INFLUÊNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INFLUENCE OF PLAY AND GAMES ON SCHOOL DEVELOPMENT IN EARLY EARLY EDUCATION
João Carlos Böes 1; Diego de Vargas Matos 2; Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra 3; Nedilson José Gomes de Melo 4; Everaldo Antônio de Jesus 5
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é identificar influências das brincadeiras, dos brinquedos e dos jogos no desenvolvimento integral do pré-escolar. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, com caráter qualitativo, em uma turma de pré-escola de uma instituição pública de Educação Infantil situada no município de Taquara, RS. Durante coleta dos dados foi realizada a observação de aulas, a aplicação de questionário semiestruturado aos pais dos educandos e uma entrevista não-estruturada com a professora regente da turma de pré-escola investigada. Evidenciou-se, a partir das respostas dos pais ao questionário, da professora regente à entrevista, por meio das observações aos pré-escolares investigados e das pesquisas bibliográficas, que as brincadeiras, os brinquedos e os jogos influenciam diretamente no desenvolvimento dos aspectos físicos, intelectuais e afetivos dos pré-escolares, sujeitos desta pesquisa, fornecendo meios que estimulam o esquema corporal, a expressão das emoções e que aguçam a inteligência dessas crianças.
Palavras-chave
Abstract
This article presents a research whose objective is identify the influence of play, toys and games in the integral development of preschool. Therefore, were realized bibliographic and field research, with qualitative character in a preschool class at a public Child Education Institution located in the municipality of Taquara, RS (State of Rio Grande do Sul). During data collection, observation of classes was carried out, the semi – structured questionnaire was applied to the student’s parentes and an unstructured interview with the regent teacher of the investigated preschool class. Evidenced from the parentes responses to the questionnaire, from the regente teacher interview, through observations to the investigated preschoolers and bibliographic research, that play, toys and games directly influence the development of physical, intelectual and affective aspects of preschoolers, subjects of this research, providing means that stimulate the corporal scheme, the expression of the emoticons and that sharpen the intelligence of these children.
Keywords
References
ANTUNES, Celso. Manual de técnicas de dinâmica de grupo. Petrópolis: Vozes, 2000.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CAMPOS, Nara Fernanda De Campos. O Lugar dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010.
CHRISTIE, James F. Programme de jeux pour les structures prescolaires et les cours primaires (2ème partie). L'éducation par le jeu et I'environnement, n. 44, p. 3-6, 1991.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 4. ed. São Paulo: Aquariana, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Ănima Educação, 2014.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1999.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.
NALLIN, Claudia Góes Franco. Memorial de Formação: o papel dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Campinas, SP: [s.n.], 2005.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2. e., Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
SEBER, M. G. Psicologia da Pré-escola: uma visão construtivista. São Paulo: Moderna, 1995.
SILVA, João Da Mata Alves Da. O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual. 2012. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4736/1/MD_EDUMTE_II_2012_33.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2017.
VASCONCELLOS, Celso. Para onde vai o Professor? Resgate do professor como sujeito de transformações. São Paulo: Libertad, 1995.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Submitted date:
11/20/2023
Accepted date:
11/24/2023