Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE: CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

DIALOGUE BETWEEN LITERATURE AND PSYCHOANALYSIS: CONTRIBUTIONS OF FAIRY TALES IN THE CHILD’S DEVELOPMENT

Sandy Elizabethe Gomes Coutinho 1, Emer Merari Rodrigues 2.

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Resumo

Elucidado principalmente pelos pensamentos de Bettelheim (2002) e Perrault (2017), o presente artigo discute acerca do Impacto dos Contos de Fadas no desenvolvimento da criança, com base em uma metodologia de pesquisa exploratória. Realiza uma análise que propõe elucidar as contribuições psicológicas e literárias que os contos fornecem para o crescimento interno e formação crítica durante a infância. Em paralelo com a pesquisa, será exemplificado um dos conhecidos contos de fadas e seu significado de uma perspectiva analítica e representativa para diversas crianças, independentemente de gênero e faixa etária. Verifica-se a escolha deste tema na extensão da imaginação infantil, porque contribui significativamente na formação e no desenvolvimento da personalidade da criança.

Palavras-chave

Conto de fadas. Formação. Infância. Literário. Psicológico

Abstract

Elucidated mainly by Bettelheim’s (2002) and Perrault’s (2017) thoughts, this text discusses the impact of fairy tales on child development, based on an exploratory research methodology. It makes an analysis that proposes to elucidate how psychological and literary contributions that fairy tales give to internal growth and critical formation during childhood. In parallel with the research, it will be showed one of the well-known fairy tales and its outstanding significance from an analytical and representative perspective for many children, independently of gender and age of them. The choice of this theme is justified by the development of children’s imagination, in order to help in the formation and development of their personality, meaningly.

Keywords

Fairy tale. Formation. Childhood. Literary. Psychological.

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Submitted date:
02/08/2021

Accepted date:
03/18/2021

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