IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DEMANDA NA ATIVIDADE DE MOTORISTA DA LINHA CIRCULAR EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
IMPORTANCE OF THE DEMAND BUILDING PROCESS IN THE ACTIVITY OF CIRCULAR LINE DRIVER AT A FEDERAL UNIVERSITY
IMPORTANCIA DEL PROCESO DE CONSTRUCCIÓN DE LA DEMANDA EN LA ACTIVIDAD DE CONDUCTOR DE LÍNEA CIRCULAR EN UNA UNIVERSIDAD FEDERAL
Sabrina Karla Rodrigues de Oliveira, Augusto André Santos de Souza, Katarinne Lucena de Sena, Ricardo Pires de Souza
Resumo
Este artigo descreve a atividade de motoristas de ônibus da linha Circular de uma Universidade Federal demonstrando as condições de trabalho inadequadas a que estão sujeitos, no tocante às condições dos veículos, às regras estabelecidas pela empresa relacionadas à organização do trabalho e a repercussão ligada diretamente à saúde desse trabalhador. Tem como objetivo demonstrar o quão importante é o processo de construção da demanda para realizar o levantamento de demandas existentes no posto de trabalho desse profissional e sustentada por construção social. O processo de construção da demanda foi realizado a partir de uma pesquisa teórica no intuito de obter hipóteses de demanda, após ter conhecimento foi realizada a construção social e a análise global da atividade do motorista. As demandas dos trabalhadores foram confrontadas com as demandas provocadas, resultando na demanda ergonômica negociada relacionada aos tempos de rota estabelecidos.
Palavras-chave
Abstract
This article describes the activity of bus drivers on the Circular line of a Federal University, demonstrating the inadequate working conditions to which they are subject, in terms of vehicle conditions, the rules established by the company related to work organization and the repercussions linked to directly to the health of this worker. It aims to demonstrate how important the demand construction process is to carry out a survey of existing demands in this professional's workplace and supported by social construction. The demand construction process was carried out based on theoretical research in order to obtain demand hypotheses, after carrying out the social construction and global analysis of the driver's activity. Workers' demands were confronted with provoked demands, resulting in negotiated ergonomic demands related to established route times.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v16n2.e202210.en
Keywords
Resumen
Este artículo describe la actividad de los conductores de ómnibus de la línea Circular de una Universidad Federal, demostrando las inadecuadas condiciones de trabajo a las que están sometidos, en cuanto a las condiciones de los vehículos, las normas establecidas por la empresa relacionadas con la organización del trabajo y la repercusión directamente vinculada a la salud de este trabajador. Se pretende evidenciar la importancia del proceso de construcción de demanda para realizar el relevamiento de las demandas existentes en el ámbito laboral de este profesional y sustentadas en la construcción social. El proceso de construcción de la demanda se llevó a cabo a partir de una investigación teórica con el fin de obtener hipótesis de demanda, luego de tener conocimiento de la construcción social y el análisis global de la actividad del conductor. Las demandas de los trabajadores fueron confrontadas con las demandas provocadas, dando como resultado la demanda ergonómica negociada relacionada con los tiempos de ruta establecidos.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v16n2.e202210.es
Palabras clave
References
Battiston, M., Cruz, R. M., & Hoffman, M. H. (2006). Condições de trabalho e saúde de motoristas de transporte coletivo urbano. Estudos de Psicologia, 11(3). Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Carvalho, R. J. M., Saldanha, M. C. W., Vidal, M. C., Fachini, L., & Lacerda, E. A. (2005). A Ergonomia na concepção de uma Plataforma LOFT - Line Oriented Flight Training - em uma Companhia aérea brasileira. In Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 25. Porto Alegre: PUC-Porto Alegre. Recuperado em 31 de outubro de 2008, de http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0405_1830.pdf
Cavalcanti, V. L. (1996). Subsídios técnicos que justifiquem a manutenção da aposentadoria especial para motoristas de ônibus urbanos. Manuscrito não-publicado, São Paulo.
Comissão de Saúde Pública da Espanha. (2000). Protocolos de vigilância sanitária específica: ruído. Madrid.
Departamento Regional de Trânsito (DETRAN). (2007). Condições adversas do motorista. Pernambuco. Recuperado em 1 de novembro de 2008, de www.detran.pe.gov.br/condicoes_adv_motorista.shtml.
Frankenhaueuser, M. (2001). La carga de trabajo in factores sicossociales y de organización. Enciclopedia de Salud y Seguridad en el Trabajo. Recuperado em 20 de outubro de 2008, de http://www.mtas.es/insht/EncOIT/Index.htm
Gorni, L. F. (1997). Diagnóstico ergonômico: análise da tarefa do motorista para o desenvolvimento de novos arranjos em painéis. COPPE/UFRJ: Florianópolis: 4º Congresso Latino Americano de Ergonomia.
Grandjean, E. (1998). Manual de Ergonomia: Adaptando o trabalho ao homem (4a ed.). Porto Alegre: Editora Bookman.
Griffin, M. J. (2001). Vibraciones. Enciclopedia de Salud y Seguridad en el Trabajo. Recuperado em 1 de novembro de 2008, de http://www.mtas.es/insht/EncOIT/Index.htm
Guérin, F., et al. (2001). Comprender o trabalho para transformá-lo. São Paulo: Blucher.
Machado, E. P., & Levenstein, C. (2002). Assaltantes a bordo: violência, insegurança e saúde no trabalho em transporte coletivo de Salvador, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 18(5), 1215-1227.
Rocha, R., Jackson Filho, J. M., Garrigou, A., & Nascimento, A. (2022). Social construction as a means of ergonomic intervention. Gestão & Produção, 29, e5022. http://doi.org/10.1590/1806-9649-2022v29e5022.
Saldanha, M. C. W. (2004). Ergonomia de concepção de uma plataforma Line Oriented Flight Training (LOFT) em uma companhia aérea brasileira: a relevância do processo de construção social de projeto (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ.
Silva, L. R., & Mendes, R. (2005). Exposição combinada entre ruído e vibração e seus efeitos sobre a audição de trabalhadores. Revista de Saúde Pública, 39(1), 9-17.
Suter, A. H. (2001). Naturaleza y efectos del ruido. Enciclopedia de Salud y Seguridad en el Trabajo. Recuperado em 15 de outubro de 2008, de http://www.mtas.es/insht/EncOIT/Index.htm
Swaen, F., & Van Dijk, F. (2003). Fatique at work: Epiloque. Occupational Environmental Medicine, 60(1), i105-i106.
Vidal, M. C. (2002). Ergonomia na empresa: Útil, Prática e Aplicada. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica.
Vidal, M. C. (2008). Guia para análise ergonômica do trabalho (AET) na empresa (2a ed.). Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica.
Wisner, A. (1987). Por dentro do trabalho – ergonomia: métodos e técnicas. São Paulo: FTD/Oboré.