Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/626aba6aa95395472a4a6222
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

AS TECNOLOGIAS NO FAZER MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS TEÓRICOS

TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS: THEORETICAL DIALOGUES

Dayane Silva Borges 1; Marcelo Máximo Purificação 2.

Downloads: 7
Views: 679

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é verificar se essas tecnologias podem ser usadas em matemática de séries iniciais e como elas contribuem para uma aprendizagem significativa no ensino de matemática. A pesquisa utilizará uma bibliografia baseada em teóricos que estudam o assunto. Nos últimos anos, a vida das pessoas está inundada de tecnologia, que existe em vários espaços e é amplamente utilizada em todos os aspectos. O ambiente doméstico está emergido de equipamentos de tecnologia, como telefones celulares, computadores, videogames, geladeiras e micro-ondas. As crianças nascem em um ambiente repleto de equipamentos tecnológicos e desde cedo aprendem a lidar com a tecnologia digital. O uso da tecnologia pode colaborar na aprendizagem matemática? Autores como: Amado (2017), Purificação (2018), Borba (2017), Cotta (2002) e Cibotto (2018). Acreditam que as tecnologias podem ser fortes aliados ao processo de aprendizagem matemática das crianças nos anos iniciais.

Palavras-chave

Matemática, Tecnologias, Anos Iniciais

Abstract

The general objective of the research is to verify if these technologies can be used in mathematics of early grades and how they contribute to a meaningful learning in the teaching of mathematics. The research will use a bibliography based on theorists who study the subject. In recent years, people's lives have been awash in technology, which exists in many spaces and is widely used in all aspects. The home environment is emerging from technology equipment such as cell phones, computers, video games, refrigerators and microwaves. Children are born in an environment full of technological equipment and from an early age learn to deal with digital technology. Can the use of technology collaborate in math learning? Authors such as: Amado (2017), Purificação (2018), Borba (2017), Cotta (2002) and Cibotto (2018). They believe that technologies can be strong allies to children's math learning process in the early years.

Keywords

 Mathematics, Technologies, Early Years

References

AMADO, Nélia, M.P. O professor estagiário de matemática e a integração das tecnologias em sala de aula- CIEFCUL, Faro 2017.

 AMADO, N. Tecnologias na aprendizagem da matemática: mentoring, uma estratégia para a Formação de Professores. Educação Matemática Pesquisa, [S.l.], v. 17, n. 5, p. 1013-1039, 2015.

 ASSIS, Cibelle de Castro. Formação continuada para professores de Matemática: integrando softwares educativos à prática docente. In: XIII Conferência interamericana de Educação Matemática – CIAEM, p.1-12. Recife: Jun 2011.

 BARBOSA, Ângela Afonsina de Souza. O uso das tecnologias como suporte no ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental e médio. Curitiba, Secretaria de Estado da Educação, 2008.

 BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: 2008.

 BRASIL. Ministério da Educação. Guia dos livros didáticos: Ensino Fundamental Anos Finais. PNLD 2017. Brasília, DF.2016.

 BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília, 1998.

 BOLFE, A.; DEINANI, D. K.; MOLOSSI, M. Uso da Calculadora no Ensino e na Aprendizagem. 2002. Disponível em: < http://ucsnews.ucs.br/ccet/deme/emsoares/inipes/calculadora/ >. Acesso 23  Outubro 2021

 BORBA, M. de C; SCUCUGLIA, R. S.; GADANIDIS, G.. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1º edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014 (Coleção Tendências em Educação Matemática).

 BOVO, A.A. Formação continuada de professores de matemática para uso de tecnologia na sala de aula: tensões entre proposta e implementação. Dissertação de mestrado. Rio Claro: UNESP, 2004.

 CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. As concepões de professores de matemática em início de carreira sobre as contribuições da formação inicial para a utilização das tecnologias de informação e comunição. Bolema, v.23, n.36, p.775-800. Rio Claro (SP) Agosto, 2010.

 CIBOTTO, R. A. G. O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores: uma experiência na Licenciatura em Matemática. 2015. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, UFSCar, São Carlos, 2015.

 COTTA, Alceu Júnior. Novas Tecnologias Educacionais No Ensino de Matemática: estudo de caso - Logo e do Cabri-Géomètre. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, 2002.

 DEPOLI, Suelen Regina Almeida. A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2012.

 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 GIRARDI, D. S. O uso da calculadora no ensino de matemática: um estudo exploratório acerca das concepções dos professores de matemática. 2004.

 HARRIS, J.; HOFER, M. Instructional planning activity types as vehicles for curriculumbased TPACK development. In: MADDUX, C. D. (Ed.). Research highlights in technology and teacher education. Chesapeake, VA: Society for Information Technology in Teacher Education, 2009. p. 99-108.

 JUNIO, Antônio, N. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Formação de Professores- UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, 2013.

 LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

 MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

 MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. In: Comunicação & Educação, São Paulo, ECA-Ed. Moderna, p. 27-35, jan./abr. 1995.

 MORAN, Jose; Mudando a educação com metodologias ativas, 2009. Disponível em:<http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso 29 outubro 2021

 MOTA, Maria Sebastiana Gomes; PEREIRA, Francisca Elisa de Lima; Desenvolvimento e aprendizagem, processo de construção do conhecimento e desenvolvimento do indivíduo-2013.  Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_desenvolvimento.pdf>. Acesso 26 outubro 2021

 OLIVERA, Sergiano, G.O. AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES- Universidade Cruzeiro do Sul, 2020.

 OLIVEIRA, C.E. Expectativas e dificuldades de licenciados em matemática relativas ao uso de tecnologia informática. Dissertação de mestrado. Rio Claro: UNESP, 2008.

 PENTEADO, Miriam Godoy. Redes de Trabalho: Expansão das possibilidades da informática na educação matemática da escola básica. In: BICUDO, M.A.V.; BORBA, M.C. (Orgs). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.p.283-295.

 PENTEADO, M.; BORBA, M. C. A Informática em ação - formação de professores, pesquisa e extensão. [S.l.]: Editora Olho d´Água, 2000, p. 29.

  PETLA, Rivelino José. Possibilidade Para o Ensino da Matemática. Universidade Federal do Paraná (UFPR) -2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1419-8.pdf > Acesso  25 outubro de 2021.

 PURIFICAÇÃO, M.M. A utilização das tecnologias na formação inicial de professores de matemática. Revista Espacios. Vol. 39 (Nº 46) Ano 2018. p. 14. Disponível em: http://w.revistaespacios.com/a18v39n46/a18v39n46p14.  Acesso em 20 out 2021.

 PURIFICAÇÃO, Marcelo Máxima; Amado, Nélia Maria Pontes; Santos, Jeová Braga dos; Oliveira, Pedro Márcio Pinto de; Borges, Dayane Silva; Carrijo, Danielly Oliveira. (2021). The Initial Education of the Pedagogue and the Technologies in the Theoretical Perspective of the TPACK Model. Am. In. Mult. J., Mar. to Jun. (10) 5, 36-48.

 PURIFICAÇÃO, M.M. Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 16675-16688, sep. 2019. Disponível em:  https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/viewFile/3468/3289. Acesso em: 18 nov 2020

 NIESS, M. L. Gues Editorial: Preparing teachers to teach mathematics with technology. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 195-203, 2006.

 

ROCHA. E. M. RODRIGUES, J. F. A comunicação da matemática na era digital. In: Boletim, SPM 53, 2005.

 SOUZA, Viviane, A.D. O trabalho educativo com o software de geometria dinâmica no quinto ano do ensino fundamental- UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2017.

 VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: JOSE ARMANDO VALENTE. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. 1 ed. Brasília: Ministério da Educaçao. Secretaria de Educação a Distância, 2005, p. 22-31.

 VASCONCELOS, C. C. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, Novos desafios. 2000. Disponível em: < https://www.ipv.pt/millenium/20_ect6.htm >. Acesso 28 outubro 2021

 VIRGULINO, Carina Silvana. O ensino da matemática na educação infantil-Webartigos 2014. Disponível em: < https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-matematica-na-educacao-infantil/119953 >.Acesso 28 outubro 2021

 WOLFF, Maria, E. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS- Laranjeiras do Sul, 2013.

 

 


Submitted date:
01/12/2022

Accepted date:
03/27/2022

626aba6aa95395472a4a6222 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections