Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/5ed2ca900e8825b905e6aafa
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo

PROCESSOS EDUCATIVOS:  A DISGRAFIA VERSUS FRACASSO ESCOLAR 

EDUCATIONAL PROCESSES: DYSGRAPHY VERSUS SCHOOL FAILURE

1. Sebastiana Maria Ribeiro da Silva; 2. Elisângela Maura Catarino

Downloads: 9
Views: 1120

Resumo

Este artigo aborda o assunto disgrafia, alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo- motores, porém não associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual, e vem abrir um debate sobre essa dificuldade de aprendizado da escrita, com intuito de buscar conhecimentos aprofundados para que a disgrafia seja vista como um problema solucionável, e, quando envolvidas escola e família, venham ajudar o aluno a amenizar essa angústia. A letra ilegível pode ser apenas uma incapacidade de recordar a grafia das letras, necessitando assim de estimulação linguística e atendimento individualizado.

Palavras-chave

Disgrafia. Dificuldades. Psicomotricidade. Escrita.

Abstract

This article addresses the subject of dysgraphia, a change in writing normally linked to perceptual-motor problems, but not associated with any type of intellectual impairment, and opens a debate on this difficulty in learning to write, with the aim of seeking in-depth knowledge so that the dysgraphia is seen as a solvable problem, and, when school and family are involved, they come to help the student to alleviate this anguish. The illegible handwriting may just be an inability to remember the spelling of the letters, thus requiring linguistic stimulation and individualized care.

Keywords

Dysgraphia. Difficulties. Psychomotricity. Writing.

Referencias

ABREU, D. M. Psicomotricidade: desenvolvimento e dificuldades encontradas dentro da sala de aula na educação infantil. Acesso em: <http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/1fe8f8519bcb434ccf74e620ed33aa4e.pdf>. Acesso: 13 de ago. 2019

BRASIL. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais.  coordenação geral: SEESP/MEC ; organização: Maria Salete Fábio Aranha. ñ BrasÌlia : MinistÈrio da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2003.

AJURIAGUERRA, J. de. A Dislexia em questão: dificuldades e fracassos na aprendizagem da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília, 1997.

CONDEMARIN, Mabel. Dislexia: manual de Leitura Corretiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FERREIRO, Emília. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

KAUFMAN, Ana Maria. A Leitura e a escrita e a escola: uma experiência construtivista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

MEUR, A de. Psicomotricidade: educação e reeducação infantil. São Paulo: Manole, 1989.

ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a Escrever. A apropriação do sistema Ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

JESUS, A. V. Relação professor/aluno na Educação Infantil. Artigo, 2013. Disponível em: <http://pedagogiaaopedaletra.com/relacao-professoraluno-na-educacao-infantil/>. Acesso em: 15 de ago. 2019.

DANTAS, L. M. PINTO, E. C. B. PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA. disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/10022_6266.pdf. Acesso em: 15 de ago. 2019.

BULGRAEN, V. C. O PAPEL DO PROFESSOR E SUA MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO. Disponível em: http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/46/39. Acesso em: 15 de ago. 2019.

 


Submitted date:
02/04/2020

Accepted date:
17/05/2020

5ed2ca900e8825b905e6aafa dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections