Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rae.v16n2.e202210
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DEMANDA NA ATIVIDADE DE MOTORISTA DA LINHA CIRCULAR EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

IMPORTANCE OF THE DEMAND BUILDING PROCESS IN THE ACTIVITY OF CIRCULAR LINE DRIVER AT A FEDERAL UNIVERSITY

Sabrina Karla Rodrigues de Oliveira, Augusto André Santos de Souza, Katarinne Lucena de Sena, Ricardo Pires de Souza

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Resumo

Este artigo descreve a atividade de motoristas de ônibus da linha Circular de uma Universidade Federal demonstrando as condições de trabalho inadequadas a que estão sujeitos, no tocante às condições dos veículos, às regras estabelecidas pela empresa relacionadas à organização do trabalho e a repercussão ligada diretamente à saúde desse trabalhador. Tem como objetivo demonstrar o quão importante é o processo de construção da demanda para realizar o levantamento de demandas existentes no posto de trabalho desse profissional e sustentada por construção social. O processo de construção da demanda foi realizado a partir de uma pesquisa teórica no intuito de obter hipóteses de demanda, após ter conhecimento foi realizada a construção social e a análise global da atividade do motorista. As demandas dos trabalhadores foram confrontadas com as demandas provocadas, resultando na demanda ergonômica negociada relacionada aos tempos de rota estabelecidos.

Palavras-chave

Motoristas, Linha Circular, Construção da Demanda, Construção Social.

Abstract

This article describes the activity of bus drivers on the Circular line of a Federal University, demonstrating the inadequate working conditions to which they are subject, in terms of vehicle conditions, the rules established by the company related to work organization and the repercussions linked to directly to the health of this worker. It aims to demonstrate how important the demand construction process is to carry out a survey of existing demands in this professional's workplace and supported by social construction. The demand construction process was carried out based on theoretical research in order to obtain demand hypotheses, after carrying out the social construction and global analysis of the driver's activity. Workers' demands were confronted with provoked demands, resulting in negotiated ergonomic demands related to established route times.

 Translated version DOI:  https://doi.org/10.4322/rae.v16n2.e202210.en

Keywords

 Drivers, Circular Line, Demand Construction, Social Construction.

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