Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6193d26ba953953ad17a6b02
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

LETRAMENTO HISTÓRICO DOS ESTUDANTES E O CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: PERCEPÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

HISTORICAL LITERACY OF STUDENTS AND CONCEPT OF HISTORICAL CONSCIOUSNESS: PERCEPTIONS IN THE CONTEXT OF HIGH SCHOOL

Fábia Janaína Marciel da Silva

Downloads: 3
Views: 348

Resumo

O presente trabalho objetiva verificar como os estudantes, colaboradores desse estudo, matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas públicas estaduais, compreendem o conceito de consciência histórica e a importância da história, enquanto ciência fundamental para o conhecimento humano, bem como, algumas abordagens acerca da teoria da história. Partindo de uma reflexão sobre a importância desses conceitos e desse conhecimento teórico, como possibilidade de percepção de sua própria historicidade e de análise do seu papel, enquanto sujeito histórico, no contexto social e temporal no qual se insere. Para essa finalidade, nos utilizamos de uma pesquisa bibliográfica e da metodologia da história oral, através de uma abordagem qualitativa, para evidenciar o conhecimento dos estudantes e os aspectos abordados na investigação proposta, procurando destacar a necessidade de um ensino pautado em reflexões teóricas e práticas sobre a compreensão da história e da consciência histórica no ensino médio, na realidade das escolas pesquisadas.

Palavras-chave

Aprendizagem histórica. Letramento histórico. Consciência Histórica. Teoria da História.

Abstract

The present work objective to verify how the students, collaborators of this study, enrolled in the third year of High School of two state public schools that were part of the research field understand the concept of historical conscience and the importance of history, while fundamental science for human knowledge, as well as some approaches to the theory of history. Starting from a reflection on the importance of these concepts and this theoretical knowledge, as a possibility of perception of its own historicity and analysis of its role, as a historical subject, in the social and temporal context in which it is inserted. For this purpose, we use a bibliographic research and the methodology of oral history, through a qualitative approach, to highlight the students' knowledge and the aspects addressed in the proposed investigation, seeking to highlight the need for teaching based on theoretical and practical reflections on the understanding of history and historical awareness in high school, in the reality of the schools surveyed. 

Keywords

Historical learning. Historical literacy. Historical Consciousness. Theory of History.

Referências

ALVES, Ronaldo Cardoso. Aprender História com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses. Tese de doutorado. Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 2011.

CAINELLI, Marlene. SANTOS, Flávio Batista dos. O ensino de história local na formação da consciência histórica: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. Cadernos de pesquisa: Pensamento educacional, Curitiba, v. 05, nº 21, p. 158-174, jan/abr, 2014.

CERRI, Luís Fernando. Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica. Porto alegre. Educação & Realidade, vol. 36, núm. 1, p. 59-81 jan-abril, 2011.

CERRI, Luís Fernando. Ensino de História e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea.  Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

CERRI, Luís Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da História. Revista de História Regional, p. 93-112, inverno, 2001.

FERNANDES, Aurélio Silva. As concepções de Ensino de História e a consciência histórica: um estudo com alunos do 3º ano do Ensino Médio Regular. Dissertação de Mestrado, Rede PROFHISTÓRIA. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 2016.

GAGO, Marília. Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal. Revista História Hoje, v. 5, nº 9, p. 76-93, 2016.

GERMINARI, Geyso Dongley. A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados. Tese de Doutorado. Setor da Educação. Universidade Federal do Paraná, 2010.

GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de História. Campinas, Papirus, 2012.

HARTOG, François. Tempo, história e escrita da história: a ordem do tempo. Disponível em: HTTP://www.fflch.usp.br. Acesso em 20 de janeiro de 2008.

HELLER, Agnes. Uma teoria da História. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de Literacia histórica. Educar Especial, Curitiba, p. 131-150. Editora UFPR, 2006.

LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa. Educar em revista, Curitiba, Brasil, nº 60, p. 107-146, abr./jun. 2016.

MARTINS, Estevão de Rezende Martins. História, historiografia e pesquisa em educação histórica. Educar em Revista. Curitiba, v. 35, nº 74, p. 17-33, mar./abr. 2019.

MEDEIROS, Daniel Hortêncio de. A formação da consciência Histórica como objetivo do Ensino de História no Ensino Médio: o lugar do material didático. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná, 2005.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora dos Santos. GARCIA, Tânia M. F. Braga. A formação da consciência histórica e o cotidiano nas aulas de História. Caderno CEDES. Campinas, vol. 25, nº 67, p. 297-308, setembro/dezembro, 2005.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de história e o cotidiano em sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2017.

SILVA, Marcos Antônio. Letramento no ensino de história. Cadernos de História. Belo horizonte, v. 12, nº 17, 2º semestre, 2011.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.


Submetido em:
11/02/2021

Aceito em:
17/03/2021

6193d26ba953953ad17a6b02 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections