A SINGULARIDADE DA LEITURA E A PLURALIDADE DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
THE SINGULARITY OF READING AND THE PLURALITY OF INTERPRETATION OF LITERARY TEXTS
Ivone Sousa Lopes 1, Neyla Cruz 2.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo abordar a importância de uma leitura no sentido mais amplo da palavra, ou seja, ler e interpretar, e para isso, se faz necessário conhecer a forma de realizar uma leitura proveitosa, o que conduz a apontar os tipos de textos e suas aplicabilidades. Mostrar como os textos literários, especialmente, podem oferecer vários caminhos para variadas interpretações, já que são produzidos para mexer com o emocional do leitor, enquanto os textos não literários são claros e denotativos, pretendem informar de maneira geral. Considerando como realmente a leitura flui dentro da sociedade, isto é, nem todos fazem uma leitura de um texto e entendem o mesmo, sucedendo até com os textos objetivos, pois os leitores têm oportunidades e preparações diferentes, e pela diversidade e propósito dos textos. Refletindo ainda as possíveis razões que levam alguém a não querer ler ou não desenvolver essa competência, apontando dados estatísticos da revista Retratos da Leitura, que apresenta o percentual de leitores e não leitores, e também a proporção dos que gostam muito de ler, gostam um pouco de ler, não gostam de ler e não sabem ler. A metodologia empregada foi a pesquisa e a leitura de artigos científicos e de obras literárias.
Palavras-chave
Abstract
This work aims to address the importance of reading in the broadest sense of the word, that is, reading and interpreting, and for this it is necessary to know how to carry out a fruitful reading, which leads to pointing out the types of texts and their applicability. Show how literary texts, especially, can offer several paths for different interpretations, as they are produced to move the reader's emotions, while non-literary texts are clear and denotative, intending to inform in a general way. Considering how reading really flows within society, that is, not everyone reads a text and understands it, even with objective texts, as readers have different opportunities and preparations, and because of the diversity and purpose of the texts. Also reflecting the possible reasons that lead someone not to want to read or not to develop this competence, pointing out statistical data from the magazine Retratos da Leitura, which presents the percentage of readers and non-readers, and also the proportion of those who like to read a lot, like a little reading, they don't like to read and they don't know how to read. The methodology used was research and reading of scientific articles and literary works.
Keywords
Referencias
ASSIS, Machado. Dom Casmurro. 5° ed. São Paulo: FTD, 1999.
BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. 3º edição. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BRAGA, Regina Maria; e SILVESTRE, Maria de Fátima. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para sala de aula. São Paulo: Global, 2009.
BRASIL TEM REDUÇÃO DE LEITORES E AUMENTO DE TEMPO NAS REDES SOCIAIS. Portal Correio, 2020. Disponível em: <https://portalcorreio.com.br/brasil-tem- reducao-de-leitores-e- aumento -de-tempo-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 21 de Agosto de 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CENTENO, Y. K., A Alquimia do Amor, Lisboa, Regra do Jogo, 1986.
CARVALHO, Damiana Maria. A importância da leitura literária para o ensino. EntreLetras, 2016, 6.1: 6-21.
FAILLA, Zoara. Leitura. Retratos da Leitura 4ª edição, 2019. Disponível em: <http://prolivro.org. br/wp -content/uploads/2020/07/ Pesquisa_Retratos_da_Leitur a_na_FLUP_e_Bienal_ RJ_2019.pdf.> Acesso em: 19 de Agosto de 2021.
GLEDSON, John. Machado de Assis: impostura e realismo: uma interpretação de Dom Casmurro. Editora Companhia das Letras, 2019.
KASPARI, Tatiane; SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Leitura do texto literário: fundamentos teóricos e justificativa para sua prática. Revista Desenredo, 2016, 12.2.
KILIAN, Carina; FLÔRES, Onici Claro. Leitura, interpretação e compreensão: um visão pragmática. Linguagens & Cidadania, 2021, 14.1.
LEFFA, Vilson J. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação de texto. Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012, 253-269.
LUNDQUIST, Lita. La cohérence textuelle: syntaxe, sémantique, pragmatique. 1983.
NEVES, Flávia. Texto literário e não literário. NORMA CULTA Língua Portuguesa em bom Português, 2007 – 2021. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/texto- literario-e-nao- literario/>. Acesso em: 22 de agosto de 2021.
SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa; DE CARVALHO ROCHA, Antônia Cláudia; CAMPELO, Sandra Maria Lemos. A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO: da fruição à construção do sentido. Afluente: Revista de Letras e Linguística, 2016.
SKALSKI, Dagmara; ROBAZCKIEVCZ, Maria. CADERNOS, P. D. E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013.
Submitted date:
11/02/2021
Accepted date:
17/03/2021