Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

AS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: OS DESAFIOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE–PE

REMOTE PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC: THE CHALLENGES OF STATE SCHOOL TEACHERS IN THE GREATER RECIFE REGION–PE

Anair Silva Lins e Melo 1, Cristiane Silva de Oliveira 2, Julião Matheus Bezerra Cavalcante 3.

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Resumo

A evolução das tecnologias de informação ao longo dos anos exigiu novas habilidades, nas quais o professor precisou se familiarizar com o novo contexto tecnológico. A pandemia da COVID-19 alterou a rotina de milhares de professores e alunos pelo mundo, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, que passaram a conviver com o ensino remoto de maneira frequente. Diante deste cenário surge a proposta de pesquisa, cujo objetivo principal correspondeu a investigar como os professores de Língua Portuguesa de escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife – PE enfrentaram os desafios impostos pela pandemia à educação. O estudo se constitui numa pesquisa exploratória apoiada em uma análise qualitativa. O estudo foi realizado em dois momentos: um levantamento de caráter bibliográfico e uma pesquisa de campo, direcionada à aplicação de um questionário semiestruturado com professores de escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife–PE. Os resultados revelaram que os desafios se tornaram dificuldades enfrentadas quando os professores se deparam com novas ferramentas digitais, logo, mencionaram ser as mais usadas para estabelecer um contato de cunho pedagógico com os alunos remotamente: o Google Classroom, Google Meet, WhatsApp, Google forms com o Instagram e por último o Facebook e para manter o processo de ensino aprendizagem com seus alunos. Contudo, as dificuldades permitiram uma reflexão da prática pedagógica, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem de maneira construtiva. 

Palavras-chave

Língua Portuguesa. Ensino remoto. Pandemia. Recife.

Abstract

The evolution of information technologies over the years requires new skills, where the teacher needed to become familiar with the new technological context. The COVID-19 pandemic changed the routine of thousands of teachers and students around the world, both in Basic Education and in Higher Education who began to live with remote education frequently. Faced with this scenario arises the research proposal, whose main objective was to investigate how the teachers of Portuguese language of state schools in the metropolitan region of Recife– PE, faced the challenges imposed by the pandemic to education. The study is an exploratory research supported by a qualitative analysis. The study was conducted in two moments: a bibliographic survey and a field research, directed to the application of an interview script with tea chers of state schools in the Metropolitan Region of Recife – PE. The results revealed that the challenges became difficult when faced with new digital tools, previously known, but not used, or used infrequently. Being mentioned as most used, given the need to establish a pedagogical contact with students remotely: Google Classrom, Google Meet, WhatsApp, Google Forms along with Instagram and Facebook. However, the difficulties allowed a reflection of the pedagogical practice, re-signifying the process of teaching and learning in a constructive way. 

Keywords

: Portuguese language. Remote teaching. Pandemic. Recife. 

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Submetido em:
11/02/2021

Aceito em:
17/03/2021

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