PROCESSOS EDUCATIVOS: A DISGRAFIA VERSUS FRACASSO ESCOLAR
EDUCATIONAL PROCESSES: DYSGRAPHY VERSUS SCHOOL FAILURE
1. Sebastiana Maria Ribeiro da Silva; 2. Elisângela Maura Catarino
Resumo
Este artigo aborda o assunto disgrafia, alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo- motores, porém não associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual, e vem abrir um debate sobre essa dificuldade de aprendizado da escrita, com intuito de buscar conhecimentos aprofundados para que a disgrafia seja vista como um problema solucionável, e, quando envolvidas escola e família, venham ajudar o aluno a amenizar essa angústia. A letra ilegível pode ser apenas uma incapacidade de recordar a grafia das letras, necessitando assim de estimulação linguística e atendimento individualizado.
Palavras-chave
Abstract
This article addresses the subject of dysgraphia, a change in writing normally linked to perceptual-motor problems, but not associated with any type of intellectual impairment, and opens a debate on this difficulty in learning to write, with the aim of seeking in-depth knowledge so that the dysgraphia is seen as a solvable problem, and, when school and family are involved, they come to help the student to alleviate this anguish. The illegible handwriting may just be an inability to remember the spelling of the letters, thus requiring linguistic stimulation and individualized care.
Keywords
Referencias
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Submitted date:
02/04/2020
Accepted date:
17/05/2020