Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6193ccb4a95395378f5c9c84
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

AS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: OS DESAFIOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE–PE

REMOTE PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC: THE CHALLENGES OF STATE SCHOOL TEACHERS IN THE GREATER RECIFE REGION–PE

Anair Silva Lins e Melo 1, Cristiane Silva de Oliveira 2, Julião Matheus Bezerra Cavalcante 3.

Downloads: 3
Views: 536

Resumo

A evolução das tecnologias de informação ao longo dos anos exigiu novas habilidades, nas quais o professor precisou se familiarizar com o novo contexto tecnológico. A pandemia da COVID-19 alterou a rotina de milhares de professores e alunos pelo mundo, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, que passaram a conviver com o ensino remoto de maneira frequente. Diante deste cenário surge a proposta de pesquisa, cujo objetivo principal correspondeu a investigar como os professores de Língua Portuguesa de escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife – PE enfrentaram os desafios impostos pela pandemia à educação. O estudo se constitui numa pesquisa exploratória apoiada em uma análise qualitativa. O estudo foi realizado em dois momentos: um levantamento de caráter bibliográfico e uma pesquisa de campo, direcionada à aplicação de um questionário semiestruturado com professores de escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife–PE. Os resultados revelaram que os desafios se tornaram dificuldades enfrentadas quando os professores se deparam com novas ferramentas digitais, logo, mencionaram ser as mais usadas para estabelecer um contato de cunho pedagógico com os alunos remotamente: o Google Classroom, Google Meet, WhatsApp, Google forms com o Instagram e por último o Facebook e para manter o processo de ensino aprendizagem com seus alunos. Contudo, as dificuldades permitiram uma reflexão da prática pedagógica, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem de maneira construtiva. 

Palavras-chave

Língua Portuguesa. Ensino remoto. Pandemia. Recife.

Abstract

The evolution of information technologies over the years requires new skills, where the teacher needed to become familiar with the new technological context. The COVID-19 pandemic changed the routine of thousands of teachers and students around the world, both in Basic Education and in Higher Education who began to live with remote education frequently. Faced with this scenario arises the research proposal, whose main objective was to investigate how the teachers of Portuguese language of state schools in the metropolitan region of Recife– PE, faced the challenges imposed by the pandemic to education. The study is an exploratory research supported by a qualitative analysis. The study was conducted in two moments: a bibliographic survey and a field research, directed to the application of an interview script with tea chers of state schools in the Metropolitan Region of Recife – PE. The results revealed that the challenges became difficult when faced with new digital tools, previously known, but not used, or used infrequently. Being mentioned as most used, given the need to establish a pedagogical contact with students remotely: Google Classrom, Google Meet, WhatsApp, Google Forms along with Instagram and Facebook. However, the difficulties allowed a reflection of the pedagogical practice, re-signifying the process of teaching and learning in a constructive way. 

Keywords

: Portuguese language. Remote teaching. Pandemic. Recife. 

Referências

ABREU, A.S. O professor de língua portuguesa na era digital. Monografia. Graduação em Letras-Inglês.  Centro Universitário de Brasília – UniCeub. 2013, 54 fl. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/4540/1/TCC%20C3%93S%20BANCA.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2020.

BARCHE, C.K.; ALMEIDA, C. Adoção de recursos tecnológicos inovativos na educação: um estudo sob a ótica da teoria institucional. Rev. Adm. Cont. Econ. v.14, n.1, p.103-120, 2015. Disponível em: <httpps://periódicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5285>. Acesso em: 10 nov. 2020.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5ª ed.. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

CUNHA, S. F. L. O papel do professor de língua portuguesa no paradigma da educação inclusiva. IDEA. v. 2, n. 1, jul./dez. 2010. Disponível em: <https:docplayer.com.br/7420678-O-papel-do-professor-de-lingua-portuguesa-no-paradigma-da-educacao-inclusiva.html>. Acesso em: 19 nov. 2020.

DIAS, A.O.; DIAS, F.A.O.; FERREIRA, H.S. A tecnologia nas aulas de língua portuguesa. Revista Expressão Católica. V. 6, n. 1, jan-jun. p. 11-18, Disponível em: <https://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2082>.  Acesso em: 10 nov. 2020.

FERREIRA, J. B. et al. A disseminação da aprendizagem com mobilidade (Mlearning). DataGramaZero-Revista de Ciência da Informação. v13, n.4. p. 1-21. agosto 2012. Disponível em: <https:www.academia.edu./1872332/A_dissimina%C3A7%C3%A3o_da_aprendizagem_com_mobilidade_M_learning_>. Acesso em: 10 nov.2020.

HONORATO, H.G.; MARCELINO, A.C.K.B. A arte de ensinar e pandemia COVID-19: a visão dos professores. REDE - Revista Diálogos em Educação. v.1, n. 1. Jan-jun. p. 208-220, 2020. Disponível em: <http://www.faculdadeanicuns.com.br/ojs/index.php/revistadialogosemeducacao/article/view/39>. Acesso em: 10 nov. 2020.

KENSKI, V. Aprendizagem Mediada Pela Tecnologia. Revista Diálogo Educacional. v. 4, n. 10, p. 1-10, 2003. Disponível em: <https:// periódicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419/6323>. Acesso em: 10 nov.2020.

LAIS, C. O uso dos gêneros digitais na sala de aula. Anais.. In: I Simpósio Regional de Educação/Comunicação - EAD e as tecnologias da inteligência: Novo percurso de informação e aprendizagem. p. 1-10. Aracaju, 2010. Disponível em: <docplayer.com.br/1022245-o-uso-dos-generos-digitais-na-sala-de-aula.html>. Acesso em: 03 nov. 2020. 

MAGNABOSCO, G. G. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever? Revista Conjectura. Caxias do Sul, v. 14. maio-ago. p. 49-63, 2009. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revista/index.php/%20conjectura/article/viewFile/14/13>. Acesso em: 03 nov. 2020.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. ReDoc – Revista Docência e Cibercultura. v.4,n.2. mai-ago. p.215-224, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026>. Acesso em: 12 nov. 2020.

MASETTO, T.M. Formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Rev. Docênc. Ens. Pesq. Adm. v.1, n.2.  p.04-25, 2009. Disponível em: <https: edisciplina.usp,br/pluginfilephp/428832/mod_resource/contente/1/FORMACAO_PEDAGOGICA_DOCENTES_DO_ENSINO_SUPERIOR_MASETTO.pdf>. Acesso em: 10 nov.2020.

MORAN, J.M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10ª  ed. Campinas: Papirus, 2006.

MUNHOZ, G. B. A informática educativa e a construção do conhecimento cientifico: o ensino de Geografia.  In: Anais... Simpósio Nacional Sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente. Londrina, 2005, p. 1-15. Disponível em: <https://geografiahumanista.files.wordpress.com/2009/11/gislaine.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2020.

NHANTUMBO, T.L. Capacidade de respostas das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de COVID-19: impasses e desafios. Revista EDUCAmazônia. v.XXV, n.2, jul-dez. p. 556-571, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7851>. Acesso em: 13 nov. 2020.

NOVA, C. C. Novas Lentes para a história: uma viagem pelo universo da construção da História e pelos discursos audio-imagéticos. Salvador: 1999. 255 f. Dissertação. Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia. 1999.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SANTOS, G. L. (Org.). Tecnologias na educação e formação de professores. Brasília: Plano, 2003.

SENHORAS, E. M.; PAZ, A. C. O. Livro eletrônico como meio de desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Roraima. In: SENHORAS, E. M. (Org.). Educação no século XXI: tecnologias. Belo Horizonte, MG: Poisson, 2019.

SETTON, M. G. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2011.

SILVA, A.J.F. et al. Adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escola. Corpoconsciência. v. 24, n. 2. mai-ago. p. 57-70, 2020. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10664>. Acesso em: 10 nov. 2020.

SILVA. S.L. Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica. Revista InterteXto. v.9, n. 1. p. 1-19, 2016. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/viewFile/1076/1519>. Acesso em: 16 nov.2020.

SOUZA, K. P.; SILVA, B. D. A ação do professor no desenvolvimento de práticas empreendedoras com o uso das Tic. In: Congresso Internacional de Galego-Português de Psicopedagogia. 12, 2013. Braga. Atas... Braga: Universidade do Minho. 2013. p. 6154-6168. Disponível em: <https:repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36248/1/A%20ª%C3%A7%C3%A3o%20%20do%20profesor%20no%20desenvolvimento%20de%20pr%3C%A1Ticas%20empreendedoras%20com%20º%20uso%20das%20TIC.pdf>. Acesso em: 10 nov.2020.

TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2012.

TEIXEIRA, C.; CARVALHO, S. M. . A gamificação como prática de ensino na disciplina Automação de Unidades de Informação. Revista Querubim (Online), v. 16, p. 20-25, 2020.  Disponível em: <https://periodicos.uff.br/querubim/issue/download/2110/288>. Acesso em: 10 nov. 2020.

TENÓRIO, A.M.M. O uso das tecnologias digitais online no ensino da língua portuguesa. Anais.. In: Congresso de Tecnologia na Educação. p. 1-11, 2019. Disponível em:<http://www.pe.senac.br/cte/senac2019/pdf/comunica%C3%A7%C3%A3o%20Oral%20senac%202019/O%20USO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20DIGITAIS%20ONLINE%20NO%20ENSINO%20DA%20L%20C3%8DNGUA%20PORTUGUESA.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2020.

VIEIRA, F. M. S. Avaliação de softwear educativo: reflexões para uma análise criteriosa. Campinas: EDUTECNET, 1999.

VOLTOLINI, A.G. M.F.F. Ferramentas digitais e escola: estudo de uma proposta pedagógica. Revista Observatório. n.5, v. 3. P. 293-316, 2019. Disponível em: <https:sistemas.uft.edu.br/periódicos/index.php/observatório/article/download/5776/15351/>. Acesso em: 10 nov. 2020.

PASINI, C.G.D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L.H.C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19.  p. 1-9., 2020. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/upoloads/sites/820/2020/06/Textos-para-Duiscussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2020.

 


Submetido em:
11/02/2021

Aceito em:
17/03/2021

6193ccb4a95395378f5c9c84 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections