O DESAFIO DE SER EDUCADOR MEDIANTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS
THE CHALLENGE OF BEING AN EDUCATOR THROUGH THE PUBLIC POLICY
Maria Tereza Bosco Santiago
Resumo
A educação é um complexo constitutivo da vida social e das formas de reprodução do ser social, dimensão que contribui para produção e reprodução das condições necessárias ao processo de apropriação incessante do capital, cultural sendo, portanto, um amplo espaço de embates e interesses contraditórios, no qual o capital tem se utilizado como forma de manipulação das classes populares, se revelando como palco onde figuram interesses diversos. Nesse aspecto, esse trabalho tem o objetivo gerais de analisar o contexto das políticas públicas educacionais no cerne do capital. Como objetivos específicos são elencados identificar como agem os organismos internacionais sobre a educação; esclarecer como a formação docente se embasa nas orientações de organismos internacionais que tem como foco a educação. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva. Se conclui que a educação brasileira está à mercê dos organismos internacionais que se apropria da proposta da formação do aluno.
Palavras-chave
Abstract
Education is a constitutive complex of social life and of the forms of reproduction of the social being, a dimension that contributes to the production and reproduction of the conditions necessary for the process of incessant appropriation of cultural capital, being, therefore, a wide space for conflicts and contradictory interests, in which capital has been used as a form of manipulation of the popular classes, revealing itself as a stage where diverse interests figure. In this aspect, this work has the general objective of analyzing the context of educational public policies at the heart of capital. The specific objectives are to identify how international organizations act on education; clarify how teacher training is based on the guidelines of international organizations that focus on education. The research was bibliographical, exploratory and descriptive. It is concluded that Brazilian education is at the mercy of international organizations that appropriate the proposal of student education.
Keywords
References
ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER E. GENTILLI, P. In: Pós-Neoliberalismo: As políticas sociais e o estado democrático. 8ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 2008. p. 9-38.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 15ed. São Paulo: Cortez, 2011. 2016p.
AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. 3ed. Campinas SP: autores associados, 2004. 96p.
BOURDIEU, P. A Escola Conservadora: as desigualdades frente a escola e a cultura. In: NOGUEIRA, A, M; CATANI, A. (Orgs). Escritos da educação. 11ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 39-64.
BOURDIEU, P. A Escola Conservadora: as desigualdades frente a escola e a cultura. In: NOGUEIRA, A, M; CATANI, A. (Orgs). Escritos da educação. 11ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 39-64.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, Título I, art. 3º, I e III, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. REUNI: reestruturação e expansão das universidades federais: diretrizes gerais. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007.
CFESS, Conselho Federal de Serviço Social. Subsídios para atuação dos assistentes sociais na política de educação. Disponível em: <cfess.org.br/arquivos/subsidios-servico-social-na-educacao.pdf> Acesso em: 25 jun. 2015.
CFESS, Conselho Federal de Serviço Social. Subsídios para atuação dos assistentes sociais na política de educação. Disponível em: <cfess.org.br/arquivos/subsidios-servico-social-na-educacao.pdf> Acesso em: 30 de abril de 2021.
DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda. Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo. Ed. Atlas, S.A., 2012.
FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, C.; PIMENTA, S. G. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Ano 14 - n. 17 - julho 2011 - p. 55-78.
FREDERICO, C. Classe e lutas sociais. In: CFESS; Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS, 2009. 1v. p. 255-266.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 32ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2009. 192p.
FREY, K. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21 – jun./2000.
GOMES, V. C. O ajuste das políticas educacionais às determinações do capital em crise: considerações iniciais sobre os rumos na América Latina. In: BERTOLDO, E. HOFLING, Eloisa de Mattos, Estado e Políticas Públicas Sociais. Caderno Cedes, ano XXI, nº 55, p. 30-41, nov. 2001.
IAMAMOTO, M. V. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: CFESS; Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS, 2009, 1v. p. 341-376.
JOHANN, J. R. Educação e a utopia da esperança: um novo homem e uma nova sociedade. 1 ed. Canoas: Ulbra, 2008. 208p.
JOHANN, J. R. Educação e a utopia da esperança: um novo homem e uma nova sociedade. 1 ed. Canoas: Ulbra, 2008. 208p.
LACERDA, L. E. P. Exercício Profissional do Assistente Social: da imediaticidade às possibilidades históricas. Serviço social e sociedade, São Paulo, n. 117, p. 22-44, jan/mar. 2014.
LESSA, S. Da contestação à rendição. In: BERTOLDO, E. MOREIRA, L. A. L; JIMENEZ, S. (Orgs); Trabalho, educação e formação humana: Frente a necessidade histórica da revolução. São Paulo: Instituto Lukács. 2012. p. 29-50.
LESSA, S. E. C. A educação contemporânea, o combate à pobreza e as demandas para o trabalho do assistente social: contribuições para o debate. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 113, p. 106-130, jan/mar, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5ª Edição. Goiânia: Alternativa. 2011.
LIMA FILHO, D. L. Políticas Públicas para a educação profissional e EJA nos anos 2000: sentidos contraditórios da expansão e da redefinição institucional. In: MOURA, D, H (org) Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. 1ª ed. Campinas SP: Mercado Letras, 2013. p. 201-220.
LIMA, K. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: PEREIRA, L. D. ALMEIDA, N. L. T. (Orgs) Serviço Social e Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: LumenJuris. 2013. p. 11-34.
LIMA, M. R. S. Relações interamericanas: a nova agenda sul-americana e o Brasil. Lua Nova, São Paulo, 90, p. 167-201, 2013.
MOREIRA, L. A. L. JIMENEZ, S (Orgs); Trabalho, educação e formação humana: frente á necessidade histórica da revolução. São Paulo: Instituto Lukács, 2012. p. 187-200.
OURA, D, H. Ensino médio e educação profissional: dualidade histórica e possibilidades de integração. In: MOLL, J. (Org) Educação profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 58-79.
PINO, M. D. Política educacional, emprego e exclusão social. In: FRIGOTTO, G; GENTILI, P. (Orgs) A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 4ed. Cortez. São Paulo: CLASCO, 2008. p. 65-88.
PINTO, M. B. Precarização do trabalho docente: competitividade e fim do trabalho coletivo. In: PEREIRA, L, D. ALMEIDA, N. L. T. (Orgs) Serviço Social e Educação. 2ed. Rio de Janeiro: Lumenjuris.2013. p. 35-52.
RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: Ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, J. (Org) Educação profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42-57.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 41ed. São Paulo: Revista Autores Associados, 2009.
SILVA, L. C. O trabalho do Assistente Social no contexto da educação profissional: questões para o debate. In: PEREIRA, L, D. ALMEIDA, N. L. T. (Orgs) Serviço Social e Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: LumenJuris. 2013. p. 131-148.
XAVIER, A. R. C.; AZEVEDO, M. A. R. de; CARRASCO, L. B. Z. INOVAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. B. Téc. Senac, Rio de Janeiro, v. 45, n. 3, set./dez. 2019.
Submitted date:
01/05/2021
Accepted date:
02/17/2021