Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6193a645a9539526cf361044
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

EDUCAR O OLHAR E ENSINAR A ESCRITA

EDUCATE THE GAZE AND TEACH WRITING

Juliano Sippel

Downloads: 1
Views: 542

Resumo

Propiciar o desenvolvimento da percepção sensorial e cultural dos alunos, realizando uma educação do olhar e dos sentidos, pode acompanhar o processo de aquisição da escrita. As crianças possuem uma capacidade bastante elaborada de interpretar obras de arte. Com isso, levantamos o questionamento do porquê não aproveitar essa capacidade e propor práticas de letramento baseadas na observação e na experiência pessoal de cada uma delas diante da observação, utilizando diferentes linguagens no processo de alfabetização e de letramento. Com essa problemática, realizamos um estudo prático com alunos de uma turma de primeiro ano de uma escola privada da cidade de Curitiba-PR. Descobrimos que o uso da arte se revelou essencial no desenvolvimento da percepção estética dos educandos, auxiliando, inclusive, na leitura e na produção de seus textos. Utilizamos métodos qualitativos de caráter interpretativistas e ancoragem teórica nas reflexões sobre a educação do olhar (CARNEIRO, 2005; CHAUÍ 1998; MERLEAU-PONTY, 1984; TIBURI, 2021), Arte e educação (ALMEIDA, 2014; BARBOSA, 1994; HOUSEN, 1983; RICHTER, 2002; ROSSI, 2002; SANTAELLA, 2012; WEITZ, 2007) e ensino de leitura e de escrita (FAYOL, 2014; FERREIRO & TEBEROSKY, 2008; PORT, 2014; SILVA & ZILBERMAN, 2004; SOARES, 2002, 2009).

Palavras-chave

Educação do Olhar. Arte. Leitura. Escrita.

Abstract

Provide the development of students' sensorial and cultural perception, performing an education of the gaze and the senses can follow the process of acquisition of writing. Children have a very elaborate ability to interpret works of art. Why not take advantage of this ability and propose literacy practices based on observation and the personal experience of each of them in the face of observation, using different languages in the process of literacy? Based on this problem, we developed a practical study with students from a first-year class of a private school in the city of Curitiba-PR. We found that the use of art proved to be essential in the development of students' aesthetic perception and even helped the reading and production of their texts. We use interpretivist qualitative methods character and theorical reflections of the education of the gaze (CARNEIRO, 2005; CHAUÍ 1998; MERLEAU-PONTY, 1984; TIBURI, 2021), Art and education (ALMEIDA, 2014; BARBOSA, 1994; HOUSEN, 1983; RICHTER, 2002; ROSSI, 2002; SANTAELLA, 2012; WEITZ, 2007) and reading and writing teaching (FAYOL, 2014; FERREIRO & TEBEROSKY, 2008; PORT, 2014; SILVA & ZILBERMAN, 2004; SOARES, 2002, 2009).

Keywords

Education of the gaze. Art. Reading. Writing.

References

ALMEIDA, F. F. A Alfabetização e a Linguagem das Artes: o desvendar da leitura do mundo. In: Alfabetização e Letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas, 2014.

BARBOSA, A. M. A Imagem no Ensino da Arte. Anos Oitenta e Novos Tempos. São Paulo: Perspectiva, 1994.

CARNEIRO, M. C. C. A. Cidadania: a educação do olhar. Revista de Educação do Cogeime, V. 14, N. 27, 2005.

CHAUÍ, M. Janela da Alma, Espelho do Mundo. In.: O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

FAYOL, M. Aquisição da Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERREIRO, E., TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artemed, 2008.

FINK, N. P. Frida Kahlo para chicos y chicas. Colección Antiprincesas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Sudestada, 2015.

HOUSEN, A. The eye of the beholder: measuring aesthetic development. Harvard Graduate School of Education, 1983.

MERLEAU-PONTY, M. Textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

NEGRI, F. Frida y Diego en el país de las calaveras. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: El Ateneo, 2015.

PORT, S. E. Alfabetização e Letramento: o educador e os desafios de ensinar. In: Alfabetização e Letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas, 2014.

RICHTER, S. Infância e Imaginação: o papel da arte na educação infantil. In: A Educação do Olhar no Ensino das Artes. Porto Alegre: Mediação. 2002.

ROSSI, M. H. W. A Compreensão do Desenvolvimento Estético. In: A Educação do Olhar no Ensino das Artes. Porto Alegre: Mediação. 2002.

SANTAELLA, L. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SILVA, E. T.; ZILBERMAN, R. Pedagogia da Leitura: movimento e história. In: Leitura – Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Editora Ática, 2004.

SOARES, M. Alfabetização e letramento na educação infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Ano VII, N. 20, Jul/Out. 2009.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

TIBURI, M. Aprender a pensar é descobrir o olhar. Disponível em: <http://www.marciatiburi.com.br/textos/aprender.htm>. Acesso em: 5 jul. 2021. Artigo originalmente publicado pelo Jornal do Margs, edição 103 (setembro/outubro).

WEITZ, M. O papel da teoria na estética. In: O que é a arte? A perspectiva analítica. Lisboa: Dinalivro, 2007.

WINTER, J. Frida. São Paulo: Cosac Naify, 2004.


Submitted date:
02/11/2021

Accepted date:
03/17/2021

6193a645a9539526cf361044 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections