Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO: trajetória, direitos educacionais e perspectivas no ensino superior

BRAZILIAN SIGN LANGUAGE IN DEAF STUDENT EDUCATION: trajectory, educational rights and perspectives in higher education

Kathiuscy Machado Lourenço (UNIFIMES) 1, Vanessa Alves Pereira (UEMS) 2

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Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o meio oficial de comunicação da comunidade surda no Brasil; desse modo, sua importância no processo de inclusão escolar requer uma mudança significativa no processo educacional e na capacitação do professor desde sua formação inicial. A garantia e a permanência do aluno surdo em sala de aula fizeram surgir o interesse em pesquisar sobre a temática. Um professor somente com a primeira formação tem bagagem para trabalhar com um aluno surdo em sala de aula? O objetivo do presente trabalho é conhecer sobre a trajetória da comunidade surda e os aspectos relacionados a Libras, com enfoque nessa língua enquanto disciplina no ensino superior. A leitura das obras de Goldfeld (2002), Quadros (1997), Strobel (2009), entre outros, foram essenciais para o enriquecimento desse estudo, que tem como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram analisadas as matrizes curriculares do curso de Pedagogia, em universidades do Sudoeste Goiano, no que tange a Libras enquanto disciplina. Conclui-se que, de modo geral, os cursos de Pedagogia não ofertam subsídios suficientes para o saber pedagógico do professor na área de Libras, cabendo ao docente não se limitar somente à primeira formação, mas buscar conhecimento em novas fontes. Afinal, a educação inclusiva e a necessidade de professores bilíngues perpassa todas as modalidades e etapas da educação, e é um direito garantido ao aluno.

Palavras-chave

Libras. Surdos. Professor Bilingue. Direitos Educacionais.

Abstract

The Brazilian Sign Language (Libras) is the official means of communication for the deaf community in Brazil, therefore, its importance in the process of school inclusion requires a significant change in the educational process and in teacher training from its initial formation. The guarantee and permanence of the deaf student in the classroom gave rise to interest in researching the subject. Does a teacher with only a first degree have the experience to work with a deaf student in the classroom? The objective of this work is: to learn about the trajectory of the deaf community and aspects related to Libras, with a focus on higher education. The reading of the works of Goldfeld (2002), Quadros (1997), Strobel (2009) and among others were essential for the enrichment of this study, which has as its methodology a bibliographical and documental research, where the curricular matrix of the course was analyzed. Pedagogy course at Centro Universitário de Mineiros – Unifimes, regarding Libras as a discipline. It is concluded that, in general, the Pedagogy courses do not offer sufficient subsidies for the teacher's pedagogical knowledge in the area of ​​Libras, leaving it to the teacher not to limit himself only to the first training, but to seek knowledge in new sources. After all, inclusive education and the need for bilingual teachers permeates all modalities and stages of education and is a right guaranteed to the student.

Keywords

Pounds. Deaf. Bilingual Teacher. Educational Rights.  

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Submetido em:
21/12/2022

Aceito em:
30/12/2022

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