Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6193c434a9539534bf456542
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS DE FADAS PARA A APRENDIZAGEM

CHILDREN'S LITERATURE: CONTRIBUTIONS OF FAIRY TALES TO LEARNING

Marcos Antonio Marcelino 1, Nélia Cristina Pinheiro Finotti 2.

Downloads: 4
Views: 444

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a conexão dos contos de fadas no processo de ensino e aprendizagem da criança nos anos iniciais da educação básica. A oportunidade em pesquisar a temática se faz presente, visto que as várias atividades que envolvem os contos de fadas auxiliam no desenvolvimento das crianças, possibilitando transformar a relação entre professor e aluno, aspectos que norteiam e mobilizam a subjetividade, facilitando o desenvolvimento dos aspectos cognitivos da criança que apreende a leitura e a escrita de maneira lúdica instigando a suposições e apreciações de ilustrações compondo a imaginação infantil. As linhas de pensamento de alguns teóricos pioneiros no assunto foram interpretadas e posteriormente dialogadas entre si e entre alguns autores contemporâneos. Colaboram para a pesquisa os teóricos Koscheck (2015); Bettelheim (2002); Simões (2012); Souza (2018), entre outros. A pesquisa é de caráter qualitativo e tem como metodologia a pesquisa bibliográfica. Sendo assim, fez-se investigar até que ponto o uso dos contos de fadas nos anos iniciais da educação básica pôde auxiliar no ensino e aprendizagem dos alunos sendo o professor o facilitador do processo instrutivo. Neste contexto, percebemos que a contação de histórias deve ser mais utilizada e explorada e trabalhada de maneira adequada pelos professores, pois suas contribuições para a aprendizagem proporcionam muitas possibilidades.

Palavras-chave

Literatura Infantil. Contos de Fadas. Ensino. Aprendizagem.  

Abstract

This work aims to show the connection of fairy tales in the child's teaching and learning process in the early years of basic education. The opportunity to research the theme is present, since the various activities that involve fairy tales help in the development of children, making it possible to transform the relationship between teacher and student, aspects that guide and mobilize subjectivity, facilitating the development of cognitive aspects of the child who learns reading and writing in a playful way instigating assumptions and appreciation of illustrations composing the child's imagination. The lines of thought of some pioneering theorists on the subject were interpreted and subsequently discussed among themselves and among some contemporary authors. Theorists collaborate for the research Koscheck (2015); Bettelheim (2002); Simões (2012); Souza (2018), among others. The research has a qualitative character and its exploratory methodology is bibliographic research. Thus, it was investigated to what extent the use of fairy tales in the early years of basic education could help in the teaching and learning of students, with the teacher being the facilitator of the instructional process. In this context, we realize that storytelling should be used and explored more by teachers, as their contributions to learning provide many possibilities

Keywords

Children's Literature. Fairy tale. Teaching. Learning.

Referências

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. 2009. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em: 20 nov. 2020.

BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira, SILVA, Laiane Cristiny Gomes da. Estratégias de leitura no ensino fundamental II: representações de professores de Língua Portuguesa. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli | V. 6, N. 3, p. 67-90, set./ dez. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/viewFile. Acesso em: 10 nov. 2020.

BETTELHEIM Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, v. II. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

JURAZEKY, Rosana da Silva Santos. Um percurso teórico-metodológico para leitura de O Isqueiro Mágico e A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen (1805-1875). (Tese de doutorado em Educação. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista). Presidente Prudente SP. (2014). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114023?locale-attribute=es. Acesso em: 10 nov. 2020.

KOSCHECK, Arcelita. Hora do conto e seu reflexo na educação infantil. 33 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2015.

SANTOS, Darlene Gomes da Silva. Brinquedos e brincadeiras como potencializadoras da aprendizagem. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe/UFS, São Cristóvão/SE, 2015.

SCHARF, Rosetenair Feijá. A escola e a leitura: Prática Pedagógica da Leitura e Produção Textual.  2000. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Tubarão – SC, 2000.

SIMOES, Vera Lucia Blanc. Histórias infantis e aquisição de escrita. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 22-28, Mar.  2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/sLKv5jJcdwWStCbv8V6cL6c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2020.

SOTELO, Daniel. A importância do ato de ler. Resenha do livro: A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 2012. Disponível em http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/viewFile/28/pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.

SOUZA, Cláudia Flôr de. A importância do brincar e do aprender das crianças na educação infantil. 2018 Artigo. Disponível em: https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed1/3.pdf.  Acesso em: 15 nov. 2020.


Submetido em:
11/02/2021

Aceito em:
17/03/2021

6193c434a9539534bf456542 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections