Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6127f7daa953950dd529f294
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÃO ACERCA DO ATO DE ENSINAR E APRENDER

TEACHING PRACTICE: REFLECTION ABOUT THE ACT TO TEACH AND LEARN

Maria Aparecida da Costa Santos

Downloads: 1
Views: 448

Resumo

O objetivo do presente artigo é propor uma reflexão sobre o ensinar e o aprender, processo que acontece diariamente em nossas salas de aula, seja presencial ou virtual, as quais tem acontecido atualmente diante da grande crise viral que o mundo passa. Tempos que nos levam a refletir sobre os caminhos que nossas escolas têm percorrido para dinamizar a aprendizagem de nossos alunos, assim como para nossos professores, pois tiveram que reinventar a docência. A ideia principal não é tratar exclusivamente o ensino aprendizagem remoto neste período, mas analisar de uma forma mais ampla o ensinar e o aprender dos professores e alunos, como tem sido essa relação pedagógica nos últimos tempos. Para esse estudo, contaremos com a contribuição de John Dewey (1976) que nos faz uma análise do que é relevante considerarmos na aprendizagem dos alunos, como o educador deve se posicionar diante do desafio de ensinar, que a escola deve ser um espaço democrático, uma continuidade e não um fim em si mesma. Abordaremos com maior veemência as reflexões de Paulo Freire (1970,2020), quando nos remetem a pensar na prática de ensinar-aprender dos educadores

Palavras-chave

Aprender. Ensinar. Escola Pública. Experiência. Docência.

Abstract

El propósito de este artículo es proponer una reflexión sobre la enseñanza y el aprendizaje, un proceso que ocurre a diario en nuestras aulas, ya sea presencial o online, que se viene dando hoy ante la gran crisis viral que atraviesa el mundo. mediante. Tiempos que nos llevan a reflexionar sobre los caminos que han tomado nuestras escuelas para agilizar el aprendizaje de nuestros alumnos, así como de nuestros profesores, ya que tuvieron que reinventar la docencia. La idea principal no es abordar exclusivamente el aprendizaje a distancia en este período, sino analizar de manera más amplia la enseñanza y el aprendizaje de profesores y alumnos, cómo ha sido esta relación pedagógica en los últimos tiempos. Para este estudio nos apoyaremos en el aporte de John Dewey (1976) quien hace un análisis de lo que es relevante para nosotros considerar en el aprendizaje de los estudiantes, cómo debe posicionarse el educador ante el desafío de enseñar, que la escuela debe ser un espacio democrático, una continuidad y no un fin en sí mismo. Abordaremos con más vehemencia las reflexiones de Paulo Freire (1970, 2020), cuando nos llevan a pensar en la práctica de enseñanza-aprendizaje de los educadores

Keywords

aprender. Enseñar. Escuela pública. Experiencia. Enseñando.

Referências

DEWEY, John. Experiência e Educação, tradução Anísio Teixeira, Companha Editora Nacional, vol. 131 – 1976. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, 23ª Edição, São Paulo, 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra, 63 ª Edição – Rio de Janeiro/São Paulo, 2020.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não -cartas a quem ousa ensinar, Editora Olho dágua, São Paulo -1997.

NÓVOA, Antônio, Professores Imagens do Futuro Presente, EDUCA - Instituto de Educação Universidade de Lisboa Alameda da Universidade - Lisboa-Portugal, 2009


Submetido em:
11/02/2021

Aceito em:
03/03/2021

6127f7daa953950dd529f294 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections