O DESIGN E A NEUROERGONOMIA NA IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS RESTAURADORES DA ATENÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
DESIGN AND NEUROERGONOMICS IN IDENTIFYING ATTENTION RESTORATIVE ELEMENTS OF CHILDREN WITH ADHD IN EDUCATIONAL ENVIRONMENTS
DISEÑO Y NEUROERGONOMÍA EN LA IDENTIFICACIÓN DE ELEMENTOS RESTAURATIVOS DE LA ATENCIÓN DE NIÑOS CON TDAH EN AMBIENTES EDUCATIVO
Layane N. de Araújo, Marcelo M. Soares
Resumo
Este trabalho objetivou fundamentar uma tese de doutorado em desenvolvimento cuja temática é: a aplicação do Design e da Neuroergonomia na identificação de elementos restauradores da atenção de crianças com TDAH em ambientes educacionais. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura a fim de buscar estudos que abordassem crianças e/ou adolescentes com TDAH, no processo de aprendizagem/atenção em ambientes educacionais, a luz da Neuroergonomia e da Teoria dos Ambientes Restauradores. As buscas ocorreram no Portal de Periódicos da CAPES e foi utilizado, para tanto, o método PRISMA. Os filtros utilizados foram apenas artigos publicados nos últimos 5 anos (2016 – 2021), revisados por pares, nos idiomas inglês e português. Foram encontrados 166.419 artigos, dos quais foram analisados, pelo título e pelo resumo, os 100 primeiros de cada uma das combinações. Após a leitura dinâmica dos trabalhos, restaram 14 artigos divididos em dois grupos: grupo A de maior relevância e B de menor relevância. Os artigos do grupo A correlacionaram a atenção e aprendizagem de crianças com TDAH, sugerindo e aplicando intervenções de procedimentos pedagógicos e/ou tecnológicos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem desse público. Já os trabalhos do grupo B, abordaram as experiências e vivências de profissionais educadores e alunos com TDAH no ambiente de ensino. Não foram encontrados trabalhos que correlacionassem todos os pontos buscados, especialmente a ‘Teoria dos Ambiente Restauradores’ a TDAH, comprovando assim, a necessidade da ampliação da busca em trabalhos futuros de RSL, e que há muito espaço para novos estudos nesse campo.
Palavras-chave
Abstract
This work aimed to support a doctoral thesis under development whose theme is: the application of Design and Neuroergonomics in identifying elements that restore the attention of children with ADHD in educational environments. To this end, a Systematic Literature Review was carried out in order to search for studies that addressed children and/or adolescents with ADHD, in the learning/attention process in educational environments, in the light of Neuroergonomy and the Theory of Restorative Environments. The searches took place on the CAPES Periodicals Portal and the PRISMA method was used for this purpose. The filters used were only articles published in the last 5 years (2016 – 2021), peer-reviewed, in English and Portuguese. 166,419 articles were found, of which the first 100 of each combination were analyzed by title and abstract. After dynamic reading of the works, 14 articles remained divided into two groups: group A of greater relevance and B of less relevance. The articles in group A correlated the attention and learning of children with ADHD, suggesting and applying interventions of pedagogical and/or technological procedures to assist in the teaching and learning process for this audience. The work of group B addressed the experiences of professional educators and students with ADHD in the teaching environment. No works were found that correlated all the points sought, especially the 'Theory of Restorative Environments' to ADHD, thus proving the need to expand the search in future RSL works, and that there is a lot of room for new studies in this field.
Translation version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v15n2.e202102.en
Keywords
Resumen
Este trabajo tuvo como objetivo sustentar una tesis doctoral en desarrollo. cuyo tema es: la aplicación del Diseño y la Neuroergonomía en la identificación de elementos Atención restaurativa de niños con TDAH en ambientes educativos. Para tal fin, fue Se realizó una revisión sistemática de la literatura con el fin de buscar estudios que abordaran niños y/o adolescentes con TDAH, en el proceso de aprendizaje/atención en ambientes educativo, a la luz de la Neuroergonomía y la Teoría de Ambientes Restaurativos. las busquedas ocurrió en el Portal de Revistas CAPES y para ello se utilizó el método PRISMA. Los filtros utilizados fueron únicamente artículos publicados en los últimos 5 años (2016 – 2021), revisado por pares, en inglés y portugués. Se encontraron 166.419 artículos, de cual Ellos eran analizado, para el título y para el resumen, tú 100 primero de cada uno de combinaciones. Tras la lectura dinámica de las obras, quedaron 14 artículos divididos en dos grupos: grupo EL de más grande pertinencia y B de menor pertinencia. Tú artículos de grupo EL correlacionó la atención y el aprendizaje de niños con TDAH, sugiriendo y aplicando intervenciones de procedimientos pedagógicos y/o tecnológicos para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje para esta audiencia. El trabajo del grupo B abordó las experiencias y Experiencias de educadores profesionales y estudiantes con TDAH en el entorno docente. ellos no fueron encontró obras qué correlación todo tú agujas buscado, especialmente el 'Teoría de Ambientes Restaurativos' al TDAH, demostrando así la necesidad de ampliar la buscar en futuros trabajos sobre RSL y qué hay mucho espacio a nuevo estudios en este campo.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v15n2.e202102.es
Palabras clave
Referências
ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia). O que é Ergonomia?.
Adaskina, A. A. (2016). Adaptation strategies of children with ADHD to the educational process. Journal of Modern Foreign Psychology, 5(3), 35–40. https://doi.org/10.17759/jmfp.2016050303
Altman, I., & Wohlwill, J. F. (Eds.). (1983). Behavior and the natural environment (Vol. 6). New York and London: Plenum.
Arruda, M. A., Querido, C. N., Bigal, M. E., & Polanczyk, G. V. (2015). ADHD and Mental Health Status in Brazilian School-Age Children. Journal of Attention Disorders, 19(1), 11-17. https://doi.org/10.1177/1087054713515471
Bins Ely, V. H. M. (2003). Ergonomia + Arquitetura: buscando um melhor desempenho do ambiente físico. In Anais do 3º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Programas, Informação, Ambiente Construído. Rio de Janeiro: LEUI/PUC-Rio.
Brasil. Ministério da Educação. (2001). Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial – MEC, SEESP.
Bürdek, B. E. (2010). História, Teoria e Prática do Design de Produtos (F. V. Camp, Trad.). São Paulo: Edgard Blücher.
Características de Jovens e Crianças com TDAH. (2016). Neurosaber.
Dwarika, V., & Braude, S. (2020). Teachers’ experiences of supporting learners with attention-deficit hyperactivity disorder: Lessons for professional development of teachers. South African Journal of Childhood Education, 10(1), a843. https://doi.org/10.4102/sajce.v10i1.843
Garcia-Zapirain, B., De la Torre Díez, I., & López-Coronado, M. (2017). Dual System for Enhancing Cognitive Abilities of Children with ADHD Using Leap Motion and eyeTracking Technologies. Journal of Medical Systems, 41(7), 111. https://doi.org/10.1007/s10916-017-0757-9
Greenway, C. W., & Edwards, A. R. (2020). Knowledge and attitudes towards attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD): A comparison of teachers and teaching assistants. Australian Journal of Learning Difficulties, 25(1), 31-49. https://doi.org/10.1080/19404158.2019.1709875
Harrison, J. R., Soares, D. A., Rudzinski, S., & Johnson, R. (2019). Attention Deficit Hyperactivity Disorders and Classroom-Based Interventions: Evidence-Based Status, Effectiveness, and Moderators of Effects in Single-Case Design Research. Review of Educational Research, 89(4), 569-611. https://doi.org/10.3102/0034654319857038
Hart Barnett, J. E. (2017). Helping Students with ADHD in the Age of Digital Distraction. Research, Advocacy, and Practice for Complex and Chronic Conditions, 36(2), 1-7. https://doi.org/10.14434/pders.v36i2.23913
IEA (International Ergonomics Association). What is ergonomics.
Iida, I., & Buarque, L. (2016). Ergonomia Projeto e Produção (3a ed.). São Paulo: Edgard Blucher.
Janssen, T. W. P., Bink, M., Weeda, W. D., et al. (2017). Learning curves of theta/beta neurofeedback in children with ADHD. European Child & Adolescent Psychiatry, 26(5), 573-582. https://doi.org/10.1007/s00787-016-0920-8
Kaplan, S., & Kaplan, R. (1982). Cognition and Environment: Functioning in an Uncertain World. New York, NY: Praeger.
Korpela, K. M. (1989). Place-identity as a product of environmental self-regulation. Journal of Environmental Psychology, 9(3), 241-256.
Kuhnen, A., & Puff, S. (2014). Psicologia ambiental: A percepção de ambientes/espaços restauradores nas escolas e em educandos com TDAH. Revista UNIASSELVI PÓS, 1(1).
Malmqvist, J., & Nilholm, C. (2016). The antithesis of inclusion? The emergence and functioning of ADHD special education classes in the Swedish school system. Emotional and Behavioural Difficulties, 21(3), 287-300. https://doi.org/10.1080/13632752.2016.1165978
Mohammadhasani, N., Fardanesh, H., Hatami, J., Mozayani, N., & Fabio, R. (2018). The pedagogical agent enhances mathematics learning in ADHD students. Education and Information Technologies, 23, 10.1007/s10639-018-9710-x.
Mohr-Jensen, C., Steen-Jensen, T., Bang-Schnack, M., & Thingvad, H. (2019). What Do Primary and Secondary School Teachers Know About ADHD in Children? Findings from a Systematic Review and a Representative, Nationwide Sample of Danish Teachers. Journal of Attention Disorders, 23(3), 206-219. https://doi.org/10.1177/1087054715599206
Moore, D. A., Russell, A. E., Arnell, S., & Ford, T. J. (2017). Educators' experiences of managing students with ADHD: A qualitative study. Child Care Health Dev, 43(4), 489-498. https://doi.org/10.1111/cch.12448
Nazer, M. (2017). Effectiveness of attention-shaping training in reinforcing attention and academic development and self-efficacy for primary school children with attention deficit hyperactive disorder. European Psychiatry, 41, S448-S449. https://doi.org/10.1016/j.eurpsy.2017.01.470
Oliveira, R. A., Almeida, T. F., & Suzart, N. S. (2019). Psicologia Ambiental e a Subjetivação do Espaço Acadêmico: Um Relato de Experiência. In Anais do Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (7(7)).
Paiva, M. M. B. (2018). Percepção de salas residenciais por idosos – Uso das técnicas de Seleção Visual, Realidade Virtual e Eletroencefalografia (Doutorado em Design). Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes, Cultura e Comunicação.
Papanek, V. (1995). Design for the Real World. Gra-Bretanha: Thames & Hudson.
Parasuraman, R., & Rizzo, M. (2007). Introduction to Neuroergonomics. In R. Parasuraman & M. Rizzo (Eds.), Neuroergonomics: The Brain at Work (pp. 3-11). New York: Oxford University Press, Inc.
Salameh, J., Bossuyt, P. M., McGrath, T. A., Thombs, B. D., Hyde, C. J., Macaskill, P., et al. (2020). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis of 16 diagnostic test accuracy studies (PRISMA-DTA): Explanation, elaboration, and checklist. BMJ, 370, m2632. https://doi.org/10.1136/bmj.m2632
Schneider, B. (2010). Design – Uma Introdução: O Design no Contexto Social, Cultural e Econômico. São Paulo: Editora Blücher.
Silva, A. B. B., & Rocha, A. (2021). O que é Neurofeedback? Ana Beatriz Barbosa Silva.
Souza, M. (2016). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 7.
Wiener, J., & Daniels, L. (2016). School Experiences of Adolescents With Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Journal of Learning Disabilities, 49(6), 567-581. https://doi.org/10.1177/0022219415576973