Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/603c395aa953952e6d5f02a2
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E O MERCADO DE TRABALHO/ESCOLA:  ALGUNS DESAFIOS DA TEORIA X PRÁTICA

Hellen F. S.A. Santos 1, Marcelo Máximo Purificação 2

Downloads: 2
Views: 671

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar algumas questões relacionadas a Educação: desde o processo de Formação ao mercado de trabalho.  A educação por si já é molde formador para o ser, sendo assim o profissional/licenciado deve possuir capacidade crítica/reflexiva e para isso deve ter uma formação de qualidade deve sair apto a atender as demandas a Educação no mercado de trabalho. As ideologias implantadas no sistema educacional são desafios para o educador, existe uma ponte entre teoria x prática, que perpetuam novas distinções para os termos Educação e o Trabalho/Escola. A pesquisa é bibliográfica, com o método histórico e indutivo, envolvendo o estudo de textos com base em referencias de autores nacionais e estrangeiros, Leis, para o aprimoramento das ideias e o debate. A partir desses estudos, faremos uma compreensão de como esses desafios entre teoria x prática precisar ser analisados, refletidos e rompidos.

Palavras-chave

Educação. Formação Docente.  Mercado de Trabalho. Escola

Referencias

BRASIL. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.

BRASIL, Movimentos pela Base Nacional Comum. Critérios da Formação Continuada para os referenciais curriculares aliados à BNCC. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2019/01/PDFCrit%C3%A9rios-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-v6-final.pdf. Acessado em 24/02/2020.

BRASIL. Decreto/Lei nº464/69. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1965-1988/Del0464.htm. Acesso 05/02/2020.

DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. 10° ed.trad. Lourenço Filho, São Paulo: Edições Melhoramento, s/d.

GHIRALDELLI, Paulo, História da Educação. São Paulo: Cortes, 2000.

GIMENO, Sacristan. A educação que ainda é possível. Ensaios sobre uma cultura para a educação. trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed. 2007.

PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; PESSOA, Maria Teresa Ribeiro. Interfaces entre o sistema de ensino brasileiro e o português: desafios na formação de professores. Revista Vozes dos Vales – UFVJM – MG – Brasil – Nº 11 – Ano VI – 05/2017. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2017/03/Marcelo2202.pdf. Acessado em: 26/02/2020.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33 ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000.

___________, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis /RJ : Vozes, 1994.

_________, Novas Tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Org. Celso João Ferreti; Dagmar M.L. Zibas; Felicia R. Madeira; Maria Laura P.B. Franco. 8°ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.    

SILVA, Eurides Brito da; SOUZA, Paulo Nathanael Pereira de. Como entender e aplicar a nova LDB: Lei n°9.394/96. São Paulo: Thomson. Learnimg, 2002. 7°. reimpr.da 1ºed.de 1997.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, nº. 74, Campinas: Cedes, 2001.


Submitted date:
05/09/2020

Accepted date:
27/11/2020

603c395aa953952e6d5f02a2 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections