Interfaces entre Graduação, Pós-graduação e Educação Básica: perspectivas que reverberam na formação inicial e continuadas do/a coordenador/a pedagógico/a
Ivonete Barreto de Amorim1
Resumo
O dossiê ora apresentado encontra-se diretamente ancorado às pesquisas de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, assim como vincadas em experiências oriundas de graduandos/as do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI/Serrinha-BA), matriculados/as no semestre 2021.2 no Componente Curricular Coordenação Pedagógica, e de mestras e mestrandos/as do Programa stricto sensu em Educação Interventiva e Social (MPIES/UNEB/Campus XI), os/as quais são coordenadores/as e professores/as da Educação Básica e de outros espaços.
Essa interlocução foi efetivada em face da professora do componente Curricular Coordenação Pedagógica propor aos/às estudantes em diálogo, no início do referido semestre, sobre a possibilidade da construção de artigos bibliográficos, com vistas materializarmos aprendizagens concernentes à atuação/formação do/da coordenador/a na escola.
Dessa forma, durante o semestre supracitado, dialogamos sobre essa possibilidade de produção acadêmica, a qual foi efetivada com interlocução oriunda dos textos lidos e compreendidos, reflexões sobre o papel do/a coordenador/a no acompanhamento de projetos, planejamento docente e na efetivação da formação continuada em serviço, tão referendada nos diferentes componentes curriculares da formação inicial no Curso de Pedagogia.
Com efeito, os/as graduandos/as tiveram a oportunidade durante o semestre de vivenciarem diálogos com as coordenadoras pedagógicas (mestra e mestrandas do MPIES), que atuam na Educação Básica e efetivaram pesquisas sobre suas atuações, demonstrando a relevância da formação continuada, experiência essa que promoveu interfaces com a práxis desse/a profissional na escola. Assim, problematizamos questões oriundas das leituras, aulas expositivas dialogadas, elaboração de fichamentos como estratégias de estudo, reflexões sobre a relevância do projeto político pedagógico e da gestão participativa, dos documentos legais, reiterando o potencial do papel do/da coordenador/a pedagógico/a na escola, dialogando de forma efetiva sobre suas atribuições: articuladora, formadora e transformadora.
Ademais, é relevante destacar que, para além das leituras, nossas articulações interdisciplinares entre graduandos/as, coordenadoras pedagógicas, pesquisadores/as e professores/as potencializaram aspectos concernentes ao papel deste/a profissional, especificamente, explicitando a trajetória e constituição desta/a em diferentes períodos históricos. Esses exercícios desvelaram características que influenciaram o olhar sobre a coordenação pedagógica no âmbito escolar, como um campo de possibilidades que explicita trajetórias, processos e percalços.
Destarte, os 8 (oito) artigos que compõem o dossiê intitulado “Interfaces entre graduação, pós-graduação e educação básica: perspectivas que reverberam na formação inicial e continuadas do/a coordenador/a pedagógico/a” da Revista Científica Novas Configurações: diálogos plurais, explicita no seu bojo a defesa pela mais fecunda função dos/as coordenadoras/es pedagógicos/as, qual seja, a formação continuada de professores/as. Com efeito, a formação será sempre a centralidade da nossa práxis, assim como nunca estaremos prontos/as e acabados/as, mas é imprescindível o diálogo sobre a formação inicial e continuada deste/a profissional para a Educação Básica e outros espaços.
Boa leitura!!.
Palavras-chave
Referências
AMORIM, Ivonete Barreto de. Interfaces entre Graduação, Pós-graduação e Educação Básica: perspectivas que reverberam na formação inicial e continuadas do/a coordenador/a pedagógico/a. Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais, Luziânia, v.2, n.4, p. 01-02, 2021.
Informações sobre os autores:
IBA: Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC - Linha de Pesquisa I - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI). Professora Permanente, orientadora e vice coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB). Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. Registrada na base internacional: https://orcid.org/0000-0001-9943-2118
Contribuições dos autores: IBA: conceitualização, captação de recursos, redação
Submetido em:
30/08/2021
Aceito em:
15/09/2021