A DOCÊNCIA COMO ÁREA DA PROFISSÃO CONTÁBIL: OS SABERES DOCENTES DOS CONTADORES-PROFESSORES
THE TEACHING AS THE AREA OF ACCOUNTING PROFESSION: THE TEACHING KNOWLEDGE OF TEACHERS-TEACHERS
Patrícia Miranda Ribeiro 1, Raíssa Mendanha Silva 2.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a formação do profissional de contabilidade enquanto professor, ressaltando a importância deste em possuir não somente os conhecimentos de sua área, mas os saberes pedagógicos. Com isso, os acadêmicos e os futuros contadores serão bem orientados e qualificados para o mercado de trabalho tanto na prática contábil quanto para a docência. O texto foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e com base em métodos dedutivos, tendo-se como objeto de estudo à docência como área do exercício contábil. Logo, entende-se que o professorado do ensino superior deve buscar o processo didático através de especializações ou cursos de curta duração para que não se perca nas funções que desempenha na instituição e na sociedade. O cargo de educador é uma profissão tão prática e aparentemente técnica como a contabilidade. É preciso transparecê-la como uma ciência social aplicada às necessidades da própria sociedade. A interpretação destas propostas e metodologias é o desafio do presente texto, desenvolvendo, primordialmente, as novas tendências de mercado para adaptação do docente. O trabalho evidenciou como fonte de pesquisa autores na área de contabilidade como Sá (2008), Iudícibus (2010), Mazzotti (2001) assim a parte do ensino voltado para Ciências Contábeis, sendo eles, Laffin (2002), Tardif (2002), Schmidt (2000) e Pimenta e Anastasiou (2013) e entre outros especialistas.
Palavras-chave
Abstract
This article aims to discuss the training of accounting professionals as a teacher, emphasizing the importance of having not only the knowledge of their area, but also the pedagogical knowledge. With this, academics and future accountants will be well oriented and qualified for the job market both in accounting practice and in teaching. The text was developed through bibliographical research of a qualitative nature and based on deductive methods, having as an object of study teaching as an area of the accounting exercise. Therefore, it is understood that higher education educators should seek the didactic process through specializations or short courses so that they do not lose themselves in the functions they perform in the institution and in society. The position of educator is a profession as practical and apparently technical as accounting. It must be seen as a social science applied to the needs of society itself. The interpretation of these proposals and methodologies is the challenge of this text, developing, primarily, new market trends for adapting teachers. The work showed as a source of research authors in the area of accounting such as Sá (2008), Iudícibus (2010), Mazzotti (2001) as well as the part of teaching focused on Accounting Sciences, namely, Laffin (2002), Tardif (2002), Schmidt (2000) and Pimenta and Anastasiou (2013) and among other specialists.
Keywords
Referencias
BACCI, J. Estudo exploratório sobre o desenvolvimento contábil brasileiro: contribuição ao registro de sua evolução histórica. 2002. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica). Centro U. Álvares Penteado, São Paulo.
BRASIL, Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394). Diário Oficial da União, 20 de dezembro de 1996.
______, Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em 14 jun. 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.
IUDÍCIBUS, Sérgio da. Teoria da Contabilidade. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LAFFIN, M. De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Buscando a qualidade social do ensino. In: Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001, p. 53-60.
MAZZOTTI FILHO, Walter. O Ensino da Contabilidade: uma proposta curricular. In: Revista da Fundação Visconde de Cairu, Salvador: FVC, n. 6, 3. trim., 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 100-166.
SÁ, Antônio Lopes de. História geral da contabilidade no Brasil. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2008.
SCHMIDT, Paulo. História do pensamento contábil. Porto Alegre: Bookman, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Submitted date:
11/02/2021
Accepted date:
17/03/2021