Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6127f30da953950be82ca2b2
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

PANOPITISMO E A DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO - UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO CONCEITO FOUCAULTIANO

PANOPITISM AND THE DOCILIZATION OF BODIES IN EDUCATION - AN ANALYSIS OF PUBLIC SCHOOLS IN THE FOUCAULTIAN CONCEPT

Rita de Cassia Gontijo Dutra

Downloads: 1
Views: 425

Resumo

Este artigo se situa teoricamente dentro daquele corpo crescente de literatura relacionado com a análise de novas práticas de gestão e discursos na educação e a maneira como funcionam como tecnologias disciplinares destinadas a controlar, classificar e conter professores e alunos em escolas militares. A partir do modelo de poder disciplinar de Foucault, sugerimos que, longe de melhorar o desempenho e a qualidade do ensino e da pesquisa, a política atual tem sido construída mais de acordo com uma agenda política, cujo objetivo é o controle social e o reordenamento ideológico.

Palavras-chave

 Panoptismo; Educação; Foucault.

Abstract

This article is theoretically situated within that growing body of literature related to the analysis of new management practices and discourses in education and the way they function as disciplinary technologies designed to control, classify and contain teachers and students in military schools. Based on Foucault's disciplinary power model, we suggest that, far from improving the performance and quality of teaching and research, current policy has been built more in line with a political agenda, whose objective is social control and reorganization ideological.

Keywords

 Panopticism; Education; Foucault

Referências

ALMEIDA, L. S. Ensino-Aprendizagem da Matemática Recuperação de alunos com baixo desempenho, Didáxis: Braga, 1993.

AMÂNCIO FILHO, A.; ALMEIDA, J.L.T. Ensino profissionalizante em saúde. Ensino Profissionalizante em Saúde Boletim Técnico do Senac, v. 21, n. 1 – 1995. Disponível em: <http://biblioteca.senac.br/fulltext/pdf/2101038045.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2021.

BAYMA, F. (org.) Educação Corporativa: desenvolvendo e gerenciando  competências. Fundação Getúlio Vargas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Constituição Federal. Brasilia, 1988.

FOUCAULT, M. Discipline and Punish, Harmondsworth, Penguin, 1977.

FOUCAULT, M. The History of Sexuality. Volume one: an introduction. Harmondsworth, Penguin, 1978.

______. 'Governmentality'. Burchell et al (eds.) The Foucault Effect: Studies in governmentality. London: Harvester Wheatsheaf, 1991.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

______. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 2000.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.

MELLO, G.N. Políticas públicas de educação. Estud. av. [online], v.5, n.13, p.7-47, 1991. Disponível em Cache, em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300002. Acesso em: 10 jan. 2021.

MOSCA, J.J.; AGUIRRE, L.P. Direitos Humanos: pautas para uma educação libertadora. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.

PCN. Ensino Médio; Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf> Acesso em: 10 jan. 2021.

PERRONE, V. Desvendando a aprendizagem: o que as diversas abordagens esclarecem sobre as diferentes maneiras de aprender. Pátio Revista Pedagógica, v.13, n.49, ano XIII, p.16-19, 2009.

PUCCI, B.; OLIVEIRA, N.R.; ZUIN, A.A.S. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.


Submetido em:
12/01/2021

Aceito em:
25/02/2021

6127f30da953950be82ca2b2 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections