Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

O/a coordenador/a pedagógico/a e o planejamento escolar:  reflexões sobre os (des)caminhos da prática e os entrelaçamentos possíveis

The pedagogical coordinator and planning school: reflections on the (mis)paths of practice and the possible entanglements

Regiane da Mota Queiroz Santiago 1, Luciana Oliveira Simões Pereira 2, Gisélia lima da Silva 3.

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Resumo

O presente artigo é resultado do encadeamento reflexivo entre pesquisa bibliográfica sobre a importância do/a coordenador/a pedagógico/a na articulação do planejamento escolar integrado, democrático e participativo e as vivências das autoras como coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas públicas da rede estadual da Bahia, situadas no Território do Sisal. O trabalho buscou responder a seguinte indagação: Como articular o planejamento escolar de modo a contribuir para a interconexão entre a proposta pedagógica da escola e as ações individuais e coletivas dos/as docentes? Nesse sentido buscamos compreender a importância do planejamento escolar integrado, democrático e participativo como estratégia de gestão pedagógica; discutir acerca do papel do/a coordenador/a pedagógico/a na mediação, execução, monitoramento e avaliação do planejamento escolar e analisar os desafios e possibilidades da articulação do planejamento escolar com vistas à garantia da implementação da proposta pedagógica da escola. A discussão está referendada nas ideias de Gadotti (1998), Vasconcellos (2002), Paro (1995),  Filho (1994), Libâneo, Oliveira e Toschi (2005), Veiga (2006), André (2013), Gandin (1983) e Padilha (2001). A partir do diálogo com os referidos autores ficou evidenciado que a atuação do/a coordenador/a pedagógico/a como mediador/a do planejamento escolar de maneira democrática e participativa contribui significativamente para a interconexão entre a proposta pedagógica da escola e prática pedagógica docente nas esferas individual e coletiva.

Palavras-chave

Coordenador/a pedagógico/a. Proposta pedagógica. Planejamento escolar.

Abstract

The present article is the result of a reflective linkage between bibliographic research on the importance of the pedagogical coordinator in the articulation of integrated, democratic, and participatory school planning and the authors' experiences as pedagogical coordinators working in public schools of the state of Bahia, located in the Sisal Territory. The work sought to answer the following question: How to articulate school planning in order to contribute to the interconnection between the school's pedagogical proposal and the teachers' individual and collective actions? In this sense, we sought to understand the importance of integrated, democratic, and participatory school planning as a pedagogical management strategy; discuss about the pedagogical coordinator's role in the mediation, execution, monitoring, and evaluation of school planning, and analyze the challenges and possibilities of articulating school planning in order to guarantee the implementation of the school's pedagogical proposal. The discussion is referenced in the ideas of Gadotti (1998), Vasconcellos (2002), Paro (1995), Filho (1994), Libâneo, Oliveira and Toschi (2005), Veiga (2006), André (2013), Gandin (1983) and Padilha (2001). From the dialogue with the referred authors, it became evident that the pedagogical coordinator's performance as a mediator of school planning in a democratic and participatory way contributes significantly to the interconnection between the school's pedagogical proposal and the teaching pedagogical practice in the individual and collective spheres.

Keywords

Pedagogical coordinator. Pedagogical proposal. School planning.

Referências

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Submetido em:
27/09/2021

Aceito em:
29/10/2021

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