A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
THE RELATIONSHIP BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN MATHEMATICS TEACHING: EXPERIENCE REPORT
Mara Camargo Severino (UNIFIMES) 1, Elisângela Maura Catarino (UNIFIMES/ULBRA)2
Resumo
Para discutir a importância da relação entre teoria e prática no ensino da matemática, este trabalho apresenta um relato de experiência vivida durante o processo de estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Mineiros-GO -UNIFIMES. Para isso, estabelece estreitas relações com a pesquisa bibliográfica, o pilar de toda e qualquer pesquisa, orientando-se pelos estudos de Freire (1996); Girardelo (2016); Loss (2018); Silva (2014); Pimenta e Lima. (2011); Purificação (2022), bem como em artigos e monografias que visam substanciar a proposta da desta pesquisa. Nesse sentido, entre as atividades trabalhadas durante o estágio supervisionado, o bingo matemático proporcionou uma compreensão mais aprofundada da relevância de a teoria caminhar junto da prática, posto que processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio dos jogos lúdicos, ampliam o universo prático da aula, tirando-a da rotina, contexto em que os alunos assumem maior autonomia nas escolhas dos jogos e realizam sozinhos, ainda que mediados pela estagiária, a prática matemática nesse tipo de situação.
Palavras-chave
Abstract
In order to discuss the importance of the relationship between theory and practice in the teaching of mathematics, this article presents an account of the experience lived during the compulsory supervised internship process of the Pedagogy career at the Centro Universitário de Mineiros-GO-Uniform.For this,it establishes close relationships with bibliographic research, the pillar of all research, guided by the studies of Freire (1996); Girardelo (2016); Loss (2018); Silva (2014); Pimenta and Lima. (2011); Purificação (2022), as well as in articles and monographs that seek to support the proposal of this research. In this sense, among the activities worked on during the supervised internship, mathematical bingo allowed us to deepen the relevance of theory going hand in hand with practice,since the process of teaching and learning mathematics, through playful games, expands the practical universe of the class, taking it out of the routine, a context in which students assume greater autonomy in the choice of games and carry out mathematical practice on their own, even if mediated by the intern.
Keywords
Referências
CORDEIRO, Gisele do Prado; SILVA,Iuri Rojahn da. A importância do lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais. São José dos Campos: Univap, Faculdade de Educação e Artes (Fea).2021.Disponível em: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/RE_0059_0777_01.pdf.Acesso em:22 out.2022.
FLORENTINO,Rosana Oliveira; SOUZA, Neila Nunes de. Professor, sala de aula e suas adversidades: uma experiência de observação em um contexto educacional. Revista Interface (Porto Nacional),v.16,n.16,p.6-17,2018.
FREIRE,Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra,1996.
FUNDAMENTAL, Educação Infantil e Ensino. Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Dom Bosco.Mineiros-GO,2022. GIRARDELO, Fernanda de Paula. Os jogos como forma de ensino. São João del-Rei, Universidade Federal São João del-Rei,2016.
LAKATOS, Eva Maria;MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 3.ed. São Paulo:Atlas S.A,1991.
LOSS,Adriana Salete (org.). O estágio supervisionado na formação de professores. Curitiba:Crv,2018.248 p.
MUSSI, Ricardo Frankllin de Freitas; FLORES,Fabio Fernandes; ALMEIDA,Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48,p. 1-18,2021.
PIMENTA,Selma Garrido;LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6.ed. São Paulo:Cortez,2011.296 p.
PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. O professor estagiário de pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de matemática nos anos iniciais: experiência formativa em uma IES do sudoeste de Goiás/Brasil.2022.
QUIRINO,Sayonara Ramos Marcelino Ferreira et al. A importância do lúdico nas aulas de matemática. 2014. Disponível em:https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2014/Modalidade_1datahora_20_06 2014_11_11_24_idinscrito_5_7b8f28317a05e9c8fd28deb95b106fel.pdf. Acesso em:22 out. 2022.
SILVA,Nilson Robson Guedes. Estágio supervisionado em pedagogia. 2. ed. Campinas: Alínea,2014.130 p.
Submetido em:
22/12/2022
Aceito em:
31/12/2022