Revisitando as abordagens teóricas e práticas de uma formação em terapia holística transpessoal: reflexões de uma jornada de estágio supervisonado
Revisiting the theoretical and practical approaches of a training in transpersonal holistic therapy: reflections of a supervised internship journey
Sandra Célia Coelho G da Silva 1, Vera Lúcia Eça Spínola 2.
Resumo
O presente artigo trata-se um estudo de revisão bibliográfica apresentada em alguns módulos da pós-graduação em formação holística transpessoal de um instituto de referência baiano. A partir da seguinte questão: O quefoi discutido sobre a temática nesse período e a sua contribuição no processo formativo para o estágio supervisionado. O objetivo do presente artigo é refletir a jornada formativa em terapia holística transpessoal partindo da revisita de algumas abordagens teóricas e práticas durante o estágio supervisionado. Conclui-se que a abordagem transpessoal, no processo terapêutico,ao envolver a integralidade do ser humano associadaà sua totalidade traz benefícios às mulheresque sofreram violências dentro de um relacionamento romântico, principalmente durante a pandemia de COVID-19, a partir da necessidade do isolamento social. Aponta-se a eficácia dessa abordagem terapêutica levando em conta a abrangência de técnicas utilizadas e de sua integralidade principalmente no acolhimento de mulheres.
Palavras-chave
Abstract
This article is a literature review study presented in some modules of the postgraduate course in transpersonal holistic training at a reference institute in Bahia. From the following question: What was discussed about the theme in this period and its contribution in the formative process for the supervised internship. The purpose of this article is to reflect on the formative journey in transpersonal holistic therapy based on the revisit of some theoretical and practical approaches during the supervised internship. It is concluded that the transpersonal approach, in the therapeutic process, by involving the integrality of the human being associated with its totality brings benefits to women who have suffered violence within a romantic relationship, especially during the COVID19 pandemic, from the need for social isolation. The effectiveness of this therapeutic approach is pointed out, taking into account the comprehensiveness of the techniques used and their integrality, especially in the reception of women
Keywords
Referencias
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes... Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm. Acesso em: 30 nov. 2018.
FRANKL, V. Psicoterapia e sentido da vida. São Paulo: Quadrante, 1986.
______. Um psicólogo no campo de concentração. 1. ed. Lisboa: Auster, 2021.
FREIRE, P. Política e educação. Indaiatuba: Villa das Letras Editora, 1993.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
JUNG, C. G. A Natureza da Psique. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
______. MysteriumConiunctionis: Rex e Regina; Adão e Eva; A Conjunção. V. 14/2. – 3. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
______. Memórias, Sonhos e Reflexões. Daniela Jaffé (org.). Tradução: Dora Ferreira da Silva.34. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
PALUDO, S. S.; KOLLER, S. H. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, n. 36, p. 9–20, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/paideia/a/mPnRBjz6RrFFy9LPwSmFppz/?lang=pt>. Acesso em: 27 jul. 2021.
ROGERS, C R. Psicoterapia e consulta psicológica. Tradutor: M. Ferreira. – 2. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1979. (originalmente publicado em 1942).
ROGERS, C.R; WOOD, J.K. (orgs.). Abordagem centrada na pessoa. – 5. ed. – Vitória: EDUFES, 2010.
SANTOS, C. B. Abordagem Centrada na Pessoa- Relação Terapêutica e Processo de Mudança. Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca, mar. 2004, pp. 18-23.
SILVA NETO, W. M. F., OLIVEIRA, W. A.; GUZZO, R. S. L. Discutindo a formação em psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades. Psicol. Esc. Educ., v. 21, n. 3, p. 573–82, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-573.pdf. Acesso em: 21 set. 2021
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Por uma nova compreensão do conceito de bem-estar: Martin Seligman e a psicologia positiva. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 22, n. 53, p. 433–435, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/paideia/a/DDmmFXthptYVLTKrY9M3Wmz/?lang=pt>. Acesso em: 22 Set. 2021.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. 3. Ed. Recife: SOS Corpo, 1996.
SELIGMAN, M. E. P. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
Seligman, M. E. P., Csikszentmihalyi, M. Positive Psychology: Anintroduction. American Psychologist, vol. 55 n.1, pp. 5-14, 2000 apud SCORSOLINI-COMIN, 2012.
Seligman, M. E. P., Csikszentmihalyi, M. Positive Psychology: An introduction. American Psychologist, vol. 55 n.1, pp. 5-14, 2000 apud PALUDO e KOLLER, 2007.
ZEMEL, T. Gestalt aplicado ao design web (parte 1): origem do termo, significado e utilidade. 2008. Disponível em: https://desenvolvimentoparaweb.com/design/gestalt-aplicado-ao-design-web-parte-1-origem-do-termo-significado-e-utilidade/. Acesso em: 20 jul. 2021.
Submitted date:
10/09/2021
Accepted date:
21/10/2021