Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/63bb224ba95395746b50c413
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO: trajetória, direitos educacionais e perspectivas no ensino superior

BRAZILIAN SIGN LANGUAGE IN DEAF STUDENT EDUCATION: trajectory, educational rights and perspectives in higher education

Kathiuscy Machado Lourenço (UNIFIMES) 1, Vanessa Alves Pereira (UEMS) 2

Downloads: 2
Views: 374

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o meio oficial de comunicação da comunidade surda no Brasil; desse modo, sua importância no processo de inclusão escolar requer uma mudança significativa no processo educacional e na capacitação do professor desde sua formação inicial. A garantia e a permanência do aluno surdo em sala de aula fizeram surgir o interesse em pesquisar sobre a temática. Um professor somente com a primeira formação tem bagagem para trabalhar com um aluno surdo em sala de aula? O objetivo do presente trabalho é conhecer sobre a trajetória da comunidade surda e os aspectos relacionados a Libras, com enfoque nessa língua enquanto disciplina no ensino superior. A leitura das obras de Goldfeld (2002), Quadros (1997), Strobel (2009), entre outros, foram essenciais para o enriquecimento desse estudo, que tem como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram analisadas as matrizes curriculares do curso de Pedagogia, em universidades do Sudoeste Goiano, no que tange a Libras enquanto disciplina. Conclui-se que, de modo geral, os cursos de Pedagogia não ofertam subsídios suficientes para o saber pedagógico do professor na área de Libras, cabendo ao docente não se limitar somente à primeira formação, mas buscar conhecimento em novas fontes. Afinal, a educação inclusiva e a necessidade de professores bilíngues perpassa todas as modalidades e etapas da educação, e é um direito garantido ao aluno.

Palavras-chave

Libras. Surdos. Professor Bilingue. Direitos Educacionais.

Abstract

The Brazilian Sign Language (Libras) is the official means of communication for the deaf community in Brazil, therefore, its importance in the process of school inclusion requires a significant change in the educational process and in teacher training from its initial formation. The guarantee and permanence of the deaf student in the classroom gave rise to interest in researching the subject. Does a teacher with only a first degree have the experience to work with a deaf student in the classroom? The objective of this work is: to learn about the trajectory of the deaf community and aspects related to Libras, with a focus on higher education. The reading of the works of Goldfeld (2002), Quadros (1997), Strobel (2009) and among others were essential for the enrichment of this study, which has as its methodology a bibliographical and documental research, where the curricular matrix of the course was analyzed. Pedagogy course at Centro Universitário de Mineiros – Unifimes, regarding Libras as a discipline. It is concluded that, in general, the Pedagogy courses do not offer sufficient subsidies for the teacher's pedagogical knowledge in the area of ​​Libras, leaving it to the teacher not to limit himself only to the first training, but to seek knowledge in new sources. After all, inclusive education and the need for bilingual teachers permeates all modalities and stages of education and is a right guaranteed to the student.

Keywords

Pounds. Deaf. Bilingual Teacher. Educational Rights.  

Referências

BRASIL. Agência do senado. Obrigatoriedade da oferta de Libras na educação básica passa na CDH. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/08/30/obrigatoriedade-da-oferta-de-libras-na-educacao-basica-passa-na-cdh#:~:text=O%20texto%20modifica%20a%20Lei,e%20modalidades%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica. Acesso em: 21 de out. 2022.

BRASIL. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022

BRASIL. DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5626-22-dezembro-2005-539842-publicacaooriginal-39399-pe.html. Acesso em: 23 de setembro de 2022
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/surdez-3/#footer. Acesso em: 23 set. 2022.

BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 21 out. 2022.

CARVALHO, PAULO VAZ. O Abade de L’Epée no Século XXI. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=7&idart=307. Acessado em: 10 ago. 2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS - UNIFIMES. Matriz curricular curso de Pedagogia Unifimes 2016. Disponível em: https://unifimes.edu.br/filemanager_uploads/files/documentos/graduacao/pedagogia/Matriz%20Curricular%20Pedagogia.pdf. Acesso em: 10 nov. 22

CRUZ, G. C.; GLAT, R. Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar em Revista, n.52, p.257-273, 2014. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/article/viewFile/32950/22650. Acesso em: 14 nov. 2022.

DE FREITAS, Maria do Socorro Araújo. CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE PETROLINA/PE. Lajeado, junho de 2016. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/6cb3557b-67bd-4b20-9fe8-5b638f450191/content. Acesso em: 22 out. 2022

FERRÃO, Cleomárcio Pereira; LOBATO, Huber Kline Guedes. A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: diálogos sobre inclusão escolar e ensino-aprendizagem da Libras e Língua portuguesa como segunda língua para surdos. 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1544. Acesso em: 12 nov. 2022.

FERREIRA BRITO, Lucinda. Integração social & educação de surdos. R.J.: Babel, 1993. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=13&idart=168. Acesso em: 19 ago. 2022

GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=bM_MhU5SUWsC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 18 ago. 2022

HONORA, M Frizando. Esclarecendo as deficiências. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/5/os-desafios-no-processo-de-alfabetizao-de-surdos#:~:text=Segundo%20Honora%20e%20Frizanco%20(2009,para%20a%20constru%C3%A7%C3%A3o%20da%20escrita. Acesso em: 14 ago. 2022

KALATAI, Patrícia. AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL. disponível em: https://anais.unicentro.br/seped/pdf/iiiv3n1/120.pdf. Acesso em: 18 ago. 2022

LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000300007>. Epub 07 Dez 2001. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000300007. Acesso em: 10 ago. 2022

LIMA, Francisdalva Barbosa. A formação de professores para atuarem com o surdo. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/professores-para-atuarem. Acesso em:  08 ago. 2022

MERCADO, E.A. O significado e implicações da inserção de libras na matriz curricular do curso de pedagogia. In ___ALBRES, N. A. (Org.) Libras em estudo: ensino-aprendizagem. São Paulo: FENEIS, 2012. Disponível em: https://libras.ufsc.br/wp-content/uploads/2019/09/2012-04-ALBRES_LIBRAS_ens_apr.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022

MORI, Nerli Nonato Ribeiro. SANDER, Ricardo Ernani. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2015/trabalhos/co_04/94.pdf. Acesso em: 09 ago. 2022

QUADROS, R. M. de Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre. Artes Médicas. 1997. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/aquisicaoDeLinguaDeSinais/assets/748/Texto_Base_Aquisi_o_de_l_nguas_de_sinais_.pdf. Acesso em: 22 de out. 2022

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. Disponível em: https://docplayer.com.br/63466712-A-pratica-pedagogica-no-ensino-de-libras.html. Acesso em: 11 ago. 2022

SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. O que é Libras? Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47933/1/u1_d24_v21_t01.pdf. Acesso em: 19 ago. 2022

STROBEL, Karin L. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis: UFSC, 2008. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2008/06/livro-fala-da-imagem-do-outro-sobre-a-cultura-surda/. Acesso em: 13 ago. 2022

STROBEL, Karin. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2009. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf. Acessado em: 10 ago. 2022.

Universidade Estadual de Goiás – UEG. Matriz curricular do curso de pedagogia UEG. Disponível em: https://www.ueg.br/referencia/4974 . Acessado em: 5 dez. 2022

Universidade Federal de Goiás - UFG. Matriz curricular do curso de pedagogia UFG. Disponível em: https://fe.ufg.br/p/16617-matriz-curricular-pedagogia. Acessado em: 5 dez. 2022

Universidade de Rio Verde. UniRV. Matriz curricular do curso de pedagogia UniRV. Disponível em: https://www.unirv.edu.br/conteudo/grades/18072017110706.pdf. Acessado em: 5 dez. 2022.


Submetido em:
21/12/2022

Aceito em:
30/12/2022

63bb224ba95395746b50c413 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections