LETRAMENTO HISTÓRICO DOS ESTUDANTES E O CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: PERCEPÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
HISTORICAL LITERACY OF STUDENTS AND CONCEPT OF HISTORICAL CONSCIOUSNESS: PERCEPTIONS IN THE CONTEXT OF HIGH SCHOOL
Fábia Janaína Marciel da Silva
Resumo
O presente trabalho objetiva verificar como os estudantes, colaboradores desse estudo, matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas públicas estaduais, compreendem o conceito de consciência histórica e a importância da história, enquanto ciência fundamental para o conhecimento humano, bem como, algumas abordagens acerca da teoria da história. Partindo de uma reflexão sobre a importância desses conceitos e desse conhecimento teórico, como possibilidade de percepção de sua própria historicidade e de análise do seu papel, enquanto sujeito histórico, no contexto social e temporal no qual se insere. Para essa finalidade, nos utilizamos de uma pesquisa bibliográfica e da metodologia da história oral, através de uma abordagem qualitativa, para evidenciar o conhecimento dos estudantes e os aspectos abordados na investigação proposta, procurando destacar a necessidade de um ensino pautado em reflexões teóricas e práticas sobre a compreensão da história e da consciência histórica no ensino médio, na realidade das escolas pesquisadas.
Palavras-chave
Abstract
The present work objective to verify how the students, collaborators of this study, enrolled in the third year of High School of two state public schools that were part of the research field understand the concept of historical conscience and the importance of history, while fundamental science for human knowledge, as well as some approaches to the theory of history. Starting from a reflection on the importance of these concepts and this theoretical knowledge, as a possibility of perception of its own historicity and analysis of its role, as a historical subject, in the social and temporal context in which it is inserted. For this purpose, we use a bibliographic research and the methodology of oral history, through a qualitative approach, to highlight the students' knowledge and the aspects addressed in the proposed investigation, seeking to highlight the need for teaching based on theoretical and practical reflections on the understanding of history and historical awareness in high school, in the reality of the schools surveyed.
Keywords
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Submetido em:
11/02/2021
Aceito em:
17/03/2021