Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

A DOCÊNCIA COMO ÁREA DA PROFISSÃO CONTÁBIL: OS SABERES DOCENTES DOS CONTADORES-PROFESSORES

THE TEACHING AS THE AREA OF ACCOUNTING PROFESSION: THE TEACHING KNOWLEDGE OF TEACHERS-TEACHERS 

Patrícia Miranda Ribeiro 1, Raíssa Mendanha Silva 2.

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Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a formação do profissional de contabilidade enquanto professor, ressaltando a importância deste em possuir não somente os conhecimentos de sua área, mas os saberes pedagógicos. Com isso, os acadêmicos e os futuros contadores serão bem orientados e qualificados para o mercado de trabalho tanto na prática contábil quanto para a docência. O texto foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e com base em métodos dedutivos, tendo-se como objeto de estudo à docência como área do exercício contábil. Logo, entende-se que o professorado do ensino superior deve buscar o processo didático através de especializações ou cursos de curta duração para que não se perca nas funções que desempenha na instituição e na sociedade. O cargo de educador é uma profissão tão prática e aparentemente técnica como a contabilidade. É preciso transparecê-la como uma ciência social aplicada às necessidades da própria sociedade. A interpretação destas propostas e metodologias é o desafio do presente texto, desenvolvendo, primordialmente, as novas tendências de mercado para adaptação do docente. O trabalho evidenciou como fonte de pesquisa autores na área de contabilidade como Sá (2008), Iudícibus (2010), Mazzotti (2001) assim a parte do ensino voltado para Ciências Contábeis, sendo eles, Laffin (2002), Tardif (2002), Schmidt (2000) e Pimenta e Anastasiou (2013) e entre outros especialistas.

Palavras-chave

Contabilidade. Contador-professor. Docência no Ensino Superior. 

Abstract

This article aims to discuss the training of accounting professionals as a teacher, emphasizing the importance of having not only the knowledge of their area, but also the pedagogical knowledge. With this, academics and future accountants will be well oriented and qualified for the job market both in accounting practice and in teaching. The text was developed through bibliographical research of a qualitative nature and based on deductive methods, having as an object of study teaching as an area of the accounting exercise. Therefore, it is understood that higher education educators should seek the didactic process through specializations or short courses so that they do not lose themselves in the functions they perform in the institution and in society. The position of educator is a profession as practical and apparently technical as accounting. It must be seen as a social science applied to the needs of society itself. The interpretation of these proposals and methodologies is the challenge of this text, developing, primarily, new market trends for adapting teachers. The work showed as a source of research authors in the area of accounting such as Sá (2008), Iudícibus (2010), Mazzotti (2001) as well as the part of teaching focused on Accounting Sciences, namely, Laffin (2002), Tardif (2002), Schmidt (2000) and Pimenta and Anastasiou (2013) and among other specialists. 

Keywords

Accounting. Accountant-teacher. Teaching in Higher Education.

Referencias

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Submitted date:
11/02/2021

Accepted date:
17/03/2021

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