TIC´S EM SALA DE AULA: LIMITES E POSSIBILIDADES
ICT IN THE CLASSROOM: LIMITS AND POSSIBILITIES
Arielly Silva Resende (UNIFIMES) 1, Marcelo Máximo Purificação (ULBRA/UEMS/UNEB) 2
Resumo
Este estudo, desenvolvido na perspectiva bibliográfica, teve como objetivo demonstrar a importância das tecnologias digitais (TDs) no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, ressaltando a necessidade de os professores incorporarem tais tecnologias nas atividades de sala de aula. Nesse sentido, a partir do levantamento bibliográfico, realizou-se o mapeamento de autores e textos presentes em bancos de dados, periódicos, entre outros, que tomam como objeto a importância das TDs para um ensino efetivo e de qualidade no ambiente escolar. Os apontamentos apresentados, ao longo do texto, estabelecem diálogo com pesquisadores como Amado (2007), Harris, Mishra e Koehler (2009), Prado e Valente (2002), Cibotto (2015), Leite e Ribeiro (2012), Araújo (2012), Mishra e Koehler (2006), Purificação (2021), bem como investiga as principais legislações educacionais cujas diretrizes apontam a importância da incorporação das tecnologias no ensino escolar. Nesse processo, percebe-se que a ausência do trabalho com tecnologias digitais em sala de aula está atrelada, em grande parte, ao despreparo dos professores no trabalho com elas, visto a falta, durante sua formação, ou mesmo em cursos voltados para a formação continuada de professores. Contudo, parece não se ter ações direcionadas para a aplicabilidade dessas ferramentas em sala de aula, quando muito o uso de datashows e um aparelho de som, razão pela qual a abordagem do tema se justifica, dado o foco da questão nos principais centros de pesquisas e fóruns educacionais.
Palavras-chave
Abstract
This study, developed from a bibliographic perspective, aimed to demonstrate the importance of digital technologies (DTs) in the students' teaching/learning process, emphasizing the need for teachers to incorporate such technologies in classroom activities. In this sense, based on the bibliographical survey, authors and texts present in databases, journals, among others, were mapped, which focus on the importance of DTs for effective and quality teaching in the school environment. The notes presented throughout the text establish a dialogue with researchers such as Amado (2007), Harris, Mishra and Koehler (2009), Prado and Valente (2002), Cibotto (2015), Leite and Ribeiro (2012), Araújo (2012 ), Mishra and Koehler (2006), Purificação (2021), as well as investigating the main educational legislation whose guidelines point to the importance of incorporating technologies in school teaching. In this process, it is noticed that the absence of working with digital technologies in the classroom is linked, in large part, to the unpreparedness of teachers in working with them, given the lack, during their training, or even in courses aimed at training. continuation of teachers. However, there seems to be no actions aimed at the applicability of these tools in the classroom, at most the use of datashows and a sound system, which is why the approach to the subject is justified, given the focus of the issue in the main research centers. and educational forums.
Keywords
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Submetido em:
10/12/2022
Aceito em:
30/12/2022