PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESTUDOS E CONCEITOS
PSYCHOGENESIS OF WRITTEN LANGUAGE, LITERACY AND LETTERING STUDIES AND CONCEPTS
Lucilene Simone Felippe Oliveira
Resumo
Esse artigo busca analisar, de maneira sucinta e prática, as contribuições da Psicogênese da Língua Escrita, bem como a abordagem de alguns autores sobre a construção da escrita pela criança. A cidadania e a condição de exercê-la com dignidade, estão ligadas diretamente ao ato da leitura e da escrita. Dessa forma, é necessário despertar a consciência de que a escrita cumpre inúmeras funções sociais. Apesar de a ênfase maior dar-se em relação à psicogênese da língua escrita, também serão abordadas outras questões diretamente relacionadas com a linguagem escrita, como a alfabetização e o letramento. Magda Soares (2014, 2016, 2020) apresenta alguns estudos sobre a alfabetização, priorizando o texto como eixo central desse processo, assim como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) também expõe, ou seja, partir do todo para as partes. Alguns estudos produzidos no Brasil serão apresentados brevemente, como de Rego e Dubeux (1994 apud REGO, 2006) e Nunes (1995 apud REGO, 2006). Cagliari (1998, 2006) acredita que, independentemente do método, o importante é alcançar os objetivos e, se o professor possuir conhecimento em linguística, saberá o que fazer na hora em que precisar fazer para garantir o sucesso na alfabetização. Há, de fato, muitas controvérsias direcionadas ao processo de aquisição da escrita. Deve-se compreender e valorizar o conhecimento que a criança traz à escola, afinal a instituição escolar não é a única informante, principalmente em meios urbanos. A criança não é mera receptora de informações, pois ao entrar na escola, traz consigo conhecimentos que não podem ser descartados. Assim, esse artigo consiste em exploração bibliográfica de livros, documentos e artigos de revistas científicas, bem como uma abordagem do problema de origem qualitativa.
Palavras-chave
Abstract
This article aims to analyze the contributions of Psychogenesis of the Written Language and the approach of some authors on the construction of writing by the child. Citizenship and the condition to exercise it with dignity are bonded to the act of reading and writing. Thus, it is necessary to be awareness that writing fulfills innumerable social functions. Despite the greater emphasis to be on written language psychogenesis, other issues directly related to written language, such as initial reading instruction and literacy, will also be addressed. Magda Soares (2014, 2016, 2020) presents some studies on literacy, prioritizing the text as the central axis of this process, as well as the National Common Curricular Base - NCCB (2017) also exposes, that is, starting from the whole to the parts. Some studies produced in Brazil will be presented shortly, such as by Rego and Dubeux (1994 apud REGO, 2006) and Nunes (1995 apud REGO, 2006). Cagliari (1998, 2006) defends that, regardless of the method, it is important to achieve the objectives and, if the teacher has linguistics knowledge, he will know what to do when he needs to do, to guarantee success in the literacy process. There are many controversies directed to the writing acquisition process. The knowledge that the child brings to school must be understood and valued, after all, the school institution is not the only informant, especially in urban areas. The child is not a mere recipient of information, because when he enters school, he brings with him knowledge that cannot be discarded. This article consists of a bibliographic exploration of books, documents and articles from scientific journals, as well as an approach to the problem of qualitative origin.
Keywords
Referências
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Submetido em:
11/02/2021
Aceito em:
17/03/2021