Habilidades Motoras de Crianças Na Educação Infantil: Um Estudo Comparativo
Motor Skills of Children in Kindergarten: A Comparative Study
Kétlin Juliana da Silva 1, Diego Matheus Schaab 2, Mônica Faber 3, Denise Bolzan Berlese 4
Resumo
Objetivo: O presente estudo objetivou comparar as habilidades motoras de crianças que frequentam as escolas de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Campo Bom- RS, com e sem a presença do professor de Educação Física. Método: Foram avaliadas 42 crianças nas habilidades motoras de equilíbrio, motricidade fina e global na faixa etária entre 2 e 6 anos de idade. Como instrumento utilizou-se uma adaptação do protocolo proposto por Rosa Neto (2002). Resultados: Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que o grupo que possui a presença do professor de Educação Física (G1) apresentou média superior ao grupo que não possui a presença do professor de Educação Física (G2) que apresentou média normal médio, com diferença significativa para todas as habilidades motoras avaliadas. Conclusão: Concluiu-se que os estímulos oportunizados pelo professor de Educação Física na educação infantil é fator determinante para o desenvolvimento motor dos investigados.
Palavras-chave
Abstract
Objective: The present study aimed to compare the motor skills of children who attend the kindergarten in Campo Bom RS, with and without the presence of the Physical Education teacher. Methods: For this, 42 children were evaluated in motor skills of balance, fine and global motor skills in the age group of 2 to 6 years. The instrument used was an adaptation of the protocol proposed by Rosa Neto F (2002). Results: The obtained results were satisfactory, since the group that has the presence of the teacher of Physical Education (G1) presented higher average than the group that does not have the presence of the teacher of Physical Education (G2), that presented average normal average, with difference significant for all motor skills assessed. Conclusion: It was concluded that the stimuli provided by the Physical Education teacher in early childhood education are determining factors for the motor development of the investigated.
Keywords
Referências
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Submetido em:
25/07/2022
Aceito em:
30/12/2022