Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6193c206a9539533bf4c4da2
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE PAULO FREIRE EM ANGICOS – RN  

EDUCATION FOR EMANCIPATION: PAULO FREIRE'S EXPERIENCE IN ANGICOS – RN 

Genaro Fonseca 1, Luís Henrique Ferreira 2.

Downloads: 3
Views: 362

Resumo

Na década de 60 o Brasil vivenciou acontecimentos que refletem até hoje em nossa sociedade, em especial na área da educação, discussões como a Educação Popular começaram a surgir pautadas em teorias marxistas de uma educação igualitária para todos. O autor tratado nesta pesquisa, Paulo Freire se destaca neste momento de grande polarização política ao nível mundial, ao propor uma experiência na cidade de Angicos, interior do Estado de Rio Grande do Norte, no ano de 1963, com seu projeto ousado de alfabetizar em 40 horas. Mediante este contexto, esta pesquisa propõe como seu objetivo discutir a experiência de Angicos com a educação para emancipação, e assim verificar através de pesquisa bibliográfica em livros, artigos, periódicos, dissertações e teses, pautadas na pesquisa descritiva, de modo a observar como esta experiência contribuiu para comprovar a educação como peça primordial para autonomia política e social dos sujeitos. Tencionamos discussões com descrições de memórias deste projeto político pedagógico de alfabetização, que pode colocar a teoria e a prática em ação situando Paulo Freire em seu lugar de destaque mundial nas discussões em Educação Popular. Após análise pretendida, verificamos que a experiência de Angicos pode contribuir com as ideias que defendia Paulo Freire sobre a educação como ferramenta para emancipação política e social dos sujeitos.

Palavras-chave

Alfabetização. Emancipação. Política. Paulo Freire. Angicos.

Abstract

In the 1960s Brazil experienced events that still reflect in our society, especially in the area of education, discussions such as Popular Education began to emerge based on Marxist theories of an egalitarian education for all. The author treated in this research, Paulo Freire stands out at this moment of great political polarization worldwide, by proposing an experience in the city of Angicos interior of the State of Rio Grande do Norte in 1963 with his daring project of literacy in 40 hours. Through this context, this research proposes as its objective to discuss the experience of Angicos with education for emancipation, and thus verify through bibliographic research in books, articles, periodicals, theses and dissertations, based on descriptive research, in order to observe how this experience contributed to prove education as a primordial piece for political and social autonomy of the subjects. We intend discussions with descriptions of memories of this political pedagogical project of literacy that can put theory and practice into action by placing Paulo Freire in his place of world prominence in discussions in Popular Education. After the desired analysis, we verified that the experience of Angicos can contribute with the ideas that Paulo Freire defended about education as a tool for political and social emancipation of the subjects 

Keywords

Literacy. Emancipation. Politics. Paulo Freire. Angicos.

Referências

ARON, Raymond. O marxismo de Marx. Tradução Jorge Bastos. São Paulo: Editora Arx, 2004.

FERREIRA, Jovanka Mariana; SOUZA, Gisele. Reflexões acerca do movimento ‘Escola sem Partido: inspiradas pelas teorias de Paulo Freire e Pierre Bourdieu.  Educação e Emancipação, São Luís, v. 11, n. 2, p. 34-59, maio/ago. 2018. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9528>. Acesso em: mai. 2021.

FIDALGO, Lucia. Um olhar sobre Paulo Freire. In: ALBUQUERQUE. Duda. Discutindo língua portuguesa. São Paulo: Escala Educacional, 2000.

GOMES, Leonardo Teixeira. Cidadania e Práticas escolares: as representações de um grupo de alunos do ensino médio de uma escola pública paulista. Orientador: Denis Domeneghetti Badia. 2014. 114 p. Dissertação (Mestrado, Programa de Pós-Graduação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras - Unesp, Araraquara, 2014. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/115574/000805944.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: mai. 2021

LIMA, Antonio Jose Araujo et alPanorama da educação brasileira na década de 1960. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://edito rarealize.com.br/artigo/visualizar/21874 >. Acesso em: mai. 2021.

LYRA, Carlos. As quarenta horas de Angicos: uma experiência pioneira de educação. São Paulo: Cortez, 1996.

PILETTI, Nelson: História da educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1997.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 2010.

SANTOS, Deijenane Gomes. O Nordeste no contexto internacional nos anos 1950-1960: uma introdução. PROCONDEL sudene. 2016. Disponível em: <http://procondel.sudene.gov.br/ Artigos/O%20NORDESTE%20NO%20CONTEXTO%20INTERNACIONAL_Deijenane.pdf > . Acesso em: mai. 2021.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas. Campinas: Autores associados, 2008.

SCHULTZ, Jenerton. O capital humano: Investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

SCHÜTZ, Jenerton; FENSTERSEIFER, Paulo. A relação entre educação e cidadania em Paulo Freire e Dermeval Saviani: reflexões sob a ótica de Hannah Arendt.  Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 219-240, 2018.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. A História das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa. Ed. Universitária/UFPB. 2003. Disponível em: <http://www.perio dicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/12061 >. Acesso em: mai. 2021.

SILVA, Francisco Canindé; SAMPAIO, Marisa Narcizo. Cinquentenário das “40 horas de Angicos”: memoria presente na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, v. 20. n.63. 925-947. Out./dez. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-0925.pdf>. Acesso em: mai. 2021.

 


Submetido em:
11/02/2021

Aceito em:
17/03/2021

6193c206a9539533bf4c4da2 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections