Percepções de professores sobre o papel da coordenação pedagógica no processo educativo: o que diz o Estado do Conhecimento?
Teachers' perceptions of the role of pedagogical coordination in the educational process: what says the State of Knowledge?
Raiane Cordeiro de Araújo 1, John Wolter Oliveira Silva 2, Vanessa Goes Lima 3.
Resumo
É notório que a educação, nesses últimos dois anos, sofreu de forma incalculável com a pandemia da covid-19, os danos para o setor educacional já começam a ser vistos de forma mais nítida e com o retorno as aulas presenciais, em algumas cidades brasileiras, a possibilidade de acompanhar de perto o desempenho dos estudantes, evidencia a importância do trabalho de parceria entre a escola e a família. Nesse ínterim, este estudo pretende responder a seguinte questão: como os professores enxergam o papel da coordenação pedagógica no processo educativo da escola? Para isso, o objetivo é analisar nos periódicos encontrados as percepções dos professores acerca do papel da coordenação pedagógica no processo educativo da escola. Os teóricos que subsidiaram essa investigação foram: Freire (2019), Libâneo (2003), Pimentel (2002), Santos (2010), Oliveira (2011), entre outros que abordam a temática estudada e, por isso, nos possibilita apresentar diferentes olhares e perspectivas relacionadas a pesquisa. Os resultados evidenciaram dentre outros aspectos a complexidade que envolve a importância da coordenação pedagógica e as suas múltiplas funções dentro da escola, assim como os desafios enfrentados no cotidiano escolar, além da grande necessidade de dialogicidade entre o coordenador e os coordenados, visando uma educação de qualidade.
Palavras-chave
Abstract
It is notorious that education, in the last two years, has suffered incalculably with the covid-19 pandemic, the damage to the educational sector is already starting to be seen more clearly and with the return to in-person classes, in some In Brazilian cities, the possibility of closely monitoring the performance of students highlights the importance of working in partnership between the school and the family. In the meantime, this study intends to answer the following question: how do teachers see the role of pedagogical coordination in the school's educational process? For this, the objective is to analyze in the periodicals found the perceptions of teachers about the role of pedagogical coordination in the school's educational process. The theorists who supported this investigation were: Freire (2019), Libâneo (2003), Pimentel (2002), Santos (2010), Oliveira (2011), among others who address the topic studied and, therefore, allow us to present different perspectives. and research-related perspectives. The results showed, among other aspects, the complexity that involves the importance of pedagogical coordination and its multiple functions within the school, as well as the challenges faced in everyday school life, in addition to the great need for dialogue between the coordinator and coordinators, aiming at an education of quality.
Keywords
Referencias
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal, 2016.
CATANANTE, Bartolina Ramalho; DIAS, Lucimar Rosa. A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 1, p. 103-113, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/7bzpsVkpWch9vdrFpWTSxBK/?lang=pt#. Acesso em: 03 nov. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “ESTADO DA ARTE”. Educação e Sociedade, n° 79, agosto, 2002.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangabeira. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2003.
MOROSINI, Marília; SANTOS, Pricila Kohls e BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
OLIVEIRA, Irailde Correia de Souza. A função do coordenador pedagógico no cotidiano escolar: do planejamento à avaliação. Coordenação Pedagógica. Maceió, NEAD, 2011.
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Desenvolvimento profissional de professoras iniciantes: impactos da ação da coordenação pedagógica. Educação em perspectiva. Viçosa, v. 11, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8995/5802. Acesso em 03 nov. 2021.
PIMENTA, Selma Garriddo. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
SANTOS, Amanda Gonçalves dos. O coordenador pedagógico e as reuniões pedagógicas – possibilidades e caminhos. In: ENCONTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE SENAC, 4, 2010, Pernambuco. Anais...Pernambuco, 2010. Disponível em:
<http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino pesquisa/2011/IV/anais/comunicacao/034_2010_ap_oral.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2021.
SARTORI, Jerônimo; FABRIS, Marcia. A coordenação pedagógica e a formação continuada de professores no espaço escolar. Revista da faculdade de Educação, Mato Grosso, n. 1, vol 35Vol. 35, p. 213-230 jan./jun, 2021. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5766/4326. Acesso em: 03 nov. 2021.
SARTORI, Jerônimo; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati. O coordenador pedagógico: limites e potencialidades ao atuar na educação básica. Revista Espaço Pedagógico, v. 23, n. 1, Passo Fundo, p. 185-204, jan./jun. 2016. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6364/pdf. Acesso em 03 nov. 2021.
SOUZA, Fabíola de Jesus; SEIXAS, Graziela Oliveira; MARQUES, Tatyanne Gomes. O coordenador pedagógico e sua identidade profissional. Práxis Educacional. v. 9, n. 15, p. 39- 56, 2013. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/1958/1695>. Acesso em: 05 nov. 2021.
Submitted date:
17/09/2021
Accepted date:
18/10/2021