Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rae.v17n2.e202310
Revista Ação Ergonômica
Research Article

GESTÃO DAS VARIABILIDADES DOS PEDIDOS DE EXAMES: O TRABALHO DA RECEPCIONISTAS DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO UNIVERSITÁRIO

MANAGEMENT OF VARIABILITY IN EXAM REQUESTS: THE WORK OF RECEPTIONISTS AT THE CLINICAL ANALYSIS LABORATORY OF A PUBLIC UNIVERSITY HOSPITAL

GESTIÓN DE LA VARIABILIDAD EN LAS SOLICITUDES DE PRUEBAS: EL TRABAJO DE LOS RECEPCIONISTAS EN EL LABORATORIO DE ANÁLISIS CLÍNICOS DE UN HOSPITAL UNIVERSITARIO PÚBLICO

Yan Santos Rodrigues, Anna Sophia Piacenza Moraes, Renato Luvizoto, Daniel Braatz

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Resumo

O trabalho hospitalar envolve a gestão de diversas variabilidades que se apresentam em função do que está no centro de tais contextos: o ser humano enfermo em tratamento. O presente estudo foi desenvolvido no laboratório de análises clínicas de um hospital público universitário. Partiu-se de uma queixa dos próprios trabalhadores sobre atrasos e retrabalho no processamento de exames. Disso, o principal objetivo foi ampliar a compreensão sobre o trabalho das recepcionistas de tal laboratório. Para tal, utilizou-se o método da Análise Ergonômica do Trabalho. Ressaltou-se os principais elementos da tarefa e da atividade. Foram identificadas inúmeras variabilidades presentes no processamento de exames laboratoriais assim como diversas estratégias desenvolvidas pelas recepcionistas para gerir essas variabilidades. Observou-se que tais estratégias são importantes principalmente no que se refere a comunicação entre os diversos profissionais envolvidos no processamento dos exames. Por fim, ressalta-se o importante papel das recepcionistas na gestão das variabilidades que se apresentam, como por exemplo, a situação clínica do paciente, os tipos de exames requisitados e a urgência.

Palavras-chave

Análise Ergonômica do Trabalho, Ergonomia da Atividade, Estratégias Operatórias, Trabalho Hospitalar.

Abstract

Hospital work involves managing several variables that arise depending on what is at the center of such contexts: the sick human being undergoing treatment. The present study was carried out in the clinical analysis laboratory of a public university hospital. It was based on a complaint from the workers themselves about delays and rework in the processing of exams. Therefore, the main objective was to expand the understanding of the work of receptionists in such a laboratory. To this end, the Ergonomic Work Analysis method was used. The main elements of the task and activity were highlighted. Numerous variabilities present in the processing of laboratory tests were identified, as well as several strategies developed by receptionists to manage these variabilities. It was observed that such strategies are important especially with regard to communication between the different professionals involved in processing the exams. Finally, the important role of receptionists in managing the variability that arises, such as the patient's clinical situation, the types of tests requested and the urgency, is highlighted.

Translated version DOI:  https://doi.org/10.4322/rae.v17n2.e202310.en

Keywords

Ergonomic Work Analysis, Activity Ergonomics, Operative Strategies, Hospital Work.

Resumen

El trabajo hospitalario implica el manejo de diversas variabilidades que se presentan en función de lo que está en el centro de dichos contextos: el ser humano enfermo en tratamiento. El presente estudio se desarrolló en el laboratorio de análisis clínicos de un hospital universitario público. Se basó en una queja de los propios trabajadores sobre retrasos y retrabajos en la tramitación de los exámenes. A partir de esto, el objetivo principal fue ampliar la comprensión del trabajo de los recepcionistas de dicho laboratorio. Para ello se utilizó el método de Análisis Ergonómico del Trabajo. Se destacaron los principales elementos de la tarea y actividad. Se identificaron numerosas variabilidades presentes en el procesamiento de las pruebas de laboratorio, así como varias estrategias desarrolladas por los recepcionistas para gestionar estas variabilidades. Se observó que tales estrategias son importantes, especialmente en lo que se refiere a la comunicación entre los diversos profesionales involucrados en el procesamiento de los exámenes. Por último, se destaca el importante papel de los recepcionistas en el manejo de las variabilidades que surgen, como la situación clínica del paciente, los tipos de pruebas solicitadas y la urgencia.

DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v17n2.e202310.es

Palabras clave

Análisis Ergonómico del Trabajo, Ergonomía de la Actividad, Estrategias Operativas, Trabajo Hospitalario.

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