Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

A ESCOLA NAVAL E A PANDEMIA COVID-19: DESAFIOS NOS PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

THE BRAZILIAN NAVAL ACADEMY AND THE COVID-19 PANDEMIC: CHALLENGES IN TEACHING, LEARNING AND EVALUATION PROCESSES 

Hercules Guimarães Honorato 1, Tiane Rezende Corpas de Andrade 2, Caroline de Souza Pereira Dias 3.

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Resumo

O objetivo deste artigo é  apresentar a gestão administrativa-pedagógica vivida no ensino superior militar em função da pandemia do COVID-19. O cenário é a Escola Naval (EN), instituição que forma oficiais da Marinha do Brasil, localizada na cidade do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica foi qualitativa e utilizamos a pesquisa exploratória. Com o escopo de ampliar o pouco conhecimento sobre o tema, optou-se também como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Utilizamos ainda,  para análise, dois relatórios elaborados pela instituição acerca do tema. As condições do trabalho docente foram, como em um passe de mágica, teletransportadas de uma didática acostumada em sala de aula e olho no olho com seus alunos, para uma migração conturbada em uma plataforma digital, que durante  sua formação e pós-formação não lhe fora apresentada. O professor deixou de ser o centro do conhecimento, mesmo para uma IES militar de tradição tecnicista, para oportunizar a melhor relação ensino-aprendizagem-avaliação. Em relação ao nosso estudo de caso, o maior problema verificado foi a urgência de melhoria na rede de internet e Wi-Fi e a necessidade de capacitação docente para o uso das ferramentas tecnológicas. Em relação aos professores, percebeu-se as diversas possibilidades de organização didático-pedagógica de suas aulas em prol da qualidade da formação dos futuros oficiais da Marinha. Assim, acreditamos que esse docente pós-pandemia será um outro educador e que a educação terá um reconhecido diferencial no ser humano, que vive em uma realidade hiperconectada, complexa e instantânea, onde todos os integrantes desse ecossistema educacional caminhem juntos.

Palavras-chave

Ensino Superior Militar. Ensino Remoto Emergencial. Escola Naval.  Pandemia COVID-19.

Abstract

The aim of this article is to present the administrative-pedagogical management experienced in military higher education as a result of the COVID-19 pandemic. The scenario is the Brazilian Navy Academy, an institution that trains officers, located in the city of Rio de Janeiro. The methodological approach was qualitative and we used exploratory research. With the scope of expanding the little knowledge on the subject, the case study was also chosen as a research strategy. Two reports prepared by the institution on the subject were also used for analysis. The conditions of teaching work were, as if by magic, teleported from a didactic used in the classroom and eye-to-eye with their students, to a troubled migration on a digital platform, which during their training and post-training hadn’t been presented. The teacher was no longer the center of knowledge, even in a military institute with a technicist tradition, as to create the opportunity for the best teaching-learning-assessment relationship. Regarding our case study, the biggest problem verified was the urgency of improving the internet and Wi-Fi network and the need for teacher training in the use of technological tools. In relation to the teachers, it was noticed the various possibilities of didactic-pedagogical assessments of their classes in favor of the quality of training of future Navy officers. Thus, we believe that this post-pandemic teacher will be another educator and that education will have a recognized differential in the human being, who lives in a hyperconnected, complex and instantaneous reality, where all members of this educational ecosystem walk together. 

Keywords

COVID-19 pandemic. Military higher education. Emergency Remote Learning. Brazilian Naval Academy

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Submetido em:
06/02/2021

Aceito em:
20/03/2021

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