PANOPITISMO E A DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO - UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO CONCEITO FOUCAULTIANO
PANOPITISM AND THE DOCILIZATION OF BODIES IN EDUCATION - AN ANALYSIS OF PUBLIC SCHOOLS IN THE FOUCAULTIAN CONCEPT
Rita de Cassia Gontijo Dutra
Resumo
Este artigo se situa teoricamente dentro daquele corpo crescente de literatura relacionado com a análise de novas práticas de gestão e discursos na educação e a maneira como funcionam como tecnologias disciplinares destinadas a controlar, classificar e conter professores e alunos em escolas militares. A partir do modelo de poder disciplinar de Foucault, sugerimos que, longe de melhorar o desempenho e a qualidade do ensino e da pesquisa, a política atual tem sido construída mais de acordo com uma agenda política, cujo objetivo é o controle social e o reordenamento ideológico.
Palavras-chave
Abstract
This article is theoretically situated within that growing body of literature related to the analysis of new management practices and discourses in education and the way they function as disciplinary technologies designed to control, classify and contain teachers and students in military schools. Based on Foucault's disciplinary power model, we suggest that, far from improving the performance and quality of teaching and research, current policy has been built more in line with a political agenda, whose objective is social control and reorganization ideological.
Keywords
Referências
ALMEIDA, L. S. Ensino-Aprendizagem da Matemática Recuperação de alunos com baixo desempenho, Didáxis: Braga, 1993.
AMÂNCIO FILHO, A.; ALMEIDA, J.L.T. Ensino profissionalizante em saúde. Ensino Profissionalizante em Saúde Boletim Técnico do Senac, v. 21, n. 1 – 1995. Disponível em: <http://biblioteca.senac.br/fulltext/pdf/2101038045.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2021.
BAYMA, F. (org.) Educação Corporativa: desenvolvendo e gerenciando competências. Fundação Getúlio Vargas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Constituição Federal. Brasilia, 1988.
FOUCAULT, M. Discipline and Punish, Harmondsworth, Penguin, 1977.
FOUCAULT, M. The History of Sexuality. Volume one: an introduction. Harmondsworth, Penguin, 1978.
______. 'Governmentality'. Burchell et al (eds.) The Foucault Effect: Studies in governmentality. London: Harvester Wheatsheaf, 1991.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.
MELLO, G.N. Políticas públicas de educação. Estud. av. [online], v.5, n.13, p.7-47, 1991. Disponível em Cache, em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300002. Acesso em: 10 jan. 2021.
MOSCA, J.J.; AGUIRRE, L.P. Direitos Humanos: pautas para uma educação libertadora. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
PCN. Ensino Médio; Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf> Acesso em: 10 jan. 2021.
PERRONE, V. Desvendando a aprendizagem: o que as diversas abordagens esclarecem sobre as diferentes maneiras de aprender. Pátio Revista Pedagógica, v.13, n.49, ano XIII, p.16-19, 2009.
PUCCI, B.; OLIVEIRA, N.R.; ZUIN, A.A.S. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Submetido em:
12/01/2021
Aceito em:
25/02/2021