Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/6127ee14a9539509e55e6c12
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Estudo sobre a aplicabilidade da perspectiva Histórico Cultural na Educação Física Adaptada

Study on the applicability of the Cultural-Historical perspective in Adapted Physical Education

César de Araújo Pires

Downloads: 0
Views: 483

Resumo

Este estudo discute a aplicabilidade da perspectiva Histórico-Cultural na educação escolar. Uma concepção norteada pela mediação do desenvolvimento humano por meio de signos e instrumentos, por exemplo, e que atribui ao homem, enquanto ser social, ativo e participante, devido à sua historicidade, no processo de transformação da natureza e da sociedade, por meio da produção de cultura. Tem como objetivo discutir os principais pressupostos que norteiam a teoria histórico-cultural e os elementos que caracterizam esta perspectiva na educação escolar desenvolvida por Vygotsky. Visto que é uma revisão de literatura baseada em publicações que vão desde 1991 a 2018, envolvendo as publicações do próprio Vygotsky e de outros autores que tem voltado seu interesse para difundir mais entre os brasileiros e estrangeiros esta teoria vigotskiana. Entre os quais estão: Antonio (2008), Gomes et al (2016), Tonet (2015), Lucci (2006), Cury (2006), Mollo-Bouvier (2005), Pedreira (2018), Cerezuela e Mori (2015), Saviani (2008). Além disso, ao final, pode-se concluir que a perspectiva histórico-cultural corresponde a um olhar mais integrador dos indivíduos na escola e na sociedade, mas que sua efetiva consolidação exige romper com o modelo dualista de escola que ainda existe no Brasil

Palavras-chave

Cultura. Historicidade. Homem social. Mediação. Transformação

Abstract

This study discusses the applicability of the Cultural- Historical perspective in school education. A conception guided by the mediation of human development through the signs and instruments, for example, and which attributes to man, as a social being, active and participant, due to his historicity, in the process of changing nature and society through cultural production. Also, it aims to discuss main assumptions which are guided by Cultural- Historical Theory and specific elements that characterize this perspective in school education developed by Vygotsky. Considering this a literature review based on publications from 1991 to 2018, involving Vygotsky’s self-publications and other authors that have turned their interest into spread the Vygotsky’s Theory among more Brazilians and foreigners. In which are included: Antonio (2008), Gomes et al (2016), Tonet (2015), Lucci (2006), Cury (2006), Mollo-Bouvier (2005), Pedreira (2018), Cerezuela and Mori (2015) , Saviani (2008). Furthermore, in the end, it is possible to conclude that the Cultural- Historical perspective corresponds to a more integrative view of individuals at school and in society, but its effective consolidation requires breaking with the dualistic school models that still exists in Brazil.

Keywords

Culture. Historicity. Social Man. Mediation. Transformation

Referencias

ANTONIO, Rosa Maria. Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica: o desafio do método dialético na didática. Maringá, 2008. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2290-6.pdf. Acesso em 02 de abr. de 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. disponível em  https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso 19 de abr. de 2021.

CEREZUELA, Cristina; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. A educação escolar e a teoria histórico-cultural. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20322_9131.pdf. Acesso em 28 de marc. De 2021.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e educação no lar: espaços de uma polêmica. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a03v2796.pdf. Acesso em 20 de abr. de 2021.

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Coleção formação de professores). Disponível em

GOMES, Isadora Dias et al.  O social e o cultural na perspectiva histórico-cultural: tendencias contemporâneas.  Disponível em  http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682016000300016. Acesso em 19 de marc. de 2021.

LUCCI, Marcos Antônio. A proposta de Vigotsky: a psicologia sócio-histórica. Disponível em https://www.ugr.es/~recfpro/rev102COL2port.pdf. Acesso em 21 de marc. de 2021.

MOLLO-BOUVIER, Suzane. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a05v2691.pdf. Acesso em 10 de abr. de 2021.

OLIVEIRA, M.K.de. (1993). Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione. (Série pensamento e ação no magistério). Disponível em https://www.ugr.es/~recfpro/rev102COL2port.pdf.

PEDERIVA, Patrícia Lima. Educação na perspectiva histórico-cultural. Disponível em https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-23-07-18-15-01-27.pdf. Acesso em 10 de abr. de 2021.

REGO, Tereza Cristina. Vigotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Disponível em https://www.ugr.es/~recfpro/rev102COL2port.pdf. Acesso em 15 de abr. de 2021.

SAVIANI, D. Educação integral e perspectiva histórico-crítica: algumas aproximações. Disponível em http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/A%20PRATICA%20DOCENTE%20NA%20PERSPECTIVA%20HISTORICO-CRITICA.pdf. Acesso em 10 de fev. de 2021. 

_____. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção educação contemporânea). disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4598. Acesso 10 de dez. de 2020.

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. Disponível em: https://beneweb.com.br/resources/METODO%20CIENTIFICO%20Uma%20abordagem%20ontol%C3%B3gica.pdf. Acesso em 17 de abr. de 2021. 

VYGOTSKY, L.S. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 1991. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em 10 de fev. 

______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5.ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1996. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em 02 de jan. de 2021.

 


Submitted date:
07/01/2021

Accepted date:
17/03/2021

6127ee14a9539509e55e6c12 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections