Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6191b36da9539523f41443a1
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A ESCOLA NAVAL E A PANDEMIA COVID-19: DESAFIOS NOS PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

THE BRAZILIAN NAVAL ACADEMY AND THE COVID-19 PANDEMIC: CHALLENGES IN TEACHING, LEARNING AND EVALUATION PROCESSES 

Hercules Guimarães Honorato 1, Tiane Rezende Corpas de Andrade 2, Caroline de Souza Pereira Dias 3.

Downloads: 0
Views: 452

Resumo

O objetivo deste artigo é  apresentar a gestão administrativa-pedagógica vivida no ensino superior militar em função da pandemia do COVID-19. O cenário é a Escola Naval (EN), instituição que forma oficiais da Marinha do Brasil, localizada na cidade do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica foi qualitativa e utilizamos a pesquisa exploratória. Com o escopo de ampliar o pouco conhecimento sobre o tema, optou-se também como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Utilizamos ainda,  para análise, dois relatórios elaborados pela instituição acerca do tema. As condições do trabalho docente foram, como em um passe de mágica, teletransportadas de uma didática acostumada em sala de aula e olho no olho com seus alunos, para uma migração conturbada em uma plataforma digital, que durante  sua formação e pós-formação não lhe fora apresentada. O professor deixou de ser o centro do conhecimento, mesmo para uma IES militar de tradição tecnicista, para oportunizar a melhor relação ensino-aprendizagem-avaliação. Em relação ao nosso estudo de caso, o maior problema verificado foi a urgência de melhoria na rede de internet e Wi-Fi e a necessidade de capacitação docente para o uso das ferramentas tecnológicas. Em relação aos professores, percebeu-se as diversas possibilidades de organização didático-pedagógica de suas aulas em prol da qualidade da formação dos futuros oficiais da Marinha. Assim, acreditamos que esse docente pós-pandemia será um outro educador e que a educação terá um reconhecido diferencial no ser humano, que vive em uma realidade hiperconectada, complexa e instantânea, onde todos os integrantes desse ecossistema educacional caminhem juntos.

Palavras-chave

Ensino Superior Militar. Ensino Remoto Emergencial. Escola Naval.  Pandemia COVID-19.

Abstract

The aim of this article is to present the administrative-pedagogical management experienced in military higher education as a result of the COVID-19 pandemic. The scenario is the Brazilian Navy Academy, an institution that trains officers, located in the city of Rio de Janeiro. The methodological approach was qualitative and we used exploratory research. With the scope of expanding the little knowledge on the subject, the case study was also chosen as a research strategy. Two reports prepared by the institution on the subject were also used for analysis. The conditions of teaching work were, as if by magic, teleported from a didactic used in the classroom and eye-to-eye with their students, to a troubled migration on a digital platform, which during their training and post-training hadn’t been presented. The teacher was no longer the center of knowledge, even in a military institute with a technicist tradition, as to create the opportunity for the best teaching-learning-assessment relationship. Regarding our case study, the biggest problem verified was the urgency of improving the internet and Wi-Fi network and the need for teacher training in the use of technological tools. In relation to the teachers, it was noticed the various possibilities of didactic-pedagogical assessments of their classes in favor of the quality of training of future Navy officers. Thus, we believe that this post-pandemic teacher will be another educator and that education will have a recognized differential in the human being, who lives in a hyperconnected, complex and instantaneous reality, where all members of this educational ecosystem walk together. 

Keywords

COVID-19 pandemic. Military higher education. Emergency Remote Learning. Brazilian Naval Academy

Referências

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar: (+ Qualidade total na educação). 14. ed. Campinas, SP: Papiros, 2015.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p.27833, 23 dez. 1996. Publicação original.

BRASIL. Lei no 11.279, de 9 de fevereiro de 2006. Dispõe sobre o ensino na Marinha. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 10 fev. 2006.

BRASIL. Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União no 100, Seção 1, Brasília, DF, p. 03-04, 26 maio 2017. Publicação original.

BRASIL. Ministério da Defesa. Marinha do Brasil. Portaria no 431, de 8 de dezembro de 2009. Aprova a Politica de Ensino da Marinha (PoEnsM). Brasilia, DF, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer no 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, 10 de julho de 2020, Seção 1, p.32. Brasília, DF, 2020a.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União. Publicado em: 17/06/2020. Edição: 114. Seção: 1. Página: 62. 2020b.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer no 6, de 6 de julho de 2021. Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. Diário Oficial da União, 5 de agosto de 2021, Seção 1, p.34. Brasília, DF, 2021a.

BRASIL. Marinha do Brasil. Diretoria de Ensino da Marinha. Manual de Elaboração e Revisão de Currículos e Normas dos Cursos do Sistema de Ensino Naval (SEN) – DensM-1001. Rio de Janeiro, 2021b.

CAMPANI, A.; NASCIMENTO, N. V. do; SILVA, R. M. G. da. Inovação pedagógica, docência universitária e o ensino remoto emergencial na universidade: o saber de experiência na docência. RevistAleph. n. 35, p.125-143. dez. 2020. ISSN: 1807-6211.

CASTIONI, R. et.al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.111, p. 399-419, abr./jun. 2021.

COSTA, K. A. S. da. EaD, ensino híbrido e ensino remoto emergencial: perspectivas metodológicas. 2020.

ESCOLA NAVAL. Relatório do questionário aplicado aos docentes sobre o Ensino remoto Emergencial (ERE). 2020a.

ESCOLA NAVAL. Relatório sobre o questionário dos cursos presenciais com atividades por EaD para docentes. 2020b.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. UAB/UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

HONORATO, H. G.; MARCELINO, A. C. K. B. A arte de ensinar e a pandemia COVID-19: a visão dos professores. In: HONORATO, H. G. Relato de uma experiência acadêmica: o “eu” professor-pesquisador. v. 3, Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 17-38.

MARTINS, R. X. A COVID-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020.

MILL, D.; ZANOTTO, M. A. C. Didática e prática docente na cultura digital. São Carlos, SP: SEaD-UFSCar, 2021.

MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 41-52.

MOREIRA, J. A.; SCHEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v.20, p. 1-35, 2020. DOI: 10.5216/REVUFG.V20.63438.

PAIVA, V. L. M. de O. Ensino remoto ou Ensino a Distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura. V.37, n.1 e 2, p.58-70, dez. 2020.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia da COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Revista Educação. v. 10, n.1, p.41-57, 2020. (Número Temático). ISSN Digital: 2316-3828 ISSN Impresso: 2316-333X DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57.

ROSA, R. T. N. da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do coronavírus – o COVID-19. Rev. Cient. Schola. v. VI, n. 1, p.1-4, jul. 2020. ISSN 2594-7672.

SANTOS, P. C.; ALMEIDA, M. E. B. T. M. P. de. Formação discente e as metodologias ati- vas: o caso de uma intuição de ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDU- CAÇÃO A DISTÂNCIA, 26 jun a 13 jul. 2018, São Carlos. Anais eletrônicos .... São Carlos, SP: UFSCAR, 2018.

SANTOS, G. G. Recursos tecnológicos e sala de aula em tempos de pandemia: o que faremos? In: COORDENADORIA DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CIPEAD. Práticas-docente com recursos tecnológicos. Curitiba: UFPR, 2020. Disponível em: http://cipead.ufpr.br/portal1/materiais/ere_modulo1.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Revista Universidade e Sociedade, ANDES-SN, p.36-49, jan. 2021.

VENTURA, P. P. B. Indicadores de metodologias ativas no ensino remoto emergencial. RIET, Dourados, v. 2, n. 2, p. 167-183, jan./jun., 2021. ISSN 2676-0355

ZADUSKI, J. C. D.; LIMA, A. V. I.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. Ecossistemas da aprendizagem na era digital: considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 19, n. 60, p. 269-287, jan./mar. 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 


Submetido em:
06/02/2021

Aceito em:
20/03/2021

6191b36da9539523f41443a1 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections