changing the concrete. They not only made criticisms, they gave an opportunity for change, and changes to what they both believed to be a life that sees human beings as being active members of a society, not just passive spectators.
Keywords
Referências
BIANCHI, Álvaro. 150 anos do Manifesto Comunista; Revista do Instituto de Estudos Socialista- Maio de 1998-Nº 1
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. Brasiliense, São Paulo, 1986.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia; Mercado Cultural, São Paulo, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 20ª edição São Paulo, Paz e Terra 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa; 7ª edição São Paulo, Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido; 16ª edição São Paulo, Paz e Terra 2009.
COSTA, Cristina. Sociologia Introdução a Ciências da Sociedade 3ª edição São Paulo Moderna 2008.
MARX Karl, ENGELS Friedrich. Manifesto Comunista, 1ª edição brasileira Rio de Janeiro Garamond, 1998.
MARX Karl, ENGELS Friedrich. A ideologia Alemã, 1ª edição brasileira agosto São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1989.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social 11ª edição São Paulo Loyola 2003.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas: A progressão do pensamento político de Paulo Freire. 2º edição João Pessoa editora Universitária-UFPB 1999.
TOSI, Alberto Rodrigues. Sociologia da Educação, 5ª edição Rio de Janeiro DPEA 2004.
Submetido em:
17/12/2022
Aceito em:
31/12/2022